ABORDAGEM SISTÊMICA SOBRE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS E GESTÃO DE CONVÊNIOS AULA 4 Manaus/AM 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses
O QUE É PROJETO? Conjunto de informações sistemáticas e racionalmente orientadas que nos permite estimar custos e benefícios de um determinado investimento,
O Estado e o BNDES no apoio à
DEFES melhorando a gestão e os resultados.
Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para Jovens
APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS
Processo de Elaboração do PLOA 2011
Portal dos Convênios Um novo paradigma nas transferências voluntárias da União Antonio de Brito Vidal Neto Brasília, setembro de 2009.
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Portal dos Convênios Um novo paradigma nas Transferências Voluntárias da União SLTI/MP Brasília, 10/11/2008.
BARRACÃO INDUSTRIAL.
AUDITORIA EM CONVÊNIOS. CONVÊNIOS EM NÚMEROS CONVÊNIOS EM NÚMEROS convênios – estados/municípios/entidades privadas 30 bilhões de reais.
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
Fortaleza, 23 e 24 de maio de 2005
I ENCONTRO NACIONAL DO PROINFÂNCIA
Portal dos Convênios – SICONV
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
PASSOS PARA O ABERTURA E ENCERRAMENTO DE UMA EMPRESA
Prestação de Contas.
SEPLAG ORIENTAÇÕES SOBRE A PROGRAMAÇÃO OPERATIVA DE 2008 E PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DOS PROJETOS DO MAPP.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Fórum de Governadores do Nordeste Novas regras de transferências voluntárias da união Ministro Paulo Bernardo Teresina, 25 de.
OBSERVAÇÕES GERAIS Atenção às quantidades das metas !!
Gerenciamento da Integração
Cadastro de Proponentes
Portal dos Convênios Um novo modelo para gestão das Transferências Voluntárias da União SLTI/MP Brasília, out/2008.
SICONV Portal dos Convênios Credenciamento de Proponentes SLTI/MP Brasília, out/2008.
Programa BB-Florestal
Captação de Recursos Federais
CADIN/RS.
Recursos e Fontes de Financiamento
Gestão de Convênios e suas mudanças com o novo decreto 6.170/07
Política Nacional de Habitação
Conceito de Convênios Acordos firmados por entidades públicas de qualquer espécie ou entre estas e entidades particulares para realizar objetivos que sejam.

Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
Gestão Completa da Cadeia de Suprimentos
CURSO DE GESTÃO DE CONVÊNIOS SEAGRI  Plano de trabalho  Atividade grupal Leyla Bianca Costa.
ABORDAGEM SISTÊMICA SOBRE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS E GESTÃO DE CONVÊNIOS AULA 3 Manaus/AM 2013.
ORÇAMENTO 2009 Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS Manaus – AM 2012.
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Diretrizes Orçamentárias INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO
ABORDAGEM SISTÊMICA SOBRE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS E GESTÃO DE CONVÊNIOS Manaus/AM2013 AULA 5.
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
CONVÊNIOS José Domingos Coelho Carlos Roberto da Silveira
AUDITORIA EM CONVÊNIOS
SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO AO TURISMO, À CULTURA E AO ESPORTE
Noções de Contratos e Convênios
TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
O Plano de Trabalho como Elemento Central das Parcerias
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
Como formatar um projeto
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 Convênios.
Coordenação Regional de Santa Catarina
CURSO INTRODUTÓRIO AO SICONV
Transferências Voluntárias da União setembro de 2008.
Ministério da Educação
Secretaria de Estado da Saúde Gerência de Convênios.
Formulário de Inscrição
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Fundação Sousândrade Curso de Sistema de Gestão de Convênios - SICONV Ricardo Felix Santana São Luís, 24 – 28 de novembro de
CADASTRO GERAL DE PARCEIROS Processo de Transferências de Recursos Financeiros por meio de Convênios e Instrumentos Congêneres.
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental – DILIC Isabela.
1 TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS CONVÊNIOS Sérgio Araújo TCU - SECEX-GO.
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
 ELEMENTOS PRIMORDIAIS:  O QUE?  QUANDO?  COMO?
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA SECRETARIA EXECUTIVA DO TESOURO – SET.
Transcrição da apresentação:

ABORDAGEM SISTÊMICA SOBRE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS E GESTÃO DE CONVÊNIOS AULA 4 Manaus/AM 2013

MÓDULO 4 – ELABORAÇÃO DE PROJETOS – ROTEIRO BÁSICO PROJETOS PARA SICONV 4.1 Roteiro Básico de Elaboração de Projetos com foco no SICONV 4.2. Documentos obrigatórios 4.3 Documentação acessória http://www.portalfederativo.gov.br/pub/Inicio/DivulgacaoProgramasFederais/Catalogo_Programas_Federais.pdf

MÓDULO 4 – ELABORAÇÃO DE PROJETOS – ROTEIRO BÁSICO 4.1 Roteiro Básico de Elaboração de Projetos com foco no SICONV 4.2. Documentos obrigatórios 4.3 Documentação acessória

