O CENÁRIO DA LOCALIZAÇÃO A CAPACIDADE NECESSÁRIA!

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O CENÁRIO DA LOCALIZAÇÃO A CAPACIDADE NECESSÁRIA! O EFEITO GLOBALIZAÇÃO CARRO MUNDIAL! PRODUTO MUNDIAL! O CENÁRIO DA LOCALIZAÇÃO A CAPACIDADE NECESSÁRIA! QUANDO É NECESSÁRIA! ONDE É NECESSÁRIA!

Abordagens Gerais para se tomar decisões sobre localização Defina as necessidades: (a) Tamanho da empresa; (b) Objetivos (c) Nichos de mercado (d) Número/tamanho de fábricas/ depósitos Determine as Estratégias: (a) Fatores dominantes de localização (b) Ênfase nos produtos/mercados (c) Competências da empresa (d) Orientação ao risco Procura por região viável Desenvolva alternativas de localização Avalie as alternativas de localização Selecione local específico

In the early 1990s, when Mercedes announced plans for its first SUV plant in the United States, a corporate-tax-incentive craze was sweeping the nation. Mercedes was considering 150 sites in 30 states, and the candidates scrambled to put together tax packages that would win the carmaker's fancy. Orlando Sentinel – 20/10/03

Capacidade produtiva de uma instalação usualmente mede a quantidade de output por unidade de tempo. Capacidade do projeto Capacidade efetiva (real) Capacidade nominal

Medida da capacidade em empresas industriais e de serviços MEDIDA DA CAPACIDADE DE EMPRESA INSUMOS VOLUME DE PRODUÇÃO Fábrica de refrigerantes Horas.máquinas disponíveis Número de unidades/ano Hotel Leitos disponíveis Número de hóspedes/dia Número de espectadores/ Cinema Número de assentos semana Fábrica de cimento Volume do forno de clinquer Toneladas/dia Empresa de transportes Número de poltronas Número de passageiros/ano Usina hidroelétrica Tamanho das turbinas Potência gerada (MW) Loja Área da loja Vendas/mês Escola Número de alunos Número de formados/ano Quadro 2.1

Determinação da Demanda Determinação da Capacidade a instalar Identificar e avaliar as alternativas Seleção da alternativa mais adequada

Vamos imaginar que a demanda projetada para todo o mercado seja: ANO 1 2 3 4 5 PRODUTO (unidades) 100.000 110.000 123.000 138.000 155.000 Sabe-se que a precisão da estimativa é de 10% (para mais ou para menos) para os anos 1 e 2, e de 20% para os demais anos. A empresa decide que vai abranger uma participação de mercado de 35%. Portanto, o cenário de capacidade para a empresa é: ANO 1 2 3 4 5 CAPACIDADE MÁXIMA 38.500 42.350 51.660 57.960 65.100 CAPACIDADE MÍNIMA 31.500 34.650 34.440 38.640 43.400

CAPACIDADE PRODUTIVA DO SISTEMA? PROCESSO A 60 unid/h B 40 unid/h C 51 unid/h D 66 unid/h QUAL A CAPACIDADE PRODUTIVA DO SISTEMA? 40 unid/h QUAL O GARGALO DO SISTEMA? PROCESSO B

Exemplos de Fatores Determinantes na Localização Disponibilidade de Mão de Obra; Nível salarial e sindicatos; Disponibilidade de transporte; Suprimento de eletricidade, gás, telefones, água, esgoto, etc. Incentivos fiscais

determinantes na localização Exemplos de Fatores determinantes na localização Proximidade dos mercados Tendências de crescimento populacional Fornecedores e serviços de apoio Restrições ambientais Disponibilidade e custos dos terrenos

determinantes na localização Exemplos de Fatores determinantes na localização Leis de zoneamento; Proximidade de universidades; Hospitais; Nível de vida; Preferências da gerência

Cluster como Fator Competitivo Outros tipos de localização Condomínio industrial Consórcio modular Keiretsu Cooperativas Empresa virtual

Opções de Localização quando capacidade adicional e necessária: Não fazer nada: ajuste interno. Expandir a atual instalação. Adicionar nova fábrica. Fechar a instalação existente e mudar-se para outra maior.

Métodos Quantitativos de Localização Industrial Centro de Gravidade Momentos Ponto de Equilíbrio Avaliação de Fatores

Métodos Quantitativos de Localização Industrial Avaliação de Fatores: Exemplo: Uma empresa está avaliando quatro alternativas para a localização de nova instalação. Segundo a gerência, os fatores determinantes na localização estão relacionados abaixo, com os respectivos pesos e notas (de 1 a 5, onde o 5 é o mais favorável): NOTAS Fator Peso A B C D Restrições ambientais 15 5 4 4 3 Disp de mão de obra 12 2 3 4 2 Sist de transporte 18 3 4 4 4 Prox. de mercados 20 2 3 4 3 Qualidade de vida 25 3 3 4 4 Prox. Matérias primas 10 5 2 1 5

Escolher C

EXERCÍCIO UMA EMPRESA DESEJA PONDERAR OS FATORES QUALITATIVOS DE QUATRO CIDADES CANDIDATAS A SEDIAR A SUA NOVA UNIDADE. A EMPRESA INICIALMENTE DEFINIU OS FATORES A SEREM CONSIDERADOS E ATRIBUIU A CADA UM DELES UM PESO. POSTERIORMENTE PEDIU A CADA UM DE SEUS PRINCIPAIS EXECUTIVOS QUE ATRIBUÍSSEM A CADA UMA DAS CIDADES UMA NOTA, ENTRE 0 E 10, PARA CADA UM DOS FATORES. OS DADOS OBTIDOS ESTÃO ABAIXO: Escolher C

Método do Centro de Gravidade Procura-se avaliar o local de menor custo para a instalação da empresa, considerando o fornecimento de MP e os mercados consumidores.

Método dos Momentos É semelhante ao método do centro de gravidade, com a particularidade que a ponderação é realizada de um centro em relação aos demais.

Método do Ponto de Equilíbrio São comparadas diferentes localidades em função dos custos totais de operação (custos fixos + custos variáveis).