ÉTICA A NICÔMACO (LIVRO I)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governo do Estado do Espírito Santo
Advertisements

FILOSOFIA E ÉTICA Prof. Rafael Lima.
O SERMÃO DA MONTANHA.
A FELICIDADE HUMANA ARISTÓTELES
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Ética e subjetividade – uma reflexão
UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07.
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Ética - Visão Histórica
ESTOICISMO.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
O cristão não só crê, senão que vive.
Sumário da apresentação
COM A JUVENTUDE FAZEMOS OPÇÕES
FOTOGRAFIAS COM ALMA SÉRIE ARTE/REFLEXÃO
Divisões da Filosofia.
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
A EXISTÊNCIA ÉTICA.
Bem-Aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos Céus
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
ARISTÓTELES – ( A. C.) 384 Nasce em Estagira – fronteira reino semi-
O QUE É ÉTICA? Ética vem do grego ethiké, e que abarca dois ramos de definição. Filosoficamente quer dizer costume (um bom costume). O verbete ethíké.
AS BEM-AVENTURANÇAS Bem-aventurados os pobres de espírito,
FELICIDADE.
As Bem-aventuranças II
A Ética na Política.
Liderança que inspira Filipenses
“Alegre-se e regozijem-se, porque é grande a sua recompensa nos céus” Mt 5.12.
Educação Cristã vs Relativismo
Universidade Estadual do Norte do Paraná
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Senso e consciência moral
Arte da Imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento
O Sermão da Montanha.
Aristóteles 384 a.C – 322 a.C Natural de Estagira
As Bem-aventuranças.
Profª. Taís Linassi Ruwer
ÉTICA GREGA ANTIGA Acadêmico: andré felipe Guerim
ÉTICA GREGA ANTIGA FILOSOFIA Isabela de Fátima Corrêa
Professor Romildo Tavares Filosofia Módulo 22 –
O QUE É FILOSOFIA ?.
Emfocohistoria.blogspot.com.  Escolha entre possíveis modos de agir Escolha individualbem comum (desejos) Regras e leis.
Aristóteles.
Qual é a Moral da Ética? Ética e Moral.
Primeira Igreja Batista de Piraúba
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
Aristóteles: A Ética da Justa Medida
A Ética Aristotélica.
As bases da ciência moderna
Platão.
TODAS AS LEIS DA NATUREZA SÃO LEIS DIVINAS, POIS DEUS É O AUTOR DE
A ética.
Éticas na Grécia Antiga
A virtude da coragem e a teoria da justa-medida em Aristóteles.
INTRODUÇÃO AO DIREITO Disciplina CURSO DE DIREITO MILTON DE SOUZA CORREA FILHO Professor 2010 Aula 03 – O que é Direito.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
Ética Aula 1/2.
As Bem-Aventuranças Lc
INTRODUÇÃO AO DIREITO Disciplina CURSO DE DIREITO MILTON DE SOUZA CORREA FILHO Professor 2010 Aula 03 – O que é Direito.
Professor: Suderlan Tozo Binda
ÉTICA A NICÔMACO: visão geral
Antiguidade grega e romana
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
Filosofia – Ética I A Ética Aristotélica
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Vida virtuosa. “Nosso caráter é o resultado da nossa conduta.”
Os constituintes do campo ético
Transcrição da apresentação:

ÉTICA A NICÔMACO (LIVRO I) ARISTÓTELES ÉTICA A NICÔMACO (LIVRO I)

A VIRTUDE EM ARISTÓTELES O QUE É SER FELIZ? É POSSÍVEL SER FELIZ EM NOSSA SOCIEDADE? EXISTE ALGUMA RELAÇÃO ENTRE A FELICIDADE, A JUSTIÇA E A BONDADE?

PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTITUIÇÃO MORAL: ALGO CONSTITUTIVO DA VIDA SOCIAL AVALIAÇÃO ACERCA DOS COSTUMES PARA ACEITAR OU REPROVAR NÃO SE PODE PENSAR A VIDA SOCIAL SEM A PRESENÇA DE REGRAS DE CONDUTA

PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTITUIÇÃO TEXTO FUNDAMENTAL PARA A CULTURA OCIDENTAL: DEUTERONÔMIO (segunda lei) DE MOISÉS (SÉC. V a. C.) DÉCALOGO OU DEZ MANDAMENTOS CULTURA OCIDENTAL – PONTO DE PARTIDA PARA A ELABORAÇÃO DA MORALIDADE Filosofia Consuelo

WILSON

PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTITUIÇÃO TRADIÇÃO CRISTÃ: SERMÃO DA MONTANHA EVANGELHO DE MATEUS: 3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; MEDIANEIRA WILSON

PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTITUIÇÃO 2º MOMENTO: MEDITAÇÃO GREGA DELIMITAÇÃO DA VIDA HUMANA ÉTICA: ELABORAÇÃO TEÓRICA QUE SE DIRIGE À CONCEITUAÇÃO DA MORALIDADE SÓCRATES / PLATÃO ARISTÓTELES – FUNDADOR DA DISCIPLINA TEÓRICA ÉTICA MEDIANEIRA WILSON

ÉTICA A NICÔMACO (LIVRO I) ARISTÓTELES ÉTICA A NICÔMACO (LIVRO I) MEDIANEIRA WILSON

ÉTICA CIÊNCIA DA CONDUTA; PARTE DA FILOSOFIA PRÁTICA QUE TEM POR OBJETIVO ELABORAR UMA REFLEXÃO SOBRE OS PROBLEMAS FUNDAMENTAIS DA MORAL; PRINCÍPIOS; REFLEXÃO SOBRE AS RAZÕES DE SE DESEJAR A JUSTIÇA E A HARMONIA E SOBRE OS MEIOS DE ALCANÇÁ-LAS MORAL: CONSTRUÇÃO DE UM CONJUNTO DE PRESCRIÇÕES DESTINADAS A ASSEGURAR UMA VIDA EM COMUM JUSTA E HARMONIOSA MEDIANEIRA WILSON

ÉTICA A NICÔMACO DISTINÇÃO DA TRADIÇÃO JUDAICA ARISTÓTELES: A VIRTUDE EXIGE PRÉ-REQUISITOS; NÃO É OBRIGATÓRIA, É UMA CONQUISTA, UMA AQUISIÇÃO QUE NÃO É DADA A TODOS A VIRTUDE ESTÁ SSOCIADA AO SABER, À CULTURA MEDIANEIRA WILSON

PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTITUIÇÃO CRISTIANISMO: APROXIMAÇÃO DA TRADIÇÃO GREGA E JUDAICA ÉTICA DE SALVAÇÃO: IDADE MÉDIA CONQUISTA DA VIRTUDE NA TERRA SERIA UM REQUISITO ESSENCIAL À OBTENÇÃO DA PAZ INTERIOR APÓS A MORTE MEDIANEIRA WILSON

PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTITUIÇÃO ÉTICA SOCIAL: MODERNIDADE / PROTESTANTISMO / SEM MEDIAÇÕES ÉTICA DO DEVER: KANT / SOLUÇÃO RACIONAL ÉTICA ECLÉTICA ÉTICA DOS FINS ABSOLUTOS ÉTICA DE RESPONSABILIDADE MEDIANEIRA WILSON

ARISTÓTELES 384/383 – ESTAGIRA (FRONTEIRA COM A MACEDÔNIA) PAI MÉDICO (NICÔMACO) AOS 18 ANOS VIAJOU PARA ATENAS E INGRESSOU NA ACADEMIA DE PLATÃO PERMANECEU DURANTE 20 ANOS MEDIANEIRA WILSON

MEDIANEIRA WILSON

ARISTÓTELES 342/343 – PRECEPTOR DE ALEXANDRE 335/334 – VOLTA A ATENAS E FUNDA UMA ESCOLA – O “LICEU” MINISTRAVA SEUS ENSINAMENTOS PASSEANDO PELAS VEREDAS DOS JARDINS PERÍPATOS (PASSEIO) PERIPATÉTICOS MEDIANEIRA WILSON

ARISTÓTELES 323 – MORTE DE ALEXANDRE REAÇÃO ANTIMACEDÔNICA ABANDONOU ATENAS – “PARA EVITAR QUE UM NOVO CRIME FOSSE COMETIDO CONTRA A FILOSOFIA” MORREU EM 322 a. C. MEDIANEIRA WILSON

