Projeto: Novas Mídias e Eleições

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Transcrição da apresentação:

Projeto: Novas Mídias e Eleições Data: 03/02/2010

PROPOSTA DE ASSESSORIA DE MARKETING - JCB METODOLOGIA Tipo de Estudo: Estudo quantitativo realizado através de um questionário on-line População Pesquisada: A população pesquisada foi composta por internautas acima de 16 anos. Período de Campo: Os questionários foram respondidos entre novembro de 2009 a janeiro de 2010. Plano Amostral: 1.929 Entrevistas On-line. Abrangência: 21 Estados brasileiros PROPOSTA DE ASSESSORIA DE MARKETING - JCB

PROPOSTA DE ASSESSORIA DE MARKETING - JCB COMPOSIÇÃO DA AMOSTRA Nível de Instrução Gênero PROPOSTA DE ASSESSORIA DE MARKETING - JCB Faixa Etária A amostra foi composta por 1.929 respondentes de todo o país, divididos entre homens e mulheres, de forma equânime. 80% dos respondentes estavam na faixa etária de 18 a 34 anos e mais de 90% tinham, no mínimo, concluído o ensino médio.

COMO SE MANTÉM INFORMADO A coleta de dados para esta pesquisa foi realizada pela Internet e por isso podemos entender que a totalidade da amostra (99%) utiliza-a como um meio de obtenção de informação. A TV (80%) e o Jornal (60%) também se mostraram meio importantes.

QUAL USA COM MAIS FREQUÊNCIA ? Quando perguntados quais dos meios utiliza com mais freqüência a Internet aparece com 83% das citações, apontando um resultado que não deixa dúvidas sobre a importância deste meio para este segmento específico da população: jovens e com alto grau de educação formal. Aqui já se faz necessária uma colocação: a de que este segmento não compõe nem é um retrato da população brasileira. Então deve-se ter cuidado nas tentativas de extrapolação dos resultados aqui encontrados. Por outro lado não devemos desconsiderar que esta parcela da população (jovem/instruída) representa um grande vetor de difusão/propagação de mensagens e tendências, atuando como “Formadores de opinião”.

DE QUE LUGARES VOCÊ ACESSA 16% dos entrevistados acessam a Internet da rua, a partir de dispositivos móveis. “smartphones”. O local de acesso preferencial é a casa, com uma penetração de 97%. Em segundo lugar temos o trabalho (67%) e a faculdade/escola com 43% de penetração.

QUAIS FERRAMENTAS ELETRÔNICAS VOCÊ ACESSA DIARIAMENTE ? Neste gráfico termos a resposta a que ferramentas o respondente acessa diariamente. Email foi o mais citado, seguido pelo MSN e Orkut. O Twitter já aparece em 4o lugar, com 56% dos respondentes afirmando que o acessam diariamente.

POR QUAL EQUIPAMENTO VOCÊ ACESSA A INTERNET? 16% dos respondentes afirmaram acessar a Internet por meio de celular.

QUAL O MOTIVO/RAZÃO PARA VOCÊ UTILIZAR ESSAS FERRAMENTAS? Entretenimento, Contato com Amigos e Trabalho são os motivos apontados, pela maioria dos entrevistados, para utilização das ferramentas digitais.

VOCÊ ENVIA E RECEBE MENSAGEM VIA SMS (CELULAR) ? Dos entrevistados, 83% fazem a utilização de SMS, enviando e recebendo regularmente mensagens via celular.

VOCÊ DEIXOU DE VOTAR EM ALGUMA ELEIÇÃO ? A esses mesmos respondentes foram feitas algumas perguntas sobre participação política. A primeira delas perguntava se o pesquisa tinha deixado de votar em alguma eleição. 17% afirmaram que sim e 82% afirmaram que não deixaram de votar em nenhuma eleição anterior.

SE O VOTO NÃO FOSSE OBRIGATÓRIO, VOCÊ VOTARIA ? Perguntados qual seria o comportamento caso o voto não fosse obrigatório, somente 50% afirmaram que votariam independente de qualquer outro fator. 38% Afirmam que dependendo de algum fator (candidato, tipo de eleição e candidatos) poderiam votar. 7% Afirmaram que não votariam caso o voto não fosse obrigatório.

COMO VOCÊ BUSCA INFORMAÇÕES PARA VOTAR? Os debates são a principal fonte de informação, para a formação do voto. A Internet se encontra no mesmo patamar.

QUAIS OS CRITÉRIOS VOCÊ LEVA EM CONSIDERAÇÃO NA HORA DE ESCOLHER SEUS CANDIDATOS? O histórico (89%) do político e as suas propostas (84%) foram apontados como os principais fatores definidores do voto. Importante destacar que esta pergunta permitia múltipla resposta.

VOCÊ ACHA POSSÍVEL OCORRER NO BRASIL UMA MOBILIZAÇÃO PELA INTERNET SEMELHANTE À QUE AJUDOU A ELEGER OBAMA? 59% Dos respondentes afirmaram que acham possível ocorrer no Brasil um tipo de mobilização, pela Internet, semelhante a que ajudou a eleger o presidente americano.

VOCÊ ACEITARIA PARTICIPAR DE UMA CAMPANHA DE MOBILIZAÇÃO – POLÍTICA - PELA INTERNET ? Somente 16% afirmaram não aceitar participar de algum tipo de mobilização política pela Internet. 84% afirmaram que poderiam participar de forma incondicional (24%) ou dependendo do candidato (54%). 6% Se mobilizariam dependendo de quem estivesse na rede participando do movimento.

VOCÊ ACOMPANHA ALGUM POLÍTICO PELA INTERNET? SE SIM, EM QUAL MÍDIA? Em relação ao acompanhamento dos políticos na rede. 64% afirmaram que não acompanham nenhum político. Dos que acompanham o Twitter e a ferramenta preferida com 28%. Blogs, sites pessoais e em Orkut ficam em 2o plano, talvez devido ao maior nível de engajamento/envolvimento necessário e menor dinamismo destes mecanismos.

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