ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização de Empresas
Advertisements

Composto de Marketing PREÇO.
Contabilidade e Custos
Custos ... afinal, o que é isto?
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO.
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
FUNÇÃO DE PRODUÇÃO Ambiente Novos concorrentes Novas Tecnologias
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Nívea Cordeiro 2013 GPE.
A ENGENHARIA NO PROJETO
Análise Financeira do Empreendimento
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Engenharia Clínica Dr. Gustavo Grottone
Macroeconomia: O produto e a renda nacional
EMPREENDEDORISMO Elizabete Nunes.
CUSTOS.
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:
FTAD – Contabilidade e Finanças
Custeio da Produção.
O CONTEXTO DO PROJETO Político Estabilidade Institucional
Sistema de Contas Nacionais SCN
Federação Catarinense dos Municípios (Fecam)
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
ANÁLISE DE PROJETO LOCALIZAÇÃO.
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
ENGENHARIA DO PROJETO Prof.º Ernesto Paulella.
RECEITAS E CUSTOS AULA 25 RECEITAS: do projeto são o fluxo de recursos financeiros (monetários) que o mesmo recebe em cada ano da sua vida útil, direta.
Conceitos Básicos de Estoques
Organização política o segmento agropecuário
Plano de Negócios Apostila 5 – Parte
Aprendendo a montar sua empresa...
Profª. Selma Maria da Silva
Orçamento de Despesas Operacionais
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de.
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo
AULA 03: ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO
Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Considerações preliminares
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Orçamento dos custos indiretos de produção
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
Ir p/ primeira página n Objetivo: apresentar de forma sucinta e analisar preliminarmente os elementos relacionados ao projeto, com vistas ao credenciamento.
Contabilidade Geral Aula 5 – Contabilidade de Custos
Simulação de negócios na área industrial
Técnico Contabilidade
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 8ª aula 27/05/15.
Avaliação econômica do projeto
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira
Avaliação Econômica de Projetos - TAMANHO
Plano de Negócios NOME DA EMPRESA
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
ORÇAMENTO É uma poderosa ferramenta de planejamento, gestão e controle que envolve todos os setores da instituição. RECEITA DESPESA.
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
$$$ Área Financeira $$$ Disciplina: Gestão Empreendedorismo Profa. Marli.
• ARTESANAL: utiliza métodos e processos empíricos e intuitivos
Etapas do processo orçamentário
Análise de Viabilidade Econômica de Projetos
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo? Ele é o conjunto de despesas relacionado à uma certa unidade de produção. O que é uma despesa?
0 Planejamento e Controle de Obras MÓDULO 1 APRESENTAÇÃO Módulo 1  Introdução  Perfil da Construção – Pesquisa SENAI / CNI  Estudos de Viabilidade.
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
Prof. Silvano Oliveira / 27 CONTABILIDADE DE CUSTOS
Análise de Custos Fauzi T Jorge Sistemas de custeio Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação de preços de venda.
Universidade do Sul de Santa Catarina -UNISUL
Transcrição da apresentação:

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA   Um estudo de viabilidade tem por objetivo levantar o nível de receita necessária para cobrir o investimento de um determinado empreendimento. O período deve ser medido em anos, revelando-se, assim, o break-even que é o ponto de equilíbrio. O retorno de um empreendimento depende, todavia, dos elementos produtivos que o compõem (marca, localização, serviços, infra-estrutura e qualidade de recursos humanos entre outros).     Além disso, um estudo de viabilidade tem variação do seu grau de certeza. Quanto mais elevado o número de horas dedicado à sua realização, maior será seu grau de certeza. É normal que depois de definido o empreendimento se realizem novos estudos para aumentar este grau de certeza.

O PROJETO   É um conjunto ordenado de antecedentes, pesquisas, suposições e conclusões, que permite avaliar a conveniência (ou não) de destinar fatores e recursos para o estabelecimento de um unidade de produção determinada.

