Modelo para Design de Interfaces

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Introdução a Algoritmos
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Os projetos.
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
APSOO Aula 03.
Teste de Software.
Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010
Engenharia de Software
UML Material retirado da apostila do Professor Cesar Augusto Tacla
FACULDADE DOS GUARARAPES
Interface Usuário Máquina
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Metodologia de Desenvolvimento de Software
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
USABILIDADE.
IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
Interfaces gráficas e Interfaces Web
3. Como identificar requisitos?
O processo do design da interação
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Adaptabilidade Refere-se à capacidade do sistema de reagir conforme o contexto, e conforme as necessidades e preferências do usuário.
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Processos de Software II
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
Usabilidade, funcionalidade e estética
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Quando só o que se tem é um martelo, se acha que tudo que tem no mundo é prego (?) Como você vê o mundo em sua volta.
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Fundamentos de Engenharia de Software
DIAGRAMA DE CASO DE USO Prof. Fabíola Gonçalves C. Ribeiro.
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Thiago Francisco Bergmann-
POWER POINT.
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
A aplicação da Engenharia Semiótica no design da interface de usuário do software ASK2000 Jair C Leite Salerno Silva DIMAp - UFRN.
Usabilidade. Por que se preocupar com usabilidade? Garantir que as pessoas que usam nosso produto estejam no centro do nosso projeto de design Olhar o.
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages Visite nosso site.
Modelos de Processo de Software
Guia de Abertura de Chamado
Engenharia de Usabilidade
O Tux Paint é um software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. Possui várias ferramentas para que qualquer usuário iniciante possa, com.
Laboratório de Programação
Aon Affinity Unis: Módulo Pendências – Manual do Usuário.
Processos do Design 27/09.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Apresentando o MC OS Darwin: Darwin é o nome do núcleo do Mac OS X. Segundo os especialistas da Apple, o Darwin é uma grande evolução, graças aos esforços.
Backup DE DADOS DO USUÁRIO. Cópia de segurança dos dados no computador, alguns fáceis e outros trabalhosos, de acordo com a quantidade de dados. Utilizado.
Retaguarda - Bloquear Programa
Integração de Ferramentas CASE
IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)
Fundamentos de Interface
O BrOffice.org Impress é um software livre que permite a manipulação total sobre apresentações gráficas. O Impress permite a criação, apresentação e colaboração.
Engenharia de Software
Capítulo 4: Projeto e Desenvolvimento de um SAD
© Nabor C. Mendonça Processo / Metodologia de Desenvolvimento de Software.
Normas ISO ISO – Projeto centrado no usuário
Coordenação Regional de Tecnologia na Educação
Processo e Qualidade.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Um bom design de interface é importante? Por quê? –Aumento de 25 a 40% na produtividade do usuário –Economia ao reprojetar.
Profa. Reane Franco Goulart. É uma representação de engenharia de algo que vai ser construído. Para a engenharia de software o projeto foca em quatro.
SENAI 1Informática básica Barbara RebeccaIveteClaudia.
PORTAL DO AGENTE Guia de acesso rápido.
Microsoft Excel.
Aula 02 de Eng. de Requisitos
Pré-Projeto Multimídia
Aula 04 – Analise de Sistemas Profª Rita de Cassia Gaieski
Felipe do Espírito Santo Análise de sistemas - AS Conceito de Engenharia de Sistemas.
Transcrição da apresentação:

Modelo para Design de Interfaces

O que é Design? É a atividade intelectual de conceber e descrever um produto a partir dos requisitos de seus potenciais usuários. Esta atividade requer técnicas e ferramentas adequadas, aliadas à criatividade, ao talento e à experiência do designer. Não é simplesmente aquilo que se vê na tela do computador. • Envolve atividades específicas (ex: como as de banco).

Apresentação do produto concebido O produto concebido em uma atividade de design precisa ser apresentado através de um protótipo e/ou de uma especificação. A prototipação consiste na descrição do que foi concebido, utilizando materiais mais baratos e dimensões reduzidas (ex: maquetes), permitindo que se faça uma avaliação prévia do produto. A especificação consiste na descrição abstrata, rigorosa, idealmente correta e completa do produto, utilizando uma notação ou linguagem adequadas.

