REUNIÃO ABIA/ANVISA São Paulo, 29/06/07.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
QUALIDADE da LEGISLAÇÃO
Comitê de DESONERAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO Brasília, DF, agosto de 2011.
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
Mesa Redonda IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS
Informação Nutricional Complementar
Rotulagem Nutricional
VII Seminário Internacional CPC “A Convergência das Normas Contábeis”
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
AGENDA DE NEGOCIAÇAO COLECTIVA RELACIONADA COM HIV/SIDA.
ERIIE Entidade Regional Inspectora de Instalações Eléctricas FEUP 2006/03/31 Mário Pinheiro.
A CL Alves Alimentos é uma empresa familiar, fundada em 1963.
Situação Atual Lei 7.802/89: todas as atividades com agrotóxicos Decreto 4.074/02 – regulamenta a Lei 7.802/89 Necessidade de: Instrução.
0 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Câmara Temática de Insumos Agropecuários - CTIA Audiência Pública Norma que esclareça e harmonize.
Revisão PPA Elaboração do PLOA 2006
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
Reunião do Programa de Iniciação Científica
As reuniões para apreciação de protocolo de pesquisa ocorrem periodicamente na última quarta-feira de cada mês. ELIANE MARQUES DUARTE DE SOUSA.
COMITÊ GESTOR GAT Implantação-piloto da nova ART e do Módulo SIC-ART
NOVA SISTEMÁTICA DE CONCESSÃO DE ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
META DESCRIÇÃO 01 Orientar a implantação de 5 Ouvidorias (pelo menos) nos Creas e Mútua, até dezembro de Sistematizar a rotina da Ouvidoria, até.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Contexto Acidentes do trabalho em 2004: Diversas formas de vínculo
FMASE 1º Workshop- GT de Licenciamento Ambiental do FMASE
Patrícia Ferreira Abreu Sociedade Brasileira de Nefrologia
Manual de Organização do Sistema Financeiro SISORF
Defesa dos usuários e da qualidade dos planos de saúde
Desafios e Propostas para o Desenvolvimento
ESTRATÉGIA PARA CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES DE SEGURANÇA EM MÁQUINAS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA Diálogo público-privado em prol do desenvolvimento tecnológico,
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
Roteiro de condução da reunião
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
GRUPO DE TRABALHO PARA REVISÃO DA RESOLUÇÃO RDC 175/2003, “REGULAMENTO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS PREJUDICIAIS À SAÚDE.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
Orientação de Serviço nº 05/2013 – GGMED
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de Abril de 2006 Fortaleza – CE.
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar - COPISS
RN 100/05 e IN DIPRO 11/ /06 Registro de Planos na concessão de Autorização de Funcionamento das Operadoras de Planos de saúde CSS - 12 Dezembro.
Workshop sobre Certificação de Equipamentos Eletromédicos
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
1º Encontro Nacional da ANAUNI para o CONSULTIVO - Tema: O papel das Consultorias Jurídicas e NAJs na viabilização de políticas públicas: novas perspectivas.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Atualização do Rol de Procedimentos Odontológicos Geraldo Almeida Lima – Junho de 2009 Workshop 04.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Gerência de Produtos Especiais GGALI / ANVISA
Rotulagem Nutricional Gerência de Produtos Especiais
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Peticionamento Eletrônico
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
PROCEDIMENTOS PROUNI (EAD)
Proposta Aprovada no 8º Congresso Nacional de Profissionais Inserção Internacional do Sistema Confea/Crea 31 de janeiro de 2015 Sãp Paulo - SP.
CURSO DE GESTÃO DE CONVÊNIOS SEAGRI  Plano de trabalho  Atividade grupal Leyla Bianca Costa.
NACIONAIS E IMPORTADOS
Regulamentação de Alimentos
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Alimentos PROCEDIMENTOS DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE MATERIAL DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO AO TRABALHO – ANIMASEG.
GMR 11/12/2008 Reunião Grupo Médico Regulatório. GMR 11/12/2008 Pauta Mudança na Presidência da ABIMIP CP 02/08 – Farmacovigilância CP 40/08 – Bula Padronizada.
ROTULAGEM DE ALIMENTOS EMBALADOS
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa Audiência Pública PLC 34, de 2015 (Origem PL 4.148, de 2013) Altera a Lei nº , de 24 de março.
DESAFIOS DAS EMPRESAS DE INGREDIENTES FRENTE AS BARREIRAS REGULATORIAS DO PAÍS FI/2012.
Transcrição da apresentação:

REUNIÃO ABIA/ANVISA São Paulo, 29/06/07

Sobre a ABIA Dentre os seus objetivos, estão:     colaboração com os poderes públicos ou entidades públicas ou privadas, no estudo e equacionamento de problemas da alimentação no País, de forma a assegurar uma legislação adequada e que atenda às constantes evoluções tecnológicas.

ABIA E ANVISA- GGALI Importância do diálogo contínuo para a discussão e solução de assuntos de interesse comum; Participação prévia nas discussões e alterações da legislação; Importância de uma agenda positiva de trabalho; Reuniões periódicas (mensais).

A Agenda Revisão das Portarias nº s 27 e 31/98- Informação Nutricional Complementar e Alimentos Enriquecidos; Revisão da Portaria nº 27/98- Gorduras Trans; Alimentos com Alegações de Propriedades Funcionais- Informe Técnico nº09/04 e Site Anvisa; Declaração de aromas no rótulo dos alimentos; Revisão da Resolução nº03/01- Edulcorantes; Codex Alimentarius e Mercosul; Aspectos técnicos da CP nº71/06-Propaganda de Alimentos.

Revisão das Portarias nº s 27 e 31/98 2005: Proposta ABIA de revisão das Portarias nºs 27 e 31/98 enviada a ANVISA; 2006 e 2007: Solicitação do Uruguai de incluir o assunto na Agenda Mercosul e apresentação de proposta.

Revisão da Portaria nº27/98- Gorduras Trans Proposta ABIA de revisão da Portaria nº 27/98: critério para o atributo “não contém” atrelado à gordura saturada; Em 2007: Perguntas freqüentes ANVISA- critério para utilização do claim “não contém gorduras trans”.

Alimentos com Alegações Funcionais Plenamente Reconhecidas- Informe Técnico nº 09/04 Contradição entre o IT nº09/04 e a Resolução nº18/99 quanto ao uso de alegações plenamente reconhecidas: instabilidade normativa; Novo Informe Técnico em elaboração pela ANVISA.

Alegações Funcionais Aprovadas e Lista de Novos Ingredientes - Site ANVISA 2005: orientações para a utilização destas e proibição do uso de algumas alegações antes aprovadas; 2006: Em revisão; 2007, de “volta ao site” – com diversas alterações; Uso das alegações- Algumas Dificuldades: Critérios não claros; Exigências não previstas em legislação; Comunicação no rótulo.

Declaração de aromas no rótulo Publicação do Informe Técnico nº 26/07 (em revisão); Pleito ABIA: Proposta de Atualização alinhada à referências internacionais (Codex,EU e Mercosul) a ser construída conjuntamente.

Edulcorantes 2006: Proposta ABIA de revisão; 2007: Novas aprovações no Codex Alimentarius; Necessidade de revisão da legislação- Resolução-RDC ANVISA nº03/01.

Codex Alimentarius Agilização na internalização de normas aprovadas no Codex.

Mercosul Reuniões prévias (ex.: BPF, Informação Nutricional Complementar); Agenda positiva alinhada aos interesses brasileiros.

OBRIGADA!