Sobre o CITS Instituição de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na área de TIC; Sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos; Faturamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
WOGE / Softex - Workshop para Organizadores de Grupos de Empresas
Advertisements

46a Feria Internacional de Infomática, Multimedia y Telecomunicaciones
MOVIMENTO COMPETITIVO SERGIPE Fórum de QPC – SP – 29 de março 2006 Fórum de QPC – SP – 29 de março 2006.
“Um Software de Qualidade deve encantar o consumidor, e não apenas funcionar direito e não ter erros.”
Instituto Nacional de Tecnologia da Informação Excelência e eficiência construindo o futuro.
O Núcleo SOFTEX Campinas
Sobre o ITS O Instituto de Tecnologia de Software é uma entidade sem fins lucrativos, cuja missão é : Contribuir para a Excelência em desenvolvimento.
WOGE - Worskhop para Organizadores de Grupos de Empresas Relato das Experiências da SOFTSUL Belo Horizonte, 06 de Outubro de 2005.
Experiência da SWQuality com a Implantação e Organização de Grupos de Empresas utilizando os Modelos MPS.BR e CMMI Ana Cristina Rouiller, DSc Ana Liddy.
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro Consolidação do Programa MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro ( ) Projeto.
Apresentação. O que é o CMMI Bahia ? Grupo de empresas que, em outubro de 2003, se uniu para investir.
O trabalho da Qualiti concentra-se em transformar projetos de software em casos de sucesso. Especializada em processos, arquiteturas e ferramentas de apoio.
Apresentação do Projeto
Financiadora de Estudos e Projetos
Vera Lúcia Regina Maria
II Workshop Nacional Gestão do Processo de Projeto na Construção de Edifícios PROPOSIÇÃO DE DIRETRIZES PARA UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PARA PRODUÇÃO NA.
EMPRESAS DE SOFTWARE DE LOGÍSTICA - CURITIBA
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Mario Lúcio Côrtes Assessoria da Qualidade
Instituto de Pesquisas Eldorado
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Implementação de Sistemas
FUNDAÇÃO CARLOS ALBERTO VANZOLINI ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
Visão Geral das Normas ISO
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
Implantação e reorganização de ouvidorias.
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Alexandre G. Lages Cristiano C. A. Soares Thiago C. Nascimento
A Importância da Educação Continuada
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR
AVALIAÇÃO DE TRANSPORTADORA
Internacionalização das MPE Capixabas Fomento às Exportações
Como é recrutado o profissional da qualidade
NORMA BS 8800 E OHSAS Prof Marco Antônio Vezzani
Trabalho de Qualidade de Software
PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL
PROGRAMA BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA
QUALIDADE EMPRESARIAL
FURNAS Centrais Elétricas S.A MW de Potência Instalada Km de Linha de Transmissão MVA de Capacidade de Transformação R$ Milhões.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Projeto de Apoio a Inserção Internacional de MPE’s Brasileiras Calçadistas do APL de São João Batista (SC) JUNHO – 2011.
Melhoria do processo de software brasileiro
Prof. Dr.Paulo Sergio Neiva Véras
Show Case da Qualidade Gestão pelos critérios de excelência CIGAM Software Corporativo Ltda Robinson Oscar Klein - Diretor de Mercado.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Programa Brasileiro de Conformidade Cooperativas de trabalho
Projeto: “Rumo ao CMMi” Édson Althoff
II Workshop - GENESIS Fabio Silva Coordenador Nacional.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
GESTÃO AMBIENTAL Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental 4º ano
ISO GESTÃO AMBIENTAL ISO – GESTÃO AMBIENTAL.
APRESENTAÇÃO SOFTEX CAMPINAS Marilia – 06/04/10 Edvar Pera Junior Softex Campinas Coordenador Executivo.
Objetivo: Promover treinamentos, capacitações e ações de formação de recursos humanos, sempre alinhado com as necessidades das empresas do APL, atualizadas.
Conteúdo programático
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Captação de recursos em TI
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
Transcrição da apresentação:

Sobre o CITS Instituição de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na área de TIC; Sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos; Faturamento de 19 milhões de reais; 250 Colaboradores; 370 Projetos desenvolvidos e implantados em 7 países; 22 mil pessoas treinadas; 40 associados.