ÉTICA A NICÔMACO LIVRO I ESTUDO DA CONDUTA OU DO FIM DO HOMEM COMO INDIVÍDUO – ÉTICA ESTUDO DA CONDUTA OU DO FIM DO HOMEM COMO PARTE DE UMA SOCIEDADE - POLÍTICA MEDIANEIRA WILSON

ÉTICA A NICÔMACO Livro I: Finalismo das ações: tudo visa a obtenção de um bem. Pergunta-se então o que é bem ou bom; de qual ciência o sumo Bem é objeto? O bem é identificado como eudaimonia (felicidade). Há dois tipos de virtudes: as virtudes éticas (nascem do hábito) e as virtudes dianoéticas (próprias da inteligência); MEDIANEIRA WILSON

ÉTICA A NICÔMACO O Livro I especificamente se divide em treze capítulos. Os três primeiros tratam do objeto e do método da obra / introdução a todo o tratado Capítulos 4 e 12, o filósofo indaga da essência ou das diversas acepções que receberam as noções de “bem supremo” e “felicidade” Nos capítulos 2 e 3, ele menciona três tipos principais de explicação: a opinião da massa, a opinião do político e, finalmente, a visão do filósofo O livro se “conclui”, portanto, com o capítulo 13, que analisa o conceito de virtude e as divisões da alma MEDIANEIRA WILSON

O SUPREMO BEM O QUE É A FELICIDADE? (EUDAIMONÍA) AÇÃO HUMANA – FIM / BEM CONJUNTO DAS AÇÕES HUMANAS – FIM ÚLTIMO / SUPREMO BEM (FELICIDADE) O QUE É A FELICIDADE? (EUDAIMONÍA) MEDIANEIRA WILSON

O SUPREMO BEM CAPÍTULO 1: OS BENS VARIAM; PARA CADA SER DEVE HAVER UM BEM, CONFORME A NATUREZA OU A ESSÊNCIA DO RESPECTIVO SER; CADA SUBSTÂNCIA TEM O SEU SER E BUSCA O SEU BEM; BENS CONCRETOS; MEDIANEIRA WILSON

O SUPREMO BEM CAPÍTULO 2 ÉTICA ARISTOTÉLICA: FINALISTA OU EUDEMONISTA MARCADA PELOS FINS QUE O HOMEM DEVE ALCANÇAR PARA ATINGIR A FELICIDADE MEDIANEIRA WILSON

O SUPREMO BEM CAPÍTULO 4 O MAIS ALTO DE TODOS OS BENS: FELICIDADE DIFERENTES CONCEPÇÕES DE FELICIDADE MEDIANEIRA WILSON

O SUPREMO BEM 1. PRAZER E GOZO; VIDA DIGNA DE ANIMAIS; ESCRAVOS 2. HONRA (SUCESSO); DEPENDE DE QUEM A CONFERE 3. JUNTAR RIQUEZAS; MEIO PARA OUTRAS COISAS MEDIANEIRA WILSON

MEDIANEIRA WILSON

MEDIANEIRA WILSON

O SUPREMO BEM ÉTICA TELEOLÓGICA: (TELOS – FIM, FINALIDADE E LOGOS – TEORIA, CIÊNCIA) Tanto os múltiplos seres existentes, quanto o universo como um todo direcionam-se em última instância a uma finalidade MEDIANEIRA WILSON

O SUPREMO BEM HIERARQUIA DE BENS: Bens relativos e intrínsecos ao homem Os relativos são aqueles necessários para a vida cotidiana (bens materiais, prazeres vitais, etc.). Estes mudam constantemente, pois sempre desejam outros e maiores. Bens intrínsecos, não visam outros porque eles são auto-suficientes, ou seja, os bens intrínsecos são bens supremos. MEDIANEIRA WILSON

MEDIANEIRA WILSON

MEDIANEIRA WILSON

O SUPREMO BEM O BEM SUPREMO REALIZÁVEL PELO HOMEM CONSISTE EM APERFEIÇOAR-SE ENQUANTO HOMEM CONSISTE NA ATIVIDADE QUE DIFERENCIA O HOMEM DE TODAS AS OUTRAS COISAS MEDIANEIRA WILSON

