A profissão de contador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contabilidade Geral Profª. Cristina.
Advertisements

CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Larissa de Lima Trindade.
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS
Contabilidade Básica – 7ª Edição
MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO BALANÇO PATRIMONIAL – UMA INTRODUÇÃO
Professor: Pedro A. Rupel
“IFRS (CPC) para pequenas e médias empresas”
4 – Algumas Decisões em Relação ao Balanço Patrimonial
2 – BALANÇO PATRIMONIAL uma introdução
Contabilidade Geral Prof º Ivã C. Araújo Aula 03.
Capítulo 6 Estática Patrimonial
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
PATRIMÔNIO  .
Teoria da Contabilidade
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE PALMARES
CONTABILIDADE PÚBLICA E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Análise das Demonstrações Contábeis – Janine Azevedo
CONTABILIDADEI Estrutura Conceitual
Profº André Augusto.
Aula 08 Revisão para AV1.
Contabilidade intermediária i
ANÁLISE DE BALANÇOS ANÁLISE
Disciplina: Auditoria – I Curso: Ciências Contábeis Período: 5° período Professor: Carlos Araújo
Legislação Societária
Tema: Res. CFC n° 1.255/09 – Contabilidade para PMEs
Demonstrações Contábeis
Estrutura do Balanço Patrimonial
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
ROTINAS ADMINISTRATIVAS Instrutora: Angélica
Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting (ISAR) OUTUBRO DE 2014 Palestrante Idésio S. Coelho Jr.
Lei /2014 – Introdução. INTRODUÇÃO Lei /2014 (MP 627/2013)
PATRIMONIO PATRIMÔNIO AULAS 5 E 6
Áreas de atuação do profissional de Contabilidade
Contabilidade Geral Fundamentos Básicos
REVISÃO: TEORIA DA CONTABILIDADE
Contabilidade e Mercado de Trabalho
Introdução à Contabilidade Capítulo 1
Disciplina: Contabilidade
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA I
ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS - CPC
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
Conceitos Complementares
Contabilidade Básica Osni Moura Ribeiro 2ª Edição atualizada | 2009 |
Conceito e Definição Capítulo 2 O Patrimônio
Contabilidade Básica Professor: Marcio Monteiro
Teoria da Contabilidade
AFIRMA A AUTONOMIA PATRIMONIAL DA ENTIDADE.
Conceito:- Ciência que estuda e controla o patrimônio
NILTON GOMES DE OLIVEIRA
TEORIA DA CONTABILIDADE
Prof. José Bonifácio de A. Júnior
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
AUDITORIA II PROF.: ANDRÉ FERNANDES
Expositor: Prof. MSc Flaviano Costa
Data Aprovação:03/12/2010 Data Divulgação:16/12/2010 IASB:IFRS 1 CPC 43 (R1) ADOÇÃO INICIAL DOS PRONUNCIAMENTOS TÉCNICOS CPCs 15 A 41 Aprovações dos Reguladores:
Contabilidade Aula 1.
Contabilidade Aula 3.
Aula 2.  Unidade 2: Introdução ◦ 2.6 Dissolução, liquidação e extinção.
Contabilidade Aula 1.
Contabilidade Aula 5.
CONTABILIDADE INTERNACIONAL Prof.:Isabel E Alarcón Pizzorno. MS Ativo Passivo.
Universidade Federal do Espirito Santo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Contabilidade Turma: Adm1 (Matutuno) e (Noturno) Tema:
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade
Transcrição da apresentação:

A profissão de contador Pode-se afirmar, sem dúvida, de que profissão de contador no Brasil é uma das mais procuradas e mais bem remuneradas.

A profissão de contador Alguns postos de trabalhos que são dos contadores: - Contador autônomo (auditor, perito, avaliador de empresas, responsável pela contabilidade de empresas, analista de balanços, etc... - Contador vinculado a uma empresa: contador de custos, auditor interno, controller, contador financeiro, contador gerencial, etc...

A profissão de contador Contador na área pública: fiscal de tributos(federal, estadual, municipal); contador de órgãos públicos(prefeituras, autarquias, etc... - Contador na área do ensino: professor, pesquisador, parecerista, produtor literário de contabilidade.

A profissão de contador Como chegar lá! ! Exigências legais: Ser Bacharel em Ciências Contábeis; Ser aprovado no Exame de Suficiência do CFC; Estar registrado no CRC de um dos Estado da federação.