CURITIBA - Centro de Excelência em Software   Década de 1990 – Início do movimento; Julho de 1992 – Criação do CITS; Setembro de 1992 – CITS torna-se o primeiro Núcleo do Programa Nacional de Exportação de Software-SOFTEX; 1992 – Criação do CB21/SC10 Sub-comitê Brasileiro de Normalização de Software da ABNT;

CURITIBA - Centro de Excelência em Software (Cont.) 1995 a 1999 – Organização pelo CITS do Pavilhão Brasileiro na CeBIT em Hannover, Alemanha; 1996 – Criação e coordenação pelo CITS do Softex Europe na Alemanha; 1997 – Inauguração do Parque de Software de Curitiba; 1997 – Mudança do CITS para o Parque de Software de Curitiba; 1999 – Inauguração e mudança do CITS para sede própria.

CITS - Qualidade de Software   1993 – Criação do IBQP-Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade; 1993 – Inicia o SSQP/SW-Sub-Programa Setorial de Qualidade e Produtividade em Software do PBQP-Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do MIC, coordenado a nível nacional pelo CITS; 1993 a 2002 – Realização pelo CITS desde a III até a XIV edição da CITS - Conferência Internacional de Tecnologia de Software; 1994 – Lançamento do Projeto Rumo a ISO 9000;

CITS - Qualidade de Software (Cont.) 1997 – Certificação CITS ISO 9002, através do BVQI; 1998 – Realização de 25 horas de palestras sobre o “Modelo CMM” e do curso “Semana CMM/SEI de Qualidade de Software”; 1999 – Orientação para 37 empresas no modelo CMM e 113 profissionais no modelo PSP; 2003 – Realização do Curso de CMMI em parceria com a ISD;

CITS - Qualidade de Software (Cont.) 2004 – Implantação do Projeto Siemens CMMI Nível 3 em todas as unidades de P&D de Curitiba por um EPG do CITS; 2005 – Processos Nível 2 em 06 projetos na fase piloto, com o envolvimento de 250 colaboradores da Siemens; 2005 – Realização do Curso de Introdução ao Modelo MPS-BR; 2005 – Participação de 03 colaboradores do CITS no Curso C1 e aprovação na Prova P1 do MPS-BR; 2005 - Participação de 03 colaboradores do CITS no Curso C2 para implementador do MPS-BR .

PROJETO RUMO A ISO 9000 1993 - 03 empresas brasileiras de software tinham Certificado ISO 9000, segundo Diagnóstico da Qualidade e Produtividade em Software; 1994 - Lançamento do Projeto Rumo a ISO 9000; Seleção das empresas - através de convite público; Recursos Financeiros - Programa SIDEE, SEBRAE-PR, CITS e Empresas participantes; Apoio - TECPAR e ASSESPRO-PR;

PROJETO RUMO A ISO 9000 (Cont.) 1995 – CITS recebe o prêmio Dorgival Brandão Junior de Qualidade e Produtividade em Software no âmbito do PBQP pelo Projeto Rumo a ISO 9000; 1997 – Lançamento do segundo grupo de empresas; 1999 – Certificação Internacional ISO 9000 de 10 empresas paranaenses de software.

OBJETIVOS   Capacitação através de treinamento e consultoria de 10 empresas paranaenses de software para implantação de sistemas de gestão da qualidade; Certificação ISO 9001 do maior número possível de empresas por uma entidade reconhecida internacionalmente; Participação das empresas na CeBIT em Hannover, Alemanha; Aumento da exportação de software; Profissionais com melhor capacitação técnica;

OBJETIVOS (Cont.) Aprimoramento da qualidade técnica dos produtos; Adequação dos produtos às exigências do mercado internacional; Colocar as empresas paranaenses em igualdade com a concorrência nacional e internacional quanto à qualidade dos produtos.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO As empresas foram selecionadas através dos seguintes critérios: Situação regularizada junto às autoridades municipais, estaduais e federais; Contrato Social com pelo menos um objetivo específico da atividade de software; Sede ou filial no Estado do Paraná; Proposta de Adesão ao Programa de Desenvolvimento de Sistemas de Qualidade; Associada ao CITS e/ou à ASSESPRO-PR .

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO   Comissão formada pelo CITS, CITPAR, ASSESPRO/PR e SEBRAE/PR Aspectos da empresa levados em consideração na avaliação: Idoneidade; Viabilidade econômico-financeira; Capacidade técnica; Capacidade gerencial; Capacidade comercial; Compromisso com a qualidade de produtos e serviços; Compromisso com a exportação de produtos e/ou serviços de software.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (Cont.) Do produto: Mercado; Atualização técnica; Existência de produtos similares; Grau de inovação, eficiência, facilidade de uso, etc; Conhecimento do domínio de aplicação do produto; Plano de comercialização.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (Cont.) Dos serviços de software: Mercado; Quantidade e a qualidade dos recursos humanos; Conhecimento do domínio de aplicação dos serviços; Existência e adequação de recursos materiais necessários.