AÇÕES QUE IMPACTAM NA AGENDA DO PRONASCI Programa de Acolhimento ao Jovem Infrator ou em Situação de Risco Criminal e à sua Família Programa Nacional de Habitação para Policiais de Baixa Renda Criação de novas vagas para Polícia Federal Piso Salarial Nacional para os policiais (entre R$ 1.200,00 e 1.700,00) AÇÕES QUE IMPACTAM NA AGENDA DO PRONASCI Construção de Presídios Especiais para Mulheres e Jovens de 18 a 24 anos de Idade Concurso Público para Policia Rodoviária Federal Programa “Unidades Operacionais” Plano de Comunicação Criação da Escola Superior de Polícia Federal

portal.mj.gov.br

http://www.territoriosdacidadania.gov.br

http://www.enap.gov.br

http://www.objetivosdomilenio.org.br

De volta ao

MÓDULO 4 – ELABORAÇÃO DE PROJETOS – ROTEIRO BÁSICO PROJETOS PARA SICONV Projeto descritivo x Dados para inserção no SICONV Adequação às abas do sistema Preparação prévia de documentos Adimplência Conhecimento dos programas disponíveis 4.1 Roteiro Básico de Elaboração de Projetos com foco no SICONV 4.2. Documentos obrigatórios 4.3 Documentação acessória

MÓDULO 4 – ELABORAÇÃO DE PROJETOS – ROTEIRO BÁSICO DADOS A SEREM INSERIDOS DADOS PROGRAMAS PARTICIPANTES CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO BENS E SERVIÇOS PLANO DE APLICAÇÃO ANEXOS PROJETO BÁSICO/ TERMO DE REFERÊNCIA 4.1 Roteiro Básico de Elaboração de Projetos com foco no SICONV 4.2. Documentos obrigatórios 4.3 Documentação acessória

MÓDULO 4 – ELABORAÇÃO DE PROJETOS – ROTEIRO BÁSICO DADOS A SEREM INSERIDOS DADOS 4.1 Roteiro Básico de Elaboração de Projetos com foco no SICONV 4.2. Documentos obrigatórios 4.3 Documentação acessória Deve conter o TÍTULO do projeto, a JUSTIFICATIVA da proposta, o OBJETO do convênio, a DATA de apresentação da proposta e a duração da VIGÊNCIA, além dos VALORES GLOBAIS, do REPASSE e da CONTRAPARTIDA financeira.

Em grupos de 5 (ou mais) pessoas, formulem um TÍTULO para o projeto que pretendem inserir no SICONV.

MÓDULO 4 – ELABORAÇÃO DE PROJETOS – ROTEIRO BÁSICO DADOS A SEREM INSERIDOS PROGRAMAS 4.1 Roteiro Básico de Elaboração de Projetos com foco no SICONV 4.2. Documentos obrigatórios 4.3 Documentação acessória Deve conter o CÓDIGO e o nome do PROGRAMA em que a proposta está inserida

MÓDULO 4 – ELABORAÇÃO DE PROJETOS – ROTEIRO BÁSICO DADOS A SEREM INSERIDOS PARTICIPANTES 4.1 Roteiro Básico de Elaboração de Projetos com foco no SICONV 4.2. Documentos obrigatórios 4.3 Documentação acessória Contém os dados genéricos do CONCEDENTE e detalhados do CONVENENTE. Dentro desta aba há a sub-aba “MEMBROS” onde está contida a relação de todos os usuários cadastrados pelo responsável da unidade.

MÓDULO 4 – ELABORAÇÃO DE PROJETOS – ROTEIRO BÁSICO DADOS A SEREM INSERIDOS CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO 4.1 Roteiro Básico de Elaboração de Projetos com foco no SICONV 4.2. Documentos obrigatórios 4.3 Documentação acessória Contém a relação das METAS a serem executadas com a indicação do INÍCIO e do TÉRMINO de cada uma delas, além do VALOR DOS RECURSOS aplicados no período.

Em grupos de 5 (ou mais) pessoas, formulem uma META e uma ETAPA para o projeto que pretendem inserir no SICONV.

MÓDULO 4 – ELABORAÇÃO DE PROJETOS – ROTEIRO BÁSICO DADOS A SEREM INSERIDOS CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO 4.1 Roteiro Básico de Elaboração de Projetos com foco no SICONV 4.2. Documentos obrigatórios 4.3 Documentação acessória Campo em que o CONVENENTE deverá indicar o NÚMERO DE PARCELAS, a DATA em que ocorrerá cada uma delas e o VALOR DO DEPÓSITO. As METAS ASSOCIADAS dizem respeito à PARCELA do objeto que será concluída com a liberação de cada cota.

