O que a AMAZON pode ensinar a você sobre conquistar mercados.
A VISÃO DE BEZOS “Criar a Empresa Mais Centrada no Cliente que existe, um lugar onde é possível encontrar qualquer coisa on-line”
VOCÊ QUER DESTRUIR NA WEB? O seu site pode ser encontrado nos mecanismos de busca? O seu site é atualizado diariamente e parece sempre novo? As páginas do site possuem conteúdo fácil de ler? A navegação é fácil de seguir? Leva apenas 1 ou 2 segundos para o cliente potencial descobrir qual é a natureza do seu negócio? Você oferece algum tipo de customização? Você oferece uma maneira de se comunicar com os clientes (exemplo: )? Além de oferecer informações, você coleta informações do cliente? O quanto de DESIGN tem o seu site?
10 ANOS DE AMAZON NÃO TEM PRÁ NINGUÉM! Julho de 1995: Amazon abre as janelas. Um bip no sistema avisa os funcionários sempre que um pedido é colocado. Outubro de 2005: 1º dia com 100 pedidos, hoje são mais de 100 pedidos a cada 10 segundos. Outubro de 1997: 1º Milhão de Clientes, Bezos entregou o pedido pessoalmente no Japão, todos os funcionários assinaram o pacote, Outubro de 1998: Amazon abre na Inglaterra e Alemanha, Junho de 1999: 10 milhões de clientes, Dezembro de 1999: Bezos é escolhido o CARA do ano pela Times, Julho de 2000: 20 milhões de clientes. Dezembro de 2003: 1º Ano no Azul. Março de 2005: 53 milhões de clientes, Julho de 2005: Amazon prevê vendas de US$ 8, 675 bilhões de dólares no ano com margem de 6%.
UMA EMPRESA UMA MENSAGEM: A mensagem entre os funcionários é a mesma entre os clientes. O que acontece dentro da empresa acontece fora da empresa. A Cultura da Inovação é a Cultura do Cliente.
O QUE ACONTECE DENTRO DA AMAZON: A mesa-porta de Jeff Bezos, Quadros Brancos nos Elevadores, Ambiente não- corporativo, Comunicação é Terrível, Apostas grandes, Decisões baseadas em Fatos, Ignore os Bons Conselhos, Pensamento de Longo Prazo, Diversão- Realista, Contrate com Cuidado, Teimoso e Flexível, Inovação é Migalha de Pão.
O QUE ACONTECE FORA DA AMAZON: 1-Click, Livro de 49 centavos, Vale- Compras de Troco, Alianças com Concorrentes, Concorrentes nas Páginas de Produtos, Críticas Negativas, Busca Dentro dos Livros, Aviso de que já comprou, Nada se cria tudo se copia.
SE NÃO ESTIVER CRESCENDO, ESTÁ MORRENDO.
Você compra Tecnologia. Nós entregamos Inspiração.