Computação Gráfica (Slide 5)

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Transcrição da apresentação:

Computação Gráfica (Slide 5) Prof. Alex alexcataguases@hotmail.com

Revisão do trabalho...

Desenhando um quadrado Revisão do trabalho... Desenhando um quadrado

Revisão do trabalho...

Revisão do trabalho... Invertendo as cores

Revisão do trabalho...

Binarizando uma imagem Revisão do trabalho... Binarizando uma imagem

Revisão do trabalho...

Aplicando um filtro de passa-baixas Revisão do trabalho... Aplicando um filtro de passa-baixas

Revisão do trabalho...

Invertendo a posição (ERRADO!) Revisão do trabalho... Invertendo a posição (ERRADO!)

Invertendo a posição (CERTO!) Revisão do trabalho... Invertendo a posição (CERTO!)

Rasterização

Representação Vetorial x Matricial Normalmente, gráficos são definidos através de primitivas geométricas como pontos, segmentos de retas, polígonos, etc Representação vetorial Dispositivos gráficos podem ser pensados como matrizes de pixels (rasters) Representação matricial Rasterização é o processo de conversão entre representações vetorial e matricial

Considerações Gerais Rasterização é um processo de amostragem Domínio contínuo  discreto Problemas de aliasing são esperados Cada primitiva pode gerar um grande número de pixels Rapidez é essencial Em geral, rasterização é feita por hardware Técnicas de antialiasing podem ser empregadas, usualmente extraindo um custo em termos de desempenho

Rasterização de Segmentos de Reta Segmento de reta entre P1= (x1, y1) e P2= (x2, y2) Já foi recortado com relação ao viewport Objetivo é pintar os pixels atravessados pelo segmento de reta Na verdade, nem todos, apenas os mais próximos Reta de suporte dada por a x + b y + c = 0 Queremos distinguir os casos Linhas ~ horizontais  computar y como função de x Linhas ~ verticais  computar x como função de y