REABSORÇÃO RENAL E FORMAÇÃO DE URINA CONCENTRADA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema urinário Equipe de Biologia.
Advertisements

Excreção de urina diluída
O Sistema Urinário Parte B
Excreção.
SISTEMA EXCRETOR.
Para recordar a aula anterior…
SISTEMA EXCRETOR.
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos.
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano
SISTEMA EXCRETOR 1.
Fisiologia Renal.
Aparelho Excretor.
Sistema Excretor.
SISTEMA EXCRETOR.
Aula 25 A excreção humana.
Sistema Urinário É responsável pela estabilidade da composição química do meio interno do organismo; Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias.
Estudo dirigido - Fisiologia Renal
A OSMORREGULAÇÃO.
Fisiologia Renal Função renal: excreção, controle do volume e composição dos líquidos corporais. Composto por um par de rins, um par de ureteres, pela.
SISTEMA EXCRETOR HUMANO
FISIOLOGIA DO SISTEMA EXCRETOR (RENAL)
SISTEMA RENAL.
FISIOPATOLOGIA DA DOENÇA RENAL
APARELHO URINÁRIO (III) (Reabsorção e secreção tubulares)
Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Pediatria
Noções básicas de Fisiologia renal
SISTEMA URINÁRIO.
Prof. Regis Romero.
SISTEMA URINÁRIO Funções: controlar o volume de urina, a concentração de sais e a excreção dos produtos do metabolismo de compostos nitrogenados LOPES,
Fisiologia Humana Sistema urinário.
CÁLCIO EXTRACELULAR PTH
FUNÇÃO: HOMEOSTASE OSMEORREGULAÇÃO
Sistema Excretor.
Osmorregulação Sistema Excretor.
Prof. Andreia Rizzieri Yamanaka
Sistema Urinário Proteja os filtros de seu corpo, Se os rins não funcionam bem, sua saúde vai mal ! Beba 2 litros de água por dia! Viva melhor com menos.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
SISTEMA EXCRETOR HUMANO
SISTEMA URINÁRIO.
Patologia e Dietoterapia nas Enfermidades Renais (Parte I)
de líquido extracelular
REGULAÇÃO DA OSMOLARIDADE DOS LÍQUIDOS CORPORAIS E EXAME DA URINA
Concentração e diluição urinária
Provinha 7 - Turma B Prova A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Quando há sobrecarga de K +, é importante que ocorra desvio da reabsorção de Na + de.
Provinha 5 – turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) Na secreção inadequada (aumentada) de hormônio antidiurético (HAD) é recomendável que.
Provinha 3 – Turma BProva A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Apesar da reabsorção de 67% do Na + filtrado em túbulos proximais, não há alteração na.
Sistema excretor.
Fisiologia do Sistema Urinário
Função tubular.
Manuseio tubular de Potássio – K+
Hidratação em Pediatria
Transporte de Na+, Cl- e H2O em néfron distal
Provinha 5 – Turma BProva A 1)Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A concentração de creatinina será sempre maior no final de segmento fino descendente.
Sistemas Excretores Professor Fernando Stuchi.
Função integrada Reabsorção, secreção e Depuração plasmática.
SISTEMA URINÁRIO HUMANO
Mecanismos de transporte através da membrana
EXCREÇÃO Eliminação de resíduos metabólicos e de substâncias tóxicas ingeridas ou originadas no próprio organismo.
Função, Constituintes, Mecanismo de ação
Disciplina de Fisiologia
Sistema Renal.
Fisiologia Renal 1.
SISTEMA EXCRETOR Professora Lívia Pola.
A ureia é produzida fígado (detoxificação hepática). 2 NH 3 + CO 2 → H2NH2N CH2NH2N O + H 2 O Excretas: substâncias que passam pelo interior das células.
Transcrição da apresentação:

REABSORÇÃO RENAL E FORMAÇÃO DE URINA CONCENTRADA RODIRLEY DUARTE DINIZ

IMPORTÂNCIA O organismo perde água continuamente por várias vias; A capacidade do rim em produzir uma urina concentrada, minimiza a ingestão de líquido necessária para manter a homeostasia. Função esta relevante principalmente quando há escassez de água no ambiente.

CONCENTRAÇÕES Plasma humano: 300mOsm/L Urina humana concentrada: 1200 a 1400mOsm/L - ~ 5 vezes mais que o plasma. Urina concentrada do camundongo saltitante do deserto: 10 000mOsm/L. Pode, inclusive, beber água do mar. Urina concentrada do castor (aquático): 500mOsm/L.

APLICAÇÃO MÉDICA Volume urinário obrigatório - humano de 70kg elimina 600mOsm de soluto por dia. Sendo a concentração urinária máxima de 1200mOsm/L, logo tem-se: (600mOsm/dia)/(1200mOsm/L)= 0,5L/dia Vítimas de naufrágio: água do mar [1200mOsm/L] logo, a cada litro ingerido perdem mais um para desintoxicarem = desidratação.

REABSORÇÃO Transportes ativos, passivos; Co-transportes, contra-transportes; Osmose; Transportes Transcelulares e paracelulares.

TÚBULO PROXIMAL

REABSORÇÃO E MECANISMO DE CONCENTRAÇÃO Passos para a excreção de uma urina concentrada: 1º Um nível alto de ADH; 1.1 Reabsorção de H2O pelo túbulo coletor cortical somente na presença de ADH. 1.2 Reabsorção de H2O pelo túbulo coletor medular na presença de ADH é favorecido pela hiperosmolaridade da medula renal.

REABSORÇÃO E MECANISMO DE CONCENTRAÇÃO 2º Uma alta osmolaridade do líquido intersticial medular renal; 2.1 Fluxo ativo de íons da alça de Henle e coletores para a medula; 2.2 Difusão de uréia dos coletores medulares para a medula; 2.3 Osmose.

CONTRIBUIÇÃO DA URÉIA A uréia contribui para um interstício medular hiperosmótico porque recircula do ducto coletor medular para a alça de Henle.

REABSORÇÃO E MECANISMO DE CONCENTRAÇÃO A causa mais importante da hiperosmolaridade medular é o co-transporte 1 sódio – 2 potássio – 2 cloreto através do epitélio do ramo ascendente da alça de Henle para o interstício medular. Camelos e camundongo saltitante do deserto possuem este trecho bem longo.

TROCA POR CONTRACORRENTE A troca por contra corrente nos Vasa Recta mantém a hiperosmolaridade da medula renal. Sem esse suprimento de vasos especiais, necessários para a nutrição das células medulares, os solutos bombeados na medula seriam rapidamente dissipados.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA Guyton A. C, Hall J. E: Tratado de Fisiologia Médica. 11ºed – 2006.

FIM Rodirley Diniz