CONCEITO COMPONENTES DE UM SISTEMA SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

SIG – Perspectiva Empresarial SI Objetivo: mostrar que SI é uma solução organizacional e seus componentes Prof. Eduardo.
TEMA FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS
GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS I
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Arquitetura e organização de computadores Aula 02 Conceitos Gerais Prof. Diovani Milhorim.
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
7130 – Adminstração de Sistemas de Informação
Gestão Estratégica da Informação
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
COMPLEXIDADE SISTÊMICA
Sistemas Operacionais de Rede
GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ANÁLISE DE REQUISITOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Introdução aos Sistemas de Informação
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Tecnologia da Informação
Montagem e Manutenção de Computador I
Análise e Projeto de Sistemas
Tecnologia da informação Aula 1 – Introdução - Fundamentos dos componentes do Sistema de Informação. Profº Erich.
BEM-VINDO À DISCIPLINA Lógica de Programação
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Por que estudar sistemas de informação?
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Princípios de Sistemas de Informação
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA Professor: Augusto Baía.
O QUE É UM SISTEMA.
Análise e Projeto de Sistemas de Informação 2o. Semestre de 2014
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
1 Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 3 Conceitos Básicos de Comunicação de Dados Alberto Martins Júnior.
Escola Básica nº2 Rio Tinto Tecnologias da Informação e Comunicação
Administração 2°semestre - Aula 1
Sistemas de Informação
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
Sistemas de informação para processos produtivos
Introdução à Informática
Profª. Vanilde Manfredi
MÉTODOS E TECNICAS EM ERGONOMIA
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
Conceitos básicos: dados, informação e conhecimento
Sistemas de Informação Gerencial
E-commerce e E-business
Fundamentos de Comunicação de Dados e protocolos de redes Aula 2
Gestão do Conhecimento e da Informação
Componentes básicos de um computador
ALOCAÇÃO DE RECURSOS Suporte material que o processo precisa para ser executado e poder cumprir as metas preestabelecidas. São equipamentos, instalações.
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Colégio Agrícola “José Bonifácio” Redes – Componentes de uma rede Prof. Carlos Eduardo Caraski.
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Sistemas de Informação
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
Administração de Sistemas de Informação 7º Sem
Disciplina:Sistemas de Informação
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Sistemas de Informação
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Sistema de Informações Qualidade e Armazenamento das Informações O impacto das mudanças e as Tendências em SIs Papéis Fundamentais de SI na Empresa.
Tipos de Sistema Simples Poucos componentes com relação entre os elementos descomplicada e direta Complexo Muitos elementos relacionados e interconectados.
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
Sistemas de Informação
Sistema de Informações Conceitos fundamentais. PSI Eliana Aparecida Alves 2 Feedback e controle  Feedback são dados sobre o desempenho de um sistema.
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Transcrição da apresentação:

CONCEITO COMPONENTES DE UM SISTEMA SISTEMA DE INFORMAÇÃO

SISTEMA Sistema pode ser definido como um grupo de elementos inter-relacionados ou em integração que formam um todo unificado. É um grupo de componentes que trabalham rumo a uma meta comum, recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação.

SISTEMA Um sistema dessa ordem (às vezes chamado sistema dinâmico) possui três componentes ou funções básicas em interação: Entrada: envolve a captação e reunião de elementos que ingressam no sistema para serem processados. Processamento: envolve processos de transformação que convertem insumos (entrada) em produto. Saída: envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transfomação até seu destino final.

EXEMPLO Um sistema industrial recebe matéria – prima como ENTRADA e produz bens acabados como SAÍDA. Um sistema de informação é um sistema que recebe recursos (dados) como entrada e os processa em produtos (informações) como saída. Uma empresa é um sistema no qual os recursos econômicos são transformados pelos diversos processos de negócios em bens e serviços.

FEEDBACK E CONTROLE Um sistema dotado desses componentes é conhecido , às vezes, como sistema cibernético, ou seja, um sistema automonitorado, auto regulado . Feedback são dados sobre o desempenho de um sistema. Controle envolve monitoração e avaliação do feedback para determinar se um sistema está se dirigindo para realização de sua meta.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO Podemos dizer, por exemplo, que um sistema de informação é provido de recursos e atividades. Um SI depende dos recursos humanos, de hardware (máquina e mídia), software (programas e procedimentos), dados (banco de dados e bases de conhecimentos) e redes (mídia de comunicação e apoio de rede) para executar suas atividades de entrada, processamento, produção, armazenamento e controle que convertem recursos de dados em produtos de informação.

RECURSOS HUMANOS São necessárias pessoas para operação de todos os sistemas de informação. Os recursos humanos abrangem: Usuários finais – (também chamados de clientes) são as pessoas que utilizam um sistema de informação ou a informação que ele produz; Especialistas em SI – são as pessoas que desenvolvem e operam sistemas. Incluem-se nesse rol os analistas, programadores, operadores de computador, pessoal gerencial, técnico e administrativo de SI.

RECURSOS DE HARDWARE O conceito compreende todos os dispositivos físicos e equipamentos no processamento de informações. Não abrange apenas as máquinas, como computadores mas também todas as mídias de dados.

RECURSOS DE SOFTWARE Refere-se ao conjunto de instruções de processamento da informação. Incluem-se nesse conceito genérico de software não só o conjunto de instruções operacionais chamados programas que dirigem e controlam o hardware, mas também o conjunto de instruções de processamento de informações requisitadas por pessoas, chamados procedimentos.

RECURSOS DE DADOS Dados são mais do que matéria-prima dos SI, devem ser efetivamente administrados para beneficiar todos os usuários finais de uma organização. Os recursos de dados normalmente são organizados em: . bancos de dados que guardam dados processados e organizados e; . base de conhecimento que guardam conhecimento em uma multiplicidade de formas como fatos, regras e exemplos ilustrativos sobre prática de negócios bem-sucedidas.

RECURSOS DE REDE O conceito de recursos de rede enfatiza que as rede de comunicação são um componentes de recurso fundamental de todos os sistemas de informação. Os recursos de rede compreendem : . mídia de comunicação: são exemplos o fio de par trançado, o cabo coaxial, o cabo de fibra ótica etc. . suporte de rede: como por exemplo os processadores de comunicação, sendo eles moldem, os processadores de ligação entre redes, e os software de controle de comunicação.

ATIVIDADES DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Entrada – de recursos de dados. Processamento – dados em informações. Saída – de produtos de informação. Armazenamento – de recursos de dados. Controle– controle do desempenho do sistema.

QUALIDADE DE INFORMAÇÃO

ANALISANDO OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA GE Agora, por meio dos estudos entregues, tentaremos reconhecer ou visualizar os recursos utilizados, as atividades executadas e os produtos de informação do seu sistema de informação.