“ a contabilidade não pode ser entendida como um fim em sí mesma.” O Método contábil “ a contabilidade não pode ser entendida como um fim em sí mesma.” Existem limitações no método contábil. A contabilidade só é capaz de captar e registrar, normalmente eventos mensuráveis em moeda quando sabemos que, em quase todas as decisões muitos outros elementos não quantitativos devem ser levados em conta.

O método contábil - embora os estudos tenham evoluído, existem muitas dúvidas quanto aos princípios, convenções e normas de contabilidade, procedimentos de avaliação e a unificação da terminologia. - O resultado dessas divergências (ou limitações), é que os relatórios contábeis não expressam a realidade do patrimônio, dificultando também a análise comparativa com outros patrimônios.

MAS A CONTABILIDADE É UM INSTRUMENTO INSUBSTITUÍVEL O método contábil A contabilidade é um modelo, o que por definição representa simplificações da realidade. Mesmo que os relatórios contábeis estejam exatos matematicamente, (somas, cálculos), que vão até aos centavos, a contabilidade poderá retratar algo desfocado da realidade empresarial. MAS A CONTABILIDADE É UM INSTRUMENTO INSUBSTITUÍVEL

O MÉTODO CONTÁBIL Sua maior limitação está no fato do balanço patrimonial não representar o valor de mercado da empresa. O importante é conhecer bem o grau de limitação inerente ao método para não iludirmos os usuários.

O método contábil Alguns eventos que tem melhorado a qualidade das informações contábeis: Exame de Suficiência e outros de atualização; partir de 1976(lei 6404/76), começa a desvinculação da contabilidade financeira da contabilidade para arrecadação tributária; Introdução de modificações pela lei 11638/07 e 11941/08, separando automaticamente a ligação da contabilidade com as normas tributárias.

O método contábil Com a criação do Comitê de Pronunciamentos(CPC) e outras ações, tem início uma nova era, sob a orientação das normas internacionais emitidas pelo International Accounting Standards Board(IASB).

O método contábil Comitê de Pronunciamentos Contábeis Constituido por vários órgãos governamentais e profissionais, esse COMITÊ produz pronunciamentos, interpretações e orientações aos contadores, a partir das Normas Internacionais de Contabilidade(NICs)

O método contábil O CPC, apresenta os documentos (pronunciamentos) produzidos aos órgãos reguladores contábeis brasileiros, que após a sua discussão em conselhos, os tornam obrigatórios no âmbito de cada um. Com isso, o Brasil passa, a partir de 2010 ter suas Normas Contábeis, totalmente de acordo com as normas do IASB.

Entidade contábil Um dos principais princípios(postulado) contábeis é o da ENTIDADE. - Com base nele, a contabilidade deve tratar a pessoa jurídica da empresa como distinta das pessoas físicas e/ou jurídicas de seus proprietários, quando ela for o objeto dos relatórios contábeis.

Entidade contábil Representação de um patrimônio. Podemos conceituar inicialmente o PATRIMÔNIO, como o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade.

Entidade contábil Representação gráfica de um patrimônio. Por meio do Balanço Patrimonial, que é uma das mais importantes demonstrações contábeis, podemos analisar ou apurar a situação patrimonial e financeira de uma entidade, em determinado momento, dentro de certas regras.

Entidade contábil Representação gráfica de um patrimônio. O patrimônio está dividido, na linguagem contábil em: ATIVO (Bens e Direitos); PASSIVO (Obrigações com terceiros) e PATRIMÔNIO LÍQUIDO (Obrigações com os sócios).

Entidade contábil Representação gráfica de um patrimônio. A título ilustrativo, transcrevemos, a seguir um balanço patrimonial, reduzido a uma expressão simplificada:

Entidade contábil Alfenas S/A Balanço Patrimonial em 31.12.2010 ATIVO PASSIVO Caixa......................... 1.000,00 Contas a Pagar....... 3.500,00 Bancos....................... 800,00 Fornecedores.......... 1.800,00 Contas a Receber......3.000,00 5.300,00 Estoques Materiais... 3.000,00 PATRIMÔNIO LÍQUIDO Terrenos.................. 1.700,00 Capital Social........... 4.000,00 Veículos................... 500,00 Reservas................ 700,00 10.000,00 4.700,00 Total 10.000,00 Total 10.000,00