Empresas participantes: EMPRESAS DO 1O. GRUPO   Empresas participantes: Access Consultoria e Informática Ltda Ausland Consultoria e Informática Ltda Byte Brasil Informática Ltda Engenium Sistemas de Eletrônica Ltda Função Help Informática Ltda CQS Engenharia e Automação de Sistemas Ltda Hotsoft Informática Ltda Kernel Informática Ltda Polo de Software de Curitiba S/A Solusoft Informática Ltda

EMPRESAS DO 2O. GRUPO Empresas participantes: ASP Serv. de Informática Ltda Digidata Consultoria e Serv. de Proc.de Dados Ltda EBS Empresa Brasileira de Sistemas Ltda Ecodata Informática Ltda Qualipro Sist. de automação Ltda Sigma Dataserv Informática S/A Tree Tools Informática Ltda Viasoft Informática Ltda

FASE I Preparação   Contratação da empresa Qualysul Consultoria e Treinamento para prestação de serviços de consultoria na área de qualidade para as empresas selecionadas; Duração de 14 meses e 15 atividades realizadas, totalizando 626 horas de Consultoria; Os custos desta fase foram suportados em 50% pelas empresas e 50% através do apoio do Programa Brasil/Alemanha SIDEE CITPAR GTZ, do SEBRAE-PR e do CITS.

FASE I Metodologia Avaliação Inicial;   Avaliação Inicial; Workshop com Diretores e Gerentes; Palestra de Sensibilização; Leitura e Interpretação das Normas; Levantamento de Processos; Técnicas de Redação; Manual da Qualidade; Elaboração de Procedimentos; Palestra de Informação;

Metodologia (Cont.) Ações Preventivas e Corretivas; Elaboração de Procedimentos; Palestra de Informação; Palestra de Preparação para Auditorias; Programa de Auditorias; Análise Crítica; Pré-Assestment; Ações para Certificação.

FASE II Certificação Para realização da certificação, foi contratado o BVQI - Bureau Veritas Quality Internacional, da Inglaterra, um dos mais conceituados organismos certificadores ISO 9000 do mundo; Com a obtenção do certificado do BVQI as empresas adquiriram reconhecimento como empresa de qualidade internacional, indo de encontro aos objetivos de exportação de software do SOFTEX; O Processo de certificação teve duração de 03 anos;

FASE II Certificação (Cont.) Nesta fase as empresas arcaram também com 50% dos custos e os demais 50% foram suportados pela FINEP, Programa SOFTEX 2000 e o SEBRAE.

FASE II Metodologia Auditoria de Pré-Avaliação; Auditoria de Avaliação; Auditoria de Acompanhamento; Auditorias de Verificação.

MELHORES PRÁTICAS   Redução de custos; Aceleração no processo pelo aproveitamento de experiências; Estabelecimento de um padrão de trabalho para as empresas; Treinamento compartilhado; Uniformização e otimização do processo pela troca de experiências; Integração entre as empresas;

MELHORES PRÁTICAS (Cont.)   Previsão de custos e prazos para a capacitação e a certificação; Identificação de problemas mais comuns e suas respectivas soluções para esses problemas.

EMPRESAS CERTIFICADAS   Ausland Consultoria e Informática Ltda CQS Engenharia e Automação de Sistemas Ltda Digidata Consultoria e Serv. de Proc.de Dados Ltda Hotsoft Informática Ltda Kernel Informática Ltda Polo de Software de Curitiba S/A Qualipro Sist. de Automação Ltda Sigma Dataserv Informática S/A Tree Tools Infromática Ltda Viasoft Informática Ltda

RESULTADOS   Implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9000 em 10 empresas paranaenses de software; Certificação ISO9001 (TickIT), desse grupo de empresas, por uma entidade certificadora internacionalmente reconhecida; Repercussão nacional do modelo do projeto; Modelo replicado por diversos outros Agentes SOFTEX;

RESULTADOS (Cont.)   Prêmio Dorgival Brandão Júnior de Qualidade e Produtividade em Software, por ter sido classificado em primeiro lugar dentre os 24 projetos realizados em 1995, no âmbito do Subprograma Setorial de Qualidade e Produtividade em Software do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade.

Maria Tereza Anastácio Obrigada! Maria Tereza Anastácio mtereza@cits.br www.cits.br