Uma mundialização plural Edgar Morin

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
GERADORA DE INQUIETAÇÕES NOS EDUCADORES UNIVERSIDADE COMO.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
A questão das mudanças nas organizações
É TEMPO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Quem Governa o mundo? Que Desafios tem de Enfrentar?
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
Teorias Pós-críticas do Currículo
O MUNDO ATUAL.
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
IMPERIALISMO.
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Edgar Morin É um antropólogo e sociólogo sefardita.
GLOBALIZAÇÃO: uma nova identidade
Nova Ordem Mundial Quais são as modificações ocorridas no cenário mundial com a Nova Ordem imposta no final do século XX ? br.geocities.com.
AS REDES IMATERIAS: AS COMUNICAÇÕES são assim chamadas porque por elas não trafegam mercadorias concretas.
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Do Meio Natural ao Meio Técnico-Científico e Informacional
Desenvolver Por uma Nova Escola.
Dimensões da Globalização
Globalização por S. Hall e Milton Santos:
FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO aula 12 CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva.
MUNDO DO TRABALHO.
GLOBALIZAÇÃO.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
CIÊNCIA E TECNOLOGIA E A SOCIEDADE
A economia Global.
METODOLOGIAS ATIVAS Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios.
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
A identidade cultural na pós modernidade
Brasil de 1964 a 1985 Ditadura Militar. ATOS INSTITUCIONAIS.
Fundamentos de Sociologia e Antropologia
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
IDENTIDADE CULTURAL: IDENTIDADE E GLOBALIZAÇÃO
Augusto Comte e o Positivismo
As contribuições de Paulo Freire para o Ensino de Bioética Margaréte May Berkenbrock-Rosito Professora convidada Mestrado em Bioética Centro Universitário.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Responsabilidade Socioambiental
Profª. Graziele Maciel Estratégias para ambientes organizacionais Estrutura industrial: histórico evolutivo Da Revolução Industrial aos dias atuais
Evandro Albuquerque de Andrade
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
Os sete saberes necessários para a educação do futuro
TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
GLOBALIZAÇÃO Pode ser considerada a nova expressão para um fenômeno antigo, para a organização de empresas e economias em escala planetária MUNDIALIZAÇÃO.
O que é a Indústria Cultural?
Retomando....
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
Origens e bases do mundo global.
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
EXISTE CRISE DE VALORES?
Capítulo 2 : Conceitos Introdutórios
REDAÇÃO – ENEM/2016 ESTRUTURA E TEMAS.
O mundo dividido na era da Globalização
3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
Um outro mundo possível. Duas utopias urgentes para o século XXI.
SOCIOLOGIA Revisão. Max Weber 1. As ideias não determinam a sociedade, mas elas são importantes, ou seja, elas influenciam. O que são os tipos ideais?
Globalização Um fenômeno social que ocorre em escala global. Consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes.
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Atividades econômicas
Positivismo.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
EDGAR MORIN Formadores: Janaina R. Pitas CEFAPRO – Primavera do Leste
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
Transcrição da apresentação:

Uma mundialização plural Edgar Morin

Edgar Morin Graduou-se em História, Geografia e Direito; Estudou Sociologia, Filosofia, Economia e Antropologia; Possui um firme posicionamento no que se refere às questões cruciais de seu tempo; Ele coloca o ser humano e o planeta no centro do ensino. “É preciso aprender sobre a condição humana, a compreensão e a ética, entender a era planetária em que vivemos e saber que o conhecimento, qual que seja ele, está sujeito ao erro e à ilusão.”

Globalização-introdução No século XVI, iniciou-se a era planetária,num processo marcado por acontecimentos negativos, como a escravidão, a predação e a colonização; Na década de 90, a globalização dá ao mercado mundial novas características: o capitalismo se vê energizado por uma fabulosa expansão informática(celular, fax e internet); Pode-se dizer que a globalização dessa época está baseada na economia e na tecnologia, que favorece uma mundialização vulnerável, mas que também enfrenta as desigualdades e a busca desenfreada pelo lucro.

Sociedade-mundo? Globalização tecnoeconômica – Último estágio de planetização; Necessidade de uma cultura própria(os meios de comunicação produziram um folclore mundial a partir de temas originais de culturas diferentes – Jazz/Rock/Cinema/Arte); Cultura adolescente e mundialização da ação feminista – Underground; Gary Davis – Greenpeace; Manisfestação anti-seatlle – “O mundo não é uma mercadoria.”; ONU – Conferência de Kyoto.

O choque de 11/09 Eletrochoque nas transformações sofridas pela sociedade-mundo; Cria-se a necessidade da criação de uma polícia e de uma força de segurança - ONU; Bush assume a missão mundial de polícia militar na guerra ao terrorismo; A necessidade de uma polícia planetária foi percebida por Bush, mas não, infelizmente a necessidade de uma política planetária.

Romper com o desenvolvimento Sociocentrismo Ocidental; Ignora tudo que não for calculável ou mensurável pelos indicadores de crescimento de renda, dando ênfase no espírito de lucro; Hiperindividualismo – Comporta fechamentos egocêntricos e solidões e perda das solidariedades; Êxitos urbanos, técnicos e industriais comportam estresse e danos; Necessidade de regenerar.

Por uma política da humanidade A civilização Ocidente que triunfa no mundo está em crise e sua realização é a revelação de suas próprias carências; Ciência, técnica, indústria e capitalismo, devem ser controladas pela ética; Em lugar de regressão, deslocamento, desastres, a Pátria poderia surgir de um civismo planetário de uma emergência de sociedade civil mundial, de uma ampliação das Nações Unidas, não tomando o lugar das mesmas mas envolvendo-as.

O Obstáculo enorme: A própria humanidade A tendência à unificação da sociedade-mundo suscita resistências nacionais, étnicas e religiosas; Sociedade-mundo assume a forma de um Império-mundo; O indivíduo ocidental favorece mais o egocentrismo, o interesse pessoal, autojustificação do que a compreensão do outro, donde a devastação causada pela incompreensão nas famílias, nos grupos e, claro, entre aqueles que deveriam ensinar a compreensão: Os educadores.

A esperança Para Edgar morin, as mudanças necessárias para modificar a situação atual são impossíveis de serem atingidas, entretanto, ele nos dá três princípios de esperança: As coisas são simples até que aconteçam; Apesar das soluções serem improváveis, devemos lembrar que o improvável acontece; Os seres humanos, assim como as sociedades, são formados por celulas-mães, com poder de regeneração. Em analogia com o homem, estas celulas-mães seriam capazes de regenerar a humanidade.

Hoje,que o planeta já está , ao mesmo tempo, unido e fragmentado, começa a se desenvolver uma ética de gênero humano para que possamos superar esse estado de caos e começar a civilizar a terra.