A POLIFONIA Renascimento pleno – 1420 – 1520; Proliferação das vozes; 1525 – 1600 – período de manifestações artísticas; 1600 – 1750 – Barroco; 1725 – 1750 – Rococó na França;
MANEIRISMO PINTURA MEADOS DO SÉCULO XVI; ROMA E FLORENÇA; AMANEIRAMENTO SUPERFICIALIZADOR “VISÃO INTERIOR DO ARTISTA” SOBRE A AUTORIDADE DA NATUREZA E DO ANTIGO; QUEBRA DO EQUILÍBRIO CLÁSSICO;
BUSCA POR MAIS DE UMA VERDADE; OUTROS IDEAIS DE CORPOS; PARGIANINO – AUTO-RETRATO - 1524
PARGIANINO – A MADONA DO PESCOÇO COMPRIDO
MANEIRISMO “ELEGANTE” MUITOS RETRATOS; BELEZA EXTRATERRENA; ESTIRPE Vs. INDIVIDUALIDADE; ESQUECIMENTO PÓS – 1600; AGNOLO BRONZINO – BIA DE MEDICI
TINTORETTO – A ÚLTIMA CEIA – 1592-94
PROTO - BARROCO ANTECIPAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS BARROCAS; INÍCIO EM 1520; CORREGGIO – PRINCIPAL REPRESENTANTE; PERSPECTIVA ILUSIONISTA; ESPAÇO VAGO; FIGURAS ESVOAÇANTES;
AUSÊNCIA DA GRAVIDADE; CORPOS SADIOS E ENERGÉTICOS; ÊXTASE ESPIRITUAL E O CARNAL; PROTO-BARROCO É TRABALHADO PÓS 1600; CORREGGIO – JÚPITER E IO - 1532
REALISMO ITALIANO BRÉSCIA E VERONA (FAIXA NORTE); REALIDADE COTIDIANA; TEMAS CRISTÃOS EM UM ÂMBITO COTIDIANO; PAOLO VERONESE – A MORTE DE CRISTO
CONTRAPONTO COM O RENASCIMENTO: O HOMEM NÃO É IDEALIZADO; O HOMEM VISTO NA SUA DIMENSÃO CORPÓREA; NENHUMA TENTATIVA DE RETRATAR A ALMA HUMANA; PAOLO VERONESE – CRISTO NA CASA DE LEVI - 1573 FOI ACUSADO PELA SANTA INQUISIÇÃO POR RETRATAR CRISTO COM BÊBADOS, ANÕES, ALEMÃES E BOBOS.
Renascimento setentrional TARDIO – ALEMANHA, PAÍSES BAIXOS, FRANÇA; GUERRA DE CEM ANOS ENTRE O RENASCIMENTO E O GÓTICO FINAL; 1500 – 1600; REFORMA (BERÇO ALEMANHA);
BARROCO NA ITÁLIA 1600 – 1750; BARROCO: IRREGULAR, CONTORCIDO, GROTESCO; SÉC. XVII MARCA A SEPARAÇÃO DA CIÊNCIA E DAS ARTES; CONTRA-REFORMA; CATOLICISMO REVIGORADO, O ESATADO ABSOLUTISTA, NOVO PAPEL DA CIÊNCIA;
ROMA PATROCÍNIO PELO PAPADO; ROMA COMO A MAIS BELA CIDADE DO MUNDO CRISTÃO; CONTRA-REFORMA: OS MISTÉRIOS DA FÉ COMO EXPERIÊNCIA INTERNA ABERTA A TODOS OS HOMENS;
RELIGIOSIDADE NATURALIZADA; LUZ NATURAL E SIMBÓLICA; CARAVAGGIO- 