Comério Exterior Sistema Financeiro Turismo 2ª Série EM C. 13 F 10
Comércio Atividade do setor terciário Maior desenvolvimento com a globalização Esfera da circulação Garante a realização do lucro
Objetivos do comércio exterior brasileiro Reduzir a vulnerabilidade externa da economia brasileira mediante a expansão das exportações e a substituição competitiva de importações Melhorar a competitividade de Cadeias Produtivas mediante o adensamento dessas cadeias e agregação de valor ao produto final
Brasil Vocação exportadora Tradicional exportador de: Minerais Produtos agrícolas Novos elementos na pauta: Bens manufaturados Artigos de alta tecnologia Importações: Sistemas produtivos Tecnologia Bens da 4ª Revolução Industrial GLOBAL TRADER: Negocia com vários mercados ao redor do mundo Não depende de um só bloco ou país
BALANÇA COMERCIAL Resultado da relação entre importação e exportação Brasil: Até 1980 pequenos superávits Aquisição de tecnologia e investimentos em infra – estrutura Depois de 1980: Mega – superávits ( dívida externa e interna ) Entre 1994/1998 déficits ( sobrevalorização do real) Atualmente: superávits apoiados no agro – bussiness, nas manufaturas e nas novas parcerias comerciais
CUSTO BRASIL Burocracia Impostos Transportes pouco integrados Câmbio sobrevalorizado Legislação que desencoraja investimentos
Corredores de Exportação Áreas destinadas a acelerar o fluxo de mercadorias Geralmente especializadas em um tipo de cadeia produtiva São Sebastião - petróleo Tubarão - soja Paranaguá - soja Itaqui - ferro e bauxita Santos - manufaturados
Desafios para o Brasil Consolidação e ampliação de novos mercados, em especial Rússia, China, África do Sul, Índia e Países Árabes. Revigoramento do Mercosul e aprofundamento das relações com a Comunidade Andina Promover a internacionalização de empresas brasileiras Aumentar a base exportadora
Parceiros
O que compram os parceiros ?
Estados
Sistema Financeiro Brasileiro Sofisticado ( para os padrões dos países subdesenvolvidos ) Elevado nível de automação Bancos privados Nacionais e internacionais Governamentais Federais e estaduais
Inflação (% a.m.)
Importância do Turismo Indústria sem chaminés Desenvolvimento dos meios de transporte Mais de um dia e menos de um ano Formas: Histórico Cultural Religioso Ecológico De negócios Litorâneo De aventura Safari FATORES: Infra – estrutura Segurança Sistema de transporte Preços competitivos Mão de obra qualificada
Viagens domésticas ( quando )
Exercícios