Subárea da linguística.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Letramento: um tema em três gêneros
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Pesquisa em Serviços de Saúde
INFERÊNCIA DESCRITIVA
Sumário – Metodologia/21-06
Capítulo 4 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA.
SOCIOLINGUÍSTICA Emílio Gozze Pagotto Marcos L. Wiedemer - Discente
2. O objecto de estudo da Linguística
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática
Comunicação.
Métodos Quantitativos
Conceitos e preconceitos
Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I
J. Landeira-Fernandez Ética e Ciência
Cultura, Linguagem e Língua
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Pesquisa: Conceitos e Definições
Introdução à Microeconomia
Variações Linguísticas
Análise da Interação Verbal
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Fundamentos de Metodologia
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Metodologia de Pesquisa
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Preconceito linguístico
METODOLOGIAS DE PESQUISA
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
Curso de Introdução à Metodologia Científica
CULTURA: É o conjunto de atividades, de modos de agir, de costumes, de crenças, de tradições e de valores de um grupo, transmitidos por meio da linguagem.
Variação Linguística: Dialetos, Registros e Norma Linguística
Estrutura do documento:
Mas, afinal, como falam (ou deveriam falar) as pessoas cultas
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
Viviane Yamane da Cunha
AULAS PREPARATÓRIAS ENEM 2013
DA FALA PARA A ESCRITA: atividades de retextualização
PROFª. Rose Cléa Universidade Castelo Branco
Depreciação dos crioulos e consequências Ideias (mal)feitas Preconceitos Avaliação negativa Pouco prestigiante socialmente (pressão simbólica) Proibição.
Metodologia de Pesquisa
MARKETING BÁSICO Módulo X – Metodologias de Pesquisa
METODOLOGIA Nesta fase o autor da pesquisa deve anunciar qual é o tipo de pesquisa que o mesmo realizará, ou seja, se será uma pesquisa empírica com trabalho.
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Conceitos e Modalidades
O contexto da fala Oralidade e escrita são duas práticas sociais e não duas propriedades de sociedades diversas. A fala tem sido vista na perspectiva da.
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
Variações Linguísticas
Mas, afinal, como falam (ou deveriam falar) as pessoas cultas
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Variação Linguística: Dialetos, Registro e Normas Linguística
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Metodologia de Pesquisa para Projetos
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
B.F. Skinner, análise do comportamento e o behaviorismo radical: Questões humanas. Compreensão mais profunda sobre homem e sua natureza, Ciência como.
Desvio Padrão (V), em termos financeiros, é entendido como o valor do risco das operações. É obtido a partir da raiz quadrada da Variância; Variância (V²),
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Psicologia e Comunidade
LINGUÍSTICA APLICADA I. LINGUÍSTICA APLICADA HOJE: “[O] objeto de investigação da (LA) é a linguagem como prática social, seja no contexto de aprendizagem.
Variações da Linguagem
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.
O Falar do Sul.
Tipos de Pesquisa Aula 5. Quanto à forma de coletar dados I. Por Observação a teoria orienta a observação; Observação naturalística. II. Através de entrevistas.
Transcrição da apresentação:

Subárea da linguística. SOCIOLINGUÍSTICA Subárea da linguística. Estuda a língua em uso no seio das comunidades de fala; correlaciona aspectos linguísticos e sociais

Trabalha com a heterogeneidade linguística; investiga o grau de estabilidade ou de mutabilidade da variação; prevê o comportamento regular ou sistemático da variação. Interessa-se pelo contato entre as línguas; questões relativas ao surgimento e extinção linguística; multilinguismo; variação e mudança linguística. Entende a variação linguística como um fenômeno universal.

Variantes e Variáveis Linguísticas Variantes: diversas formas alternativas que configuram um fenômeno variável; duas ou mais alternativas possíveis e equivalentes. Variável: fenômeno em variação e grupo de fatores (internos – fono-morfo-sintáticos, semânticos, discursivos e lexicais - externos – etnia, sexo (indivíduo); escolarização, nível de renda, profissão, classe social (questões sociais); grau de formalidade e tensão discursiva (contextuais)).

Heterogeneidade e Unidade Qualquer que seja o eixo diatópico/geográfico, diastrático/social, ou de outra ordem, a variação é contínua e, em nenhuma hipótese, é possível demarcarem-se nitidamente as fronteiras em que ela ocorre. É preferível falar em tendências a empregos de formas alternativas motivadas simultaneamente por condicionamentos diversos

Sistematicidade, Legitimidade e Estigmatização Todas as manifestações linguísticas são legítimas; Padrões linguísticos estão sujeitos à avaliação social positiva e negativa e podem inserir o falante na escala social; O estudo do preconceito linguístico tem sido debatido pelos sociolinguistas (ainda predominam as diretrizes do certo/errado, tomando como referência o padrão culto).

A Pesquisa Sociolinguística Caos linguístico processar, analisar e sistematizar (língua falada); Campo de batalha (enfrentamento de variantes em um duelo de contemporização por sua subsistência e coexistência ou morte); É papel do pesquisador analisar e aprender a sistematizar variantes linguísticas usadas por uma comunidade de fala; Modelo de análise: teoria da variação linguística.

Histórico da sociolinguística quantitativa William Labov (modelo teórico-metodológico); Seu 1º estudo (1963) – inglês falado na ilha de Marths’s Vineyard, no estado de Massachusetts; O modelo opera com porcentagens, estatísticas, tabelas etc, dos dados coletados; Variantes e variáveis linguísticas; Sistematização consiste em levantamento dos dados; descrição da variável e suas variantes; análise dos fatores condicionadores; encaixamento da variável no sistema linguístico e social da comunidade e projeção histórica; Sistema linguístico de probabilidades.

Variantes padrão/não padrão conservadoras/inovadoras estigmatizadas/de prestígio Em geral, a variante considerada padrão é, ao mesmo tempo, conservadora e de prestígio sociolinguístico; Nem sempre, no entanto, essa coincidência é verificada; Vamos verificar exemplos dessas variantes no português!

O Fato Sociolinguístico Relacione teoria, método e objeto em pesquisa sociolinguística. Comente: o material básico para a análise sociolinguística; a coleta de dados e suas dificuldades. O paradoxo do observador: o que é? Procedimentos para enfrentar. Tente definir uma comunidade para coleta e análise de dados. Selecione as células sociais.