MÓDULO 4 – ELABORAÇÃO DE PROJETOS – ROTEIRO BÁSICO DADOS A SEREM INSERIDOS BENS E SERVIÇOS 4.1 Roteiro Básico de Elaboração de Projetos com foco no SICONV 4.2. Documentos obrigatórios 4.3 Documentação acessória Esta aba é destinada a previsão dos BENS E SERVIÇOS que serão obtidos para a realização do OBJETO e devem ali ser mencionados o CUSTO estimado e demais dados sobre bens e serviços, inclusive com a indicação da ORIGEM dos recursos.

MÓDULO 4 – ELABORAÇÃO DE PROJETOS – ROTEIRO BÁSICO DADOS A SEREM INSERIDOS PLANO DE APLICAÇÃO 4.1 Roteiro Básico de Elaboração de Projetos com foco no SICONV 4.2. Documentos obrigatórios 4.3 Documentação acessória Campo em que será indicada a NATURA DA DESPESA a ser efetivada com os recursos do convênio. Esses dados poderão ser consultados no Anexo 3, da Lei Nº 4.320/1964.

MÓDULO 4 – ELABORAÇÃO DE PROJETOS – ROTEIRO BÁSICO DADOS A SEREM INSERIDOS ANEXOS 4.1 Roteiro Básico de Elaboração de Projetos com foco no SICONV 4.2. Documentos obrigatórios 4.3 Documentação acessória Todos os documentos solicitados pelo órgão repassador deverão ser DIGITALIZADOS INDIVIDUALMENTE e anexados um a um para constarem como ANEXOS neste campo. Eles fundamentarão a análise pelo CONVENENTE e deverão estar DE ACORDO com a proposta apresentada e descrita no Plano de Trabalho.

MÓDULO 4 – ELABORAÇÃO DE PROJETOS – ROTEIRO BÁSICO DADOS A SEREM INSERIDOS PROJETO BÁSICO/ TERMO DE REFERÊNCIA PROJETO BÁSICO Obrigatório em projetos que envolvam obras e serviços de engenharia. É uma peça que consiste na descrição da obra definindo cronologicamente suas etapas e fases e os demais detalhes técnicos do projeto. 4.1 Roteiro Básico de Elaboração de Projetos com foco no SICONV 4.2. Documentos obrigatórios 4.3 Documentação acessória TERMO DE REFERÊNCIA Deverá ser apresentado junto ao Plano de Trabalho com o objetivo de detalhar tecnicamente os bens e serviços a financiar. Seu objetivo é propiciar uma avaliação precisa do custo da aquisição através de uma comparação entre as características do bem e o orçamento detalhado.

MÓDULO 4 – ELABORAÇÃO DE PROJETOS – ROTEIRO BÁSICO DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS Projetos Descritivo/ Projeto Básico/ Termo de Referência Plano de Trabalho Declaração de Contrapartida Declaração de Capacidade Técnica e Gerencial Termo de Indicação de Responsabilidade Técnica Balancete Anual Resumido - PDF Certificado de Regularidade Previdenciária – CRP (FGTS) Certidão Conjunta Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos Relativos aos Tributos e à Dívida Ativa da União Certidão Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos Relativos às Contribuições Previdenciárias e às de Terceiros MÓDULO 4 – ELABORAÇÃO DE PROJETOS – ROTEIRO BÁSICO 4.1 Roteiro Básico de Elaboração de Projetos com foco no SICONV 4.2. Documentos obrigatórios 4.3 Documentação acessória

MÓDULO 4 – ELABORAÇÃO DE PROJETOS – ROTEIRO BÁSICO DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS Certificado de Regularidade do SIAFI/CAUC Certidão Negativa – SEFAZ/AM Lei Orçamentária Atualizada Comprovante de Situação Cadastral Documentos Proponente/Executor (documentos pessoais, termo posse, comprovante residência etc) Alteração do Detalhamento de Despesas - ADD Cotações – 3 Orçamentos Declaração de Compatibilidade de Preços 4.1 Roteiro Básico de Elaboração de Projetos com foco no SICONV 4.2. Documentos obrigatórios 4.3 Documentação acessória

MÓDULO 4 – ELABORAÇÃO DE PROJETOS – ROTEIRO BÁSICO DOCUMENTAÇÃO ACESSÓRIA Atestado INFOPEN Oficio de solicitação assinado pelo dirigente e dirigido ao Ministro de Estado, onde deverá ser indicado o nº da emenda (se for o caso), o valor e o titulo do Projeto Oficio do Parlamentar, indicando o nº da emenda, o valor e o código da Funcional programática (em caso de emendas) Disposição do respectivo Conselho de Assistência Social aprovando o projeto apresentado Tabela de fornecedores Registro de Propriedade do Imóvel Estudos de impacto ambiental Outros que o Convenente solicitar 4.1 Roteiro Básico de Elaboração de Projetos com foco no SICONV 4.2. Documentos obrigatórios 4.3 Documentação acessória

Tarefa de Acesse o Portal dos Convênios e selecione algumas propostas para avaliação, observando o nome do projeto, seu objeto, as metas e etapas, os bens e serviços, o cronograma de desembolso e os anexos. http://www.convenios.gov.br

Obrigada por sua companhia!