ATIVIDADES EMPRESARIAIS

FASES DE UM PROJETO

Identificação do produto 1. ESTUDO DE MERCADO   Quem comprará? Quanto comprará? A que preços comprará? Identificação do produto Utilização: bens e serviços finais - de consumo: durável ou não durável - de capital bens ou serviços intermediários Seus substitutos e complementos. Vida útil. Identificação do consumidor Limites geográficos Nível de rendimento Sexo Faixa etária Setor produtivo Perfil de preferências e comportamentos

ESTUDO DE MERCADO (cont) Coleta de Informações Consumo histórico  Capacidade de produção vigente de produção (concorrentes)  População consumidora Nível de consumo em função do preço e da renda Mercado internacional Análise das Informações Projeção de dados

VIABILIDADE DO TAMANHO Inviabilidade do Mercado: absorção da produção Inviabilidade Tecnológica: disponibilidade e domínio Inviabilidade Empresarial e Financeira Inviabilidade Localizacional: alta densidade de transporte TAMANHO ÓTIMO Adequação ao volume de produção Adequação à Receita, Custos e Lucros

LOCALIZAÇÃO Localização das matérias-primas Disponibilidade de mão-de-obra Terrenos disponíveis, clima, fatores topográficos Distância da fonte de combustível Facilidades de transporte Distância e dimensão do mercado e facilidades de Distribuição Disponibilidade de energia, água, telefones, rede de Esgotos Condições de vida, leis e regulamentos, incentivos Estrutura tributária

MICROLOCALIZAÇÃO Descrição física do edifício a construir Área atual e futura requerida Necessidade de linhas férreas, estradas e aeroportos Quantidade de água, energia, gás, etc. Volume e características de águas residuais Regulamentações sobre poluição do ambiente e volumes estimados que o projeto gerará Instalações de equipamentos e construções especiais (estacionamento) Layout Superfície disponível Custos do terreno Impostos sobre o mesmo Proximidade das vias de acesso, serviços públicos Transportes urbanos ou suburbanos Disponibilidade de escolas, hospitais para os trabalhadores Obras futuras Regulamentação do Plano Diretor

ENGENHARIA Ensaios e investigações preliminares Seleção e especificação do processo e dos equipamentos necessários Projeto de Construção civil e infra-estrutura Análise de rendimentos Descrição do processo de produção Definição dos equipamentos e da infra-estrutura n necessários Quantificação de todas as variáveis envolvidas no processo de produção

CUSTOS E RECEITAS RECEITA PROJETADA (Diretas e Indiretas) CUSTOS CUSTOS DE INSTALAÇÃO DA EMPRESA (Investimentos) CUSTOS DE OPERAÇÃO

INVESTIMENTOS OU CUSTOS DE CAPITAL Terrenos e Obras preliminares Os edifícios e a construção Obras complementares Máquinas e equipamentos Outros equipamentos Instalação, montagem e testes Veículos, móveis e utensílios Estudos, projetos e gastos de instalação Patentes, tecnologia e licenças Capacitação Juros durante a construção Imprevistos Capital Trabalho (estoques iniciais de de matérias-primas e produtos acabados, capital de giro, reservas e a caixa, financiamentos de vendas)

CUSTOS OPERACIONAIS CUSTOS DE FABRICAÇÃO Matérias-primas e embalagens Materiais Indiretos (comb. , lubrif.,limpeza) Mão-de-obra Serviços (água, energia elétrica, gás) Manutenção, limpeza e reparações Depreciação (custo do desgaste do patrimônio) GASTOS DE ADMINISTRAÇÃO Salário do pessoal administrativo Gastos de escritório e asseio Depreciação Seguros e Aluguéis GASTOS DE VENDAS Salários e comissões Gastos de Distribuição Gastos de Propaganda Impostos sobre vendas GASTOS FINANCEITOS OUTROS

AVALIAÇÃO FINANCEIRA E ECONÔMICA ANÁLISE DE SOLIDEZ (compatibilidades) ANÁLISE DE CONSISTÊNCIA (metodologia) DETERMINAÇÃO DO MÉRITO PRIVADO (rentabilidade privada) DETERMINAÇÃO DO MÉRITO ECONÔMICO (rentabilidade econômica)