NOÇÕES PRELIMINARES
Propostas desse estudo Identificar os fatores que ajudam no processo de planejamento e controle da investigação; Definir os procedimentos passo-a-passo para completar os vários processos para a pesquisa.
PLANEJAMENTO E CONTROLE Quanto melhor for o planejamento e controle do processo da investigação, maior será a possibilidade de que os resultados da investigação serão valiosos para a tomada de decisão.
CONTROLE controle significa utilizar uma variedade de procedimentos para experimentar e excluir vários fatores que poderiam afetar o processo de investigação e consequentemente os resultados da investigação.
Maneiras de controlar a pesquisa Utilizando-se de técnicas tais como: A seleção ou alocação aleatória, Seleção apropriada do delineamento de investigação, Regras de decisão sobre vários fatores através de técnicas estatísticas e testes de hipóteses.
PLANEJAMENTO DA INVESTIGAÇÃO DA PESQUISA O planejamento consome a maior parte do tempo de uma investigação. o planejamento envolve mais de 70% dos passos do processo de investigação. Com o planejamento feito, a condução efetiva da investigação reduzirá o tempo.
O planejamento é necessário para: assegurar que o delineamento da investigação e a metodologia resultarão na informação apropriada, para responder adequadamente o seu problema de investigação; minimizar a ocorrência de eventos imprevistos que poderiam afetar os resultados da investigação; manter o projeto de investigação dentro das restrições orçamentária e de tempo.
O controle é necessário para: tudo o que foi dito (para o planejamento), e além disso, para aumentar o grau de confiança nos resultados da investigação.
RESTRIÇOES ORÇAMENTÁRIAS Utilizar técnicas de controle, normalmente - mas não sempre – custam mais. Por exemplo, amostra aleatória não apenas requer uma combinação de sujeitos, mas também requer mais tempo para selecioná-los.
ÉTICA Proteção dos sujeitos, humanos e não humanos; Metodologia apropriada; Inferências, conclusões e recomendações baseadas em descobertas reais; Relato completo e preciso da investigação.
PRATICAS ÉTICAS Direito a consentir com liberdade; Direito a consentir depois de bem informado; Direito a confidencialidade; Direito a privacidade; Direito ao anonimato.
PESQUISA CONCEITO; PLANEJAMENTO DA PESQUISA; ESCOLHA DO TEMA TÉCNICAS DE PESQUISA; TIPOS DE PESQUISA. 12
PESQUISA CONCEITO: Procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados. 13
PLANEJAMENTO DA PESQUISA Escolha do tema Formulação do problema/delimitação Definição das variáveis/hipóteses Levantamento de dados Definição das variáveis Amostragem Métodos e técnicas Análise de dados conclusões 14
ESCOLHA DO TEMA Existem dois fatores principais que interferem na escolha de um tema para o trabalho de pesquisa: Fatores internos Fatores Externos Fonte: http://www.bio2000.hpg.ig.com.br/metodologia_cientifica.htm 15
FATORES INTERNOS Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal. Tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa. O limite das capacidades do pesquisador em relação ao tema pretendido.
FATORES EXTERNOS A significação do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais. O limite de tempo disponível para a conclusão do trabalho. Material de consulta e dados necessários ao pesquisador
TÉCNICAS DE PESQUISA Pesquisa documental – arquivos públicos e particulares Pesquisa bibliográfica Pesquisa de campo Pesquisa de laboratório Observação direta Entrevistas ou questionários Pré teste Processo 18
TIPOS DE PESQUISA Pesquisa Bibliográfica Delineamento experimental Grupos de comparação Delineamento de séries temporais Estudos correlacionais Estudo de caso Técnicas de preferência Declarada ou não declarada Aplicação/desenvolvimento de instrumentos específicos (softwares) 19
O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO 20
Pesquisa TODA PESQUISA COMEÇA COM UMA DÚVIDA. UMA PERGUNTA? DELA ADVÉM AS HIPÓTESES DE RESPOSTA – QUE PRECISAM SER TESTADAS A EXPERIMENTAÇÃO É O CAMINHO NO LABORATÓRIO, “IN VITRO”, “IN VIVO” OU NO SER HUMANO 21
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Conhecimento já existente sobre o assunto A pergunta já foi respondida? A resposta é satisfatória? A resposta não é satisfatória É o início da pesquisa propriamente dito 22
PESQUISA Não é fácil Necessita persistência dedicação ao trabalho conhecimento do método disciplina organização 23
PESQUISA Exige imaginação criatividade iniciativa originalidade humildade é individual 24
PESQUISA Sem projeto = sem pesquisa O projeto é quase que 50 % da pesquisa 25
PROPOR E DEFINIR UM PROBLEMA Conscientizar-se de um problema Torna-lo significativo – delimitá-lo Transforma-lo em pergunta 26
ELABORAR HIPÓTESE Analisar dados disponíveis; Formular a hipótese tendo consciência de sua natureza provisória; Prever suas implicações. 27
VERIFICAR HIPÓTESE Decidir sobre novos dados; Analisar e avaliar dados; Interpretar resultados da análise estatística; 28
CONCLUIR Confirmar, invalidar ou modificar hipótese; Explicar resultados; Se possível, generalizar conclusão. Publicar 29
BIBLIOGRAFIA SPROULL, N. L. - Handbook of research methods: a guide for praticioners and students in the social sciences -. - The Scarecrow Press - 1988. LAKATOS, E.M. e MARCONI, M.A. – Fundamentos de metodologia científica – 3a. Ed. – Ed. Atlas – SP – 1991. 30
FIM