Conceitos básicos da gestão da informação nas organizações

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Transcrição da apresentação:

Conceitos básicos da gestão da informação nas organizações Neste ambiente encontram-se inseridas a empresa, os parceiros e concorrentes, os gestores e os profissionais de tecnologia; O profissional de tecnologia é o responsável pelo desenvolvimento, implantação e manutenção de SI’s; Para facilitar esta atividade é importante compreender o sustentáculo da configuração do sistema provedor de informações;

Modelo “... descrição do funcionamento de um sistema, representando uma construção em particular...” (Peleias) Tem por finalidade facilitar o entendimento e a manipulação das relações entre as variáveis de um sistema que foram retiradas da realidade; O arquiteto utiliza a maquete, o gestor o organograma e o contador o balanço patrimonial; Importante ferramenta para conceber algo e representar, simular ou idealizar a realidade;

Vantagens vs. Desvantagens Emerge de forma gráfica; Simplifica a visualização das variáveis; Auxilia na identificação das relações; Compreensão de relações complexas; Base para estabelecer e aprimorar parâmetros; Limita a identificação de todas as variáveis relevantes que influenciam uma situação; Definição do que deve ser mensurado e dos procedimentos a tomar; Dificuldades de entendimento entre desenvolvedores e usuários;

Modelo de Decisão Diz respeito à identificação de eventos futuros; Pressupõe a existência de alternativas viáveis e disponíveis para o gestor; A escolha do modelo depende das variáveis envolvidas, grau de controle sobre elas, nível de certeza quanto à decisão, ...

Seqüência lógica de tomada de decisão, por Gautier e Underdown: Reconhecer a existência de um problema ou a necessidade de tomar uma decisão; Definir todas as alternativas de solução para um problema; Coletar todas as informações relevantes para as alternativas de solução; Decidir sobre a melhor alternativa de solução, selecionando a mais bem classificada; Validar a decisão por meio das informações de Feedback;

Tipos de Modelo de Decisão, segundo Philip Kotler: Caracterização Modelos de Decisão de Simulação Permitem a formulação e avaliação de alternativas antes de sua implantação, permitindo a criação de cenários futuros e teste de alternativas. Modelos de Decisão de Otimização Estruturados por relações matemáticas para selecionar uma única alternativa ótima, tendo como orientação a função-objetivo do decisor. Modelos de Decisão Heurísticos Utiliza rotinas computadorizadas para encontrar uma solução satisfatória, pois a heurística é um conjunto de regras que elimina alternativas inadequadas.

Modelo de Mensuração É definida por diversos autores como a atribuição de números a objetos, de acordo com regras, especificando o objeto a ser medido, a escala e as dimensões; A complexidade do processo de mensuração está na identificação dos atributos ou eventos que se pretende mensurar e no sistema relacional numérico a ser aplicado para representar a inter-relação entre os mesmos; Mensurar algo que ainda vai acontecer é uma tarefa que pode não seguir padrões de precisão e fidedignidade;

Etapas para a caracterização do modelo de mensuração, segundo Reinaldo Guerreiro: Identificar o tipo de decisão a ser tomada Identificar o sistema relacional empírico Identificar a característica de interesse da medição Identificar a unidade de mensuração Definir a base conceitual, ou seja, critérios de mensuração; Identificar o sistema relacional numérico Analisar o sistema de mensuração caracterizado à luz de: purpose view (informação adequada) e factual view (confiabilidade, validade, tipo de escala e significado numérico)

Modelo de Informação Deve ser estruturado com base na análise dos modelos de decisão e mensuração; Os SI’s devem fornecer informações básicas de acordo com a necessidade dos gestores pra as devidas tomadas de decisão;

Interação entre os modelos Decisão Mensuração Informação Tomada

Modelo de Gestão Representação teórica do processo de administrar uma organização, garantindo o cumprimento da missão para a qual foi concebida; Visa garantir que as decisões dos gestores contribuam para otimizar o desempenho da organização; O Sistema de Informações é dependente do sistema de gestão;