OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

Prof° Christian Valério
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
PROJETO DE PESQUISA  dois componentes 1. O QUE SE QUER SABER
PROJETO DE PESQUISA.
Metodologia Científica
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
Desenvolvimento de PROJETOS.
Este material é parte integrante da disciplina
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Como escrever um artigo
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema.
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
O QUE É UM PROJETO DE PESQUISA?
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Professora Michelle Luz
PROJETO DE PESQUISA.
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
Itens para avaliação do artigo
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
TEMA E PROBLEMA.
- O projeto é a promessa, a planta da pesquisa
Metodologia de Pesquisa
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Estrutura e Apresentação de
TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA.
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Prática Investigativa 2
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Pesquisa ao Alcance de Todos (PAT-2009) 2ª Oficina de Elaboração de Projetos: Formulação do problema, dos objetivos e da justificativa do projeto Coordenadores:
Metodologia Científica
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Conhecimento Científico
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Prof. Jorge Carneiro Metodologia de Pesquisa 1 Checklist sugestivo para a condução de um projeto de pesquisa Este check list está dividido em duas partes:
Aula 5. Projeto de pesquisa
O Projeto de Pesquisa.
A EDUCAÇÃO INDÍGENA NA BAHIA: saberes no ensino fundamental
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
1 DISCIPLINA – Projeto Experimental I Profa. Adriana Nadaes.
Projeto de pesquisa Profª Lucimare Ferraz.
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Metodologia da Pesquisa
Estrutura do projeto de monografia
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Trabalho de Conclusão de Curso
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Metodologia da Pesquisa (BOAVENTURA, E, Metodologia da Pesquisa, 4)
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
Transcrição da apresentação:

OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Profª. Luciana de Oliveira Miranda Gomes UFV/DAD

Profª. Luciana de Oliveira Miranda Gomes Estrutura de Projetos Independente da complexidade do tema de um trabalho científico, sua comunicação precisa ser clara, compreensível, lógica. A comunicação é quase tão importante quanto a pesquisa em si: status de ciência. Profª. Luciana de Oliveira Miranda Gomes

Elaboração do Projeto de Pesquisa Um bom pesquisador deve propor um problema que dá “conta do recado”; O pré-projeto deve ser criticado por pesquisadores experientes para melhorar a previsão de seus possíveis resultados; PROBLEMA x METODOLOGIA Profª. Luciana de Oliveira Miranda Gomes

Elaboração do Projeto de Pesquisa Problema Conhecido Problema desconhecido Metodologia Conhecida Hipóteses, definição mais precisa da metodologia e do processo experimental; estruturação mais formal da pesquisa; resultados mais previsíveis. Há conhecimento dos sintomas, mas não do problema raiz; deve-se realizar estudo exploratório para explicitar melhor o problema raiz. A metodologia serve para resolver sintomas; é própria para tentar descobrir o problema raiz da pesquisa. Metodologia pouco conhecida Propor mais de uma metodologia; propor metodologias pouco usuais; apontar limitações da metodologia. Estudo de fase muito exploratória de observação; a cognição do pesquisador deve estar mais livre para captar informações e processos; método com ênfase em tentativa e erro. “imprevisibilidade total”. Profª. Luciana de Oliveira Miranda Gomes

Elementos: problema e metodologia conhecidos Título do trabalho, nome dos autores, patrocinadores (se for o caso), data; Sumário; Introdução Exposição da temática, contextualização do trabalho, problematização, relevância e justificativa. Problema(s) de pesquisa (foco em uma aplicação prática); Objetivo geral e específico O que se deseja alcançar quando o problema for resolvido. Referencial Teórico Apresentar os autores que falarão sobre os conceitos que são mencionados no problema. Hipóteses ou questões orientadoras de pesquisa; Estratégia e Desenho da Pesquisa – processos pelos quais será resolvido o problema; Cronograma, orçamento; Bibliografia Básica; Anexos. Profª. Luciana de Oliveira Miranda Gomes

Elementos: problema desconhecido e metodologia conhecida Título do trabalho, nome dos autores, patrocinadores (se for o caso), data; Sumário; Introdução Exposição da temática, contextualização do trabalho, relevância e justificativa problematização (sintomas). Objetivo geral e específicos O que se deseja alcançar quando o problema for resolvido. Referencial Teórico da Fase Exploratória Apresentar os autores que falarão sobre os conceitos que são mencionados no contexto do trabalho. Estratégia e Desenho da Pesquisa – processos pelos quais será identificado o problema; Cronograma, orçamento; Bibliografia Básica; Anexos Profª. Luciana de Oliveira Miranda Gomes

Pesquisas Quali/Quanti Quali: os dados são de natureza interpretativa e semântica, ou seja, nomeiam objetos reais ou abstratos de forma simbólica através de atributos que lhes dão significado. Quanti: os dados são representados por métricas quantitativas, tendo como elemento de apoio central a linguagem matemática como sua forma de expressão e tratamento. Profª. Luciana de Oliveira Miranda Gomes

Métodos com Ênfase Qualitativa Estudo Exploratório; Estudo básico para identificação do problema raiz e/ou apoiar formulação de hipóteses. Estudo de Caso; Foco em fenômenos de características peculiares. Podem utilizar quali ou quanti. Estudo Etnográfico; Foco em fenômenos de comportamentos e hábitos de grupos e indivíduos com certa característica. Geralmente longitudinal. História Oral; Estudo de fenômenos baseando-se em depoimentos orais através de análise de conteúdo. Estudos de Opinião. Pesquisas abertas em determinado público para se obter opiniões sobe problemas específicos. Profª. Luciana de Oliveira Miranda Gomes