O SUPREMO BEM A ATIVIDADE DA RAZÃO O HOMEM QUE QUER VIVER BEM DEVE VIVER SEMPRE SEGUNDO A RAZÃO ARISTÓTELES PROCLAMA OS VALORES DA ALMA COMO VALORES SUPREMOS RECONHECE TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DOS BENS MATERIAIS MEDIANEIRA WILSON

O SUPREMO BEM O que faz a marca específica do homem é o pensamento e a razão que o segue. É a atividade intelectual. Nesta encontra-se a fonte principal das alegrias do homem, ou seja, a fonte donde provém a verdadeira felicidade. Com efeito, a felicidade do homem consiste no aperfeiçoamento da atividade que lhe é própria, ou seja, na atividade segundo a razão. O homem deve, então, subordinar o sensível ao racional. A subordinação da atividade sensível à atividade racional se impõe. É o preço da felicidade humana e a condição da moral humana. Portanto, para ser feliz, o homem deve viver pela inteligência e segundo a inteligência (Nodari, 1997, p. 390). MEDIANEIRA WILSON

MEDIANEIRA WILSON

MEDIANEIRA WILSON

MEDIANEIRA WILSON

JUSTO MEIO VIRTUDE: REPETIÇÃO DE UMA SÉRIE DE ATOS SUCESSIVOS / HÁBITO OS IMPULSOS, AS PAIXÕES E OS SENTIMENTOS TENDEM AO EXCESSO OU À FALTA A RAZÃO DEVE IMPOR A “JUSTA MEDIDA”, O “JUSTO MEIO” ENTRE OS DOIS EXCESSOS MEDIANEIRA WILSON

JUSTO MEIO VITÓRIA DA RAZÃO SOBRE OS INSTINTOS JUSTIÇA: A MAIS IMPORTANTE DAS VIRTUDES “NA JUSTIÇA ESTÁ ABARCADA TODA VIRTUDE” MEDIANEIRA WILSON

ATIVIDADES É POSSÍVEL SER VIRTUOSO EM NOSSOS DIAS SEGUINDO OS PRECEITOS DE ARISTÓTELES? A PARTIR DO QUE FOI ESTUDADO DO PENSAMENTO DE ARISTÓTELES O QUE DEVEMOS FAZER PARA SERMOS FELIZES? MEDIANEIRA WILSON

ATIVIDADES 3. EM QUE CONSISTE A VIRTUDE PARA ARISTÓTELES? 4. APRESENTE EXEMPLOS DE SITUAÇÕES EM QUE VOCÊ E/OU ALGUÉM QUE CONHEÇA AGIU DE FORMA VIRTUOSA DE ACORDO COM A VIRTUDE EM ARISTÓTELES. MEDIANEIRA WILSON

ATIVIDADES 5. EXPLIQUE POR QUE, SEGUNDO ARISTÓTES, A VIRTUDE MORAL NÃO SURGE EM NÓS POR NATUREZA. MEDIANEIRA WILSON

QUADRO DAS VIRTUDES MORAIS Sentimento ou paixão (por natureza) Situação em que o sentimento ou a paixão são suscitados Vício (excesso) (por deliberação/ escolha) Vício (falta) Virtude (justo meio) Prazeres Tocar, ter ingerir Ibertinagem Insensibilidade Temperança Medo Perigo, dor Covardia Temeridade Coragem Confiança Riqueza Dinheiro, bens Prodigalidade Avareza Liberalidade Fama Opinião alheia Vaidade Humildade Magnificência Honra Vulgaridade Vileza Respeito próprio Cólera Relação com os outros Irascibilidade Indiferença Gentileza Convívio Zombaria Grosseria Agudeza de espírito Conceder prazer Condescendência Tédio Amizade Vergonha Relação de si com outros Sem-vergonhice Timidez Modéstia Sobre a boa sorte de alguém Relação dos outros consigo Inveja Malevolêcia Justa apreciação Sobre a má sorte Malevolência Justa indignação MEDIANEIRA WILSON CHAUÍ, Marilena de Souza. Introdução à história da filosofia:dos pré-socráticos a Aristóteles, vol. 01. São Paulo: Brasiliense, 1994.