Aula 4: Análise da Situação de Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elaboração de Projetos Socioeducativos e Culturais
Advertisements

UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Descrever sistema de saúde
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Epidemiologia das doenças transmissíveis e das não transmissíveis
Políticas de Segurança Pública
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
EPIDEMIOLOGIA Prof. Eduardo Furtado Flores
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
Secretaria de Estado da Saúde
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
enquadramento de corpos de água
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
O que é o potencial social?
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
Cenários Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
Determinantes da Saúde
ABORDAGEM ECOSSISTÊMICA EM SAÚDE
XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, a XII Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o V Prêmio David Capistrano,
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE
Território É mais que uma área geográfica é um espaço social em permanente construção com um perfil demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
PROJETO ARTICULADO DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA UNIVERSIDADE ABERTA Apresentação para Grupo Soges, União Européia e Representantes do Ministério de.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011.
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARA EQUIPES DO PSF/PACS
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Determinantes Sociais: Conceito e Ação para a Promoção da Saúde
Ciências Naturais 9.º ano
TERRITORIALIZAÇÃO.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
INDICADORES DE SAÚDE Profa. Priscilla Indianara Di Paula Pinto Taques.
PROMOÇÃO DA SAÚDE.
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
O CURRÍCULO COMO CONFLUÊNCIAS DE PRÁTICAS
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Alberto Pellegrini Filho Secretaria Técnica
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo EERP/USP Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento.
Envelhecimento: Processo pessoal? Tarsila Cunha. Envelhecimento Devemos levar em conta alguns fatores, quando nos referirmos ao envelhecimento: O desenvolvimento.
CRITÉRIOS DE JUSTIÇA PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: reconhecimento, redistribuição, representação e realização. José Henrique de Faria.
APOIO: ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO – SMS CUIABÁ.
ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA
twitter.com/funasa.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Vigilância em Saúde.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
PLANEJASUS Aula 4: Análise da Situação de Saúde. ASIS Definição: É a identificação, descrição, priorização e explicação dos Problemas de Saúde da população.
Transcrição da apresentação:

Aula 4: Análise da Situação de Saúde PLANEJASUS Aula 4: Análise da Situação de Saúde

ASIS Definição: É a identificação, descrição, priorização e explicação dos Problemas de Saúde da população Objetivo Identificar necessidades sociais de saúde Determinar prioridades de Ação

Caracterização da População: ASIS - Identificação Caracterização da População: Variáveis Demográficas Número de habitantes com distribuição por sexo, idade e local de residência (urbano/rural), fluxos de migração,... Sócio-Econômicas (Renda, inserção no mercado de trabalho, ocupação, condições de vida,...) Culturais (Grau de instrução, hábitos, comportamentos,...) Políticas (desejos, interesses, necessidades e demandas)

Caracterização das Condições de Vida: ASIS - Identificação Caracterização das Condições de Vida: Condições Ambientais Abastecimento de água, coleta de lixo e dejetos, esgotamento sanitário, condições de habitação, acesso a transporte, segurança e lazer) Características dos Sujeitos Nível educacional, inserção no mercado de trabalho, tipo de ocupação, nível de renda, formas de organização social, religiosa e política

Caracterização do Perfil Epidemiológico SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ASIS - Identificação Caracterização do Perfil Epidemiológico Indicadores de Morbidade Indicadores de Mortalidade SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Descrição dos Problemas: ASIS - Descrição Descrição dos Problemas: O quê? (Problema) Quando? (Atual ou Potencial) Onde? (territorialização) Quem? (que indivíduos ou grupos sociais)

ASIS - Priorização Definição A determinação de prioridades é a escolha de Problemas e Ações aos quais se concederá um investimento maior em termos de intensidade das intervenções. Qual a importância da determinação de prioridades? Quem determina as prioridades? Como se determina prioridades? Articulação Racionalidades técnica e política Critérios Objetivos: Magnitude, Transcendência, Vulnerabilidade e Custos (CENDES/OPS)

Explicação Situacional de Problemas ASIS - Explicação Explicação Situacional de Problemas “Explicação situacional é uma reconstrução simplificada dos processos que geram os problemas destacados pelo ator, de tal forma que os elementos constituintes desses processos aparecem sistematicamente interconectados na geração desses problemas e de suas características particulares”

ASIS - Explicação O conceito de Situação Elementos da Situação “A situação é a explicação da realidade, elaborada por uma força social em função de sua ação e de sua luta com outras forças sociais. Ela refere-se ao ator da explicação, seus oponentes e aliados, suas ações, às ações de seus oponentes e aliados, assim como à realidade social construída no processo social. Esta realidade apresenta-se como dada num certo momento da formação social, mas é produto da luta constante por manter, reproduzir e transformar o sistema”. Elementos da Situação A identidade do ator que explica A posição da qual explica (dentro ou fora do sistema) O referencial ou ponto de vista que o ator adota na explicação O que o ator explica: problemas, nós causais, relações entre os nós, iniciativas, respostas, etc.

ASIS - Explicação Perspectivas da explicação situacional em saúde Racionalidade técnico-sanitária O modelo ecológico: agente –hospedeiro- ambiente O modelo sócio ecológico: Fatores do hospedeiro – fatores ambientais externos – fatores de conduta pessoal O campo da saúde: biologia humana,ambiente (físico, psicológico,social) ,estilo de vida (riscos ocupacionais, padrões de consumo, lazer) , serviços de saúde. O modelo da determinação social em Saúde: Reprodução social: momentos (biológico, ecológico,econômico, consciência e conduta) Modo de vida e saúde: condições sócio-econômicas, ambientais e culturais gerais, condições de vida e trabalho, redes sociais e comunitárias, estilo de vida, idade gênero e fatores hereditários.

Modelo de Determinação Social da Saúde

Modelo de Determinantes da Equipe de Eqüidade da Organização Mundial de Saúde

Sistematização de Informações Árvore de Problemas A Árvore de Problemas é um diagrama simples cujo objetivo é organizar de modo ordenado as informações utilizadas para explicação do problema identificando suas causas (determinantes e condicionantes) e conseqüências.

Análise de Situação de Saúde Síntese Análise de Situação de Saúde Seleção de problemas que afetam a grupos específicos da população Enumeração dos fatos, que por sua forma e conteúdo são assumidos como relevantes (suficientes e necessários) para descrever os problemas selecionados Uma explicação: a identificação do complexo de relações entre os múltiplos processos, em diferentes planos e espaços, que produzem os problemas Elementos para a Análise da Situação de Saúde Mapeamento dos atores Identificação das perspectivas de análise utilizadas pelos diversos atores

Síntese A complexidade inerente às ASIS demanda que este seja um processo contínuo, de aperfeiçoamento progressivo do conhecimento acerca das tendências, para a construção de cenários possíveis das ações a serem desencadeadas no presente. A ASIS não pode ser, portanto, um diagnóstico esporádico, pontual. A ASIS requer o desenvolvimento e manutenção de Sistemas de Informação ao nível local

Situação inicial e situação objetivo Situação inicial: problemas e oportunidades A noção de problema Tipologia de problemas O valor dos problemas O arquivo de problemas Perspectivas da explicação situacional de um problema (racionalidades) Situação objetivo: direcionalidade do plano