Métodos com Ênfase Quantitativa Survey; Pesquisas feitas com instrumentos com variáveis de domínio quantitativo, com métrica e representação numérica, e que tenham um número significativo de respondentes (regrinha: cinco respondentes para cada item do questionário) Mineração ao acaso (parte-se dos dados para o modelo); Exploração de banco de dados disponíveis de forma especulativa para retirar visões interessantes. Funcional (parte-se do modelo para os dados). Quando já se tem dados primários em banco de dados e deseja-se aplicar um modelo matemático determinístico para responder a determinada indagação. Profª. Luciana de Oliveira Miranda Gomes

Componentes do Projeto: INTRODUÇÃO Permite a contextualização do trabalho, para posicionar o leitor (e a si próprio) sobre o que pretende fazer, qual a relevância do trabalho e seu escopo; Ressalta os pontos principais que o trabalho vai focar, as fontes e fatos que estão relacionados com o trabalho da pesquisa; Apresenta pontos de relevância e a justificativa para elaborar esse trabalho; Pode incluir a temática na qual se posiciona a natureza da investigação que se realiza. Profª. Luciana de Oliveira Miranda Gomes

Componentes do Projeto: PROBLEMA PROBLEMA é tudo aquilo que, de forma relevante, causa incômodos, constituindo-se como elemento central e fundamental de um projeto; Fontes Inspiradoras: Referencial teórico que leu; A experiência como pesquisador; Vivência; Através de grupos de pesquisa; Leitura de outros trabalhos de pesquisa; Estudos exploratórios primários; Refutação de alguma hipótese de pesquisa anterior; Inspiração, intuição... Profª. Luciana de Oliveira Miranda Gomes

Componentes do Projeto: PROBLEMA Apresentação do problema Frases interrogativas; Características: Relevância; Delimitação; Factibilidade; Operacionalidade. Os problemas apresentam, em seus anunciados, indicadores, conceitos (variáveis) e/ou relações entre conceitos. Ao enunciar os problemas, o pesquisador irá, por experiência, indicar qual metodologia adotar! Profª. Luciana de Oliveira Miranda Gomes

Componentes do Projeto: PROBLEMA Exemplos Por que os gerentes da organização X estão se estressando? Na organização Y existe uma cultura motivadora para os funcionários maior que na organização X? O Balanced Scorecard funciona como um instrumento de gestão de performance para municípios brasileiros? Profª. Luciana de Oliveira Miranda Gomes

Componentes do Projeto: Objetivo Geral e Objetivos Específicos É o resultado que se deseja alcançar quando se tiver a descrição ou a solução do problema; não confundir com o problema de pesquisa. Objetivos Específicos Significam “o que alcançar” – caminho para alcançar o objetivo geral; Geralmente são descritos começando com um verbo no tempo infinitivo. Profª. Luciana de Oliveira Miranda Gomes

Componentes do Projeto: Referencial Teórico Apresenta e discute as bases conceituais teóricas dentro das quais se encerram e se apóiam os problemas de pesquisa, os objetivos, a metodologia e a análise de dados. Funções: Apresentar o trabalho de reflexão teórica feita pelo autor (da pesquisa); Sustentar cientificamente os vários componentes da pesquisa. MARCO TEÓRICO Conteúdos teóricos de autores com obrigatoriedade de referência porque dizem respeito direto ao problema focado e por constituírem material de alto rigor e relevância. Profª. Luciana de Oliveira Miranda Gomes

Componentes do Projeto: HIPÓTESES OU QUESTÕES ORIENTADORAS São “a mesma coisa”! Hipóteses soluções a priori do problema ou da pergunta de pesquisa que se deseja resolver. Questões Orientadoras (a serem respondidas) Perguntas que dão uma direção e auxiliam na condução da coleta e análise de dados. Profª. Luciana de Oliveira Miranda Gomes

Componentes do Projeto: ESTRATÉGIA E DESENHO DA PESQUISA Apresentação da operacionalização da pesquisa Permite que outros pesquisadores ‘comprovem’ a validade científica do(s) método(s) utilizado; Permite a replicação do estudo – outros cientistas, utilizando-se da mesma metodologia, confirmem (ou contestem) os resultados obtidos originalmente e o conhecimento então gerado. Deve incluir Estratégia de coleta dos dados; Estratégia de análise dos dados. Profª. Luciana de Oliveira Miranda Gomes

Componentes do Projeto: CRONOGRAMA E ORÇAMENTO Espelham um conjunto de restrições que mostra a viabilidade da pesquisa do ponto de vista de recursos e tempo; São exigidos pelos órgãos de financiamento; Cuidados: Não exagerar o tempo na coleta de dados e diminuir na análise! Deixar tempo suficiente para elaboração do relatório final. Profª. Luciana de Oliveira Miranda Gomes

Componentes do Projeto: BIBLIOGRAFIA É o “endereço” completo para ser encontrado por outros pesquisadores interessados no assunto; Cuidado para não perder as referências e anotações soltas; Bibliografia x Referências. Profª. Luciana de Oliveira Miranda Gomes

Componentes do Projeto: ANEXOS Nessa seção coloca-se todo o material que é usado para consultas mais eventuais e suplementares para evitar que o texto principal fique pesado. Profª. Luciana de Oliveira Miranda Gomes

Instituições Financiadoras Via Professor CNPq FAPEMIG FINEP Via UFV e Professor PIBIC/CNPq PROBIC/FAPEMIG PIC/UFV/CAIXA FUNARBIC Profª. Luciana de Oliveira Miranda Gomes