Apresentação do produto concebido O design de interfaces de usuário é uma atividade que requer análise dos requisitos dos usuários, concepção, especificação e prototipação da interface, e avaliação da utilização do protótipo pelos usuários. Diversos modelos do desenvolvimento de software baseados em prototipação argumentam que este processo deve ser realizado de forma cíclica, isto é, a avaliação deve levar a um novo design e ser posteriormente avaliado.

Protótipo e a abordagem semiótica Na abordagem da Engenharia Semiótica, a mensagem do designer contempla tanto a funcionalidade quanto o modelo de interação. A interface é, portanto, responsável por fazer o usuário ter condições de interagir com a funcionalidade do sistema. O design da interface de usuário depende da especificação dos modelos de interação e da funcionalidade do sistema.

Desenvolvimento de sistemas No desenvolvimento de sistemas centrado no usuário, a especificação da funcionalidade e a do modelo de interação são derivadas do modelo de tarefas (considerando também os diferentes perfis de usuários) e são a base para o restante do desenvolvimento. A partir destas especificações, o designer da interface deve realizar a especificação detalhada da interface de acordo com o modelo de interação, bem como a construção de um protótipo de interface. Num processo de design baseado em prototipação apenas este último é realizado.

Avaliação do sistema O protótipo da interface deverá permitir uma avaliação da interação com os usuários do sistema. Esta avaliação pode ser feita utilizando-se dois tipos de testes básicos: testes de usabilidade e testes de comunicabilidade. Os testes de usabilidade visam avaliar fatores relacionados com facilidade de uso, produtividade, flexibilidade e satisfação do usuário. Os testes de comunicabilidade visam avaliar as decisões do designer em termos de escolhas de signos de interface para comunicar melhor o modelo conceitual da aplicação.

Resumindo o processo de design Resumindo, o processo de design de interfaces inicia-se com a análise de usuários e tarefas (que constitui a análise de requisitos) e deve ser conduzido num processo cíclico ou iterativo no qual cada passo apresenta evoluções a partir da etapa anterior. Cada ciclo envolve a especificação da funcionalidade e do modelo de interação, a prototipação de interfaces (que possibilite a interação de acordo como o modelo especificado) e a sua avaliação junto aos usuários. A partir desta avaliação um novo ciclo de especificação, prototipação e avaliação deve ser realizado.

Como você refaria a interface do Google?

INTERFACE DO USUÁRIO E EVOLUÇÃO DAS INTERFACES Um bom design de interface é importante? Por quê? Aumento de 25 a 40% na produtividade do usuário Economia ao reprojetar as telas O design afeta o dia‐a‐dia do usuário e da organização diretamente Há um impacto direto no tempo com consequências graves

Bom, e a interface do usuário Bom, e a interface do usuário? Por que você diz que é a parte mais importante de um sistema computacional? Primeiro, porque é o próprio sistema para a maioria dos usuários A interface do usuário tem sido uma exigência dele próprio Ela engloba desde softwares com linhas de comando até as interfaces GUI para chegar hoje às interfaces Web

Linhas de comando As CUI’s (interface de comandos com o usuário) estão relacionadas ao hardware e ao SO; Não há como desfazer; O DOS é um exemplo típico

Interfaces gráficas do usuário Criação atribuída a Ivan Sutherland, que projetou o Sketchpad •Revolução atribuída à criação do mouse, de Douglas Engelbert, na XEROX PARC, originando outras revoluções Primeira interface efetivamente GUI: Xerox in‐house Primeiro sucesso comercial foi o Macintosh da Apple (barra de menu + menu pull down)

Exercícios práticos de prototipação (01) Crie o protótipo de uma janela para abrir um arquivo de imagem, onde o usuário poderá selecionar a imagem em uma lista e visualizar uma prévia antes de efetivamente abri-la. Caso a imagem não exista na listagem, o usuário poderá criar uma nova imagem, direcionando o sistema para uma nova tela (detalhada abaixo). A tela de criação de novas imagens deverá permitir ao usuário informar o nome do arquivo, sua largura e altura, selecionar o formato e a cor de fundo e marcar se a imagem terá fundo transparente. Ao final, ele poderá criar a imagem ou cancelar.

Exercícios práticos de prototipação (02) Crie o protótipo para um terminal de auto atendimento bancário que serve apenas para saques. Considere que o usuário poderá efetuar o saque apenas utilizando seu cartão magnético e informando sua senha pessoal.