Educação 2ª Série EM
Educação no Brasil Hoje Desempenho educacional 71ª colocação entre 121 países PISA 2005 (Program for International Students Evaluation) Brasil ficou em 40º lugar entre 41 participantes Fontes: Unesco 2005
+ = Equação simples O Desafio do Brasil Hoje Reserva das oportunidades para uma pequena elite, com acesso às escolas particulares de boa qualidade Seleção para as melhores universidades baseada mais no melhor preparo + = Baixa qualidade da escola pública Contribui para acentuar a desigualdade social
ANALFABETISMO FUNCIONAL Educação: O Desafio do Brasil Hoje ANALFABETISMO FUNCIONAL 30 milhões de analfabetos (15 anos ou mais) BRASIL Fonte: INEP/MEC (2001)
35% dos analfabetos já freqüentaram a escola! Má qualidade do ensino Trabalho precoce Baixa escolarização dos pais Despreparo para tratar desta população
10,8 anos em média para percorrer da 1ª a 8ª série Perda de 41,3% 2. Fluxo Escolar ( MEC/INEP, 2005) 8ª 3.274.376 3.274.376 7ª 3.560.209 10,8 anos em média para percorrer da 1ª a 8ª série 6ª 3.993.340 5ª 4.691.702 4ª 4.199.969 3ª 4.434.820 2ª 4.709.176 5.575.388 1ª 2003
PODER ESTRATÉGICO oportunidades de desenvolvimento: capital intelectual capacidades inovadoras educação de alto nível formação contínua de seus cidadãos (Conferência Mundial sobre a Educação , UNESCO)
DIREITO À EDUCAÇÃO A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art. 205 CF.
PRINCÍPIOS acesso e permanência na escola. liberdade de aprender pluralismo de idéias e gratuidade do ensino público valorização dos profissionais do ensino gestão democrática garantia do padrão de qualidade.
ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA Fonte: Mec, 2005
Desafios : Acesso Rumo à Educação de 0 a 14 anos. Implantação da Escola Fundamental de Nove anos. Eliminação da evasão escolar; Ampliação da jornada escolar: Rumo ao tempo integral Expansão da educação infantil Apoio de medidas sócio-econômicas: Alimentação, transporte, material escolar e saúde
OBJETIVO ENSINO FUNDAMENTAL NOVE ANOS Assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem mais ampla.
Escola de Tempo Integral Ampliar o tempo de permanência Priorizar as comunidades de baixa renda. Ressignificar o currículo. Reduzir os índices de reprovação e evasão
Desafios:Valorização do Magistério Carreira própria. Salários dignos. Piso salarial Nacional. Concurso Público para ingresso. Formação Permanente Compromisso social do profissional
Infra Estrutura precária Fonte: Revista Carta Capital nº 382
FUNDEB Novos Recursos para Educação? Risco de transferência de recursos Mantém o Ensino Fundamental. CN incluiu as crianças de 0 a 3 anos. Inclusão do Ensino Médio, EJA e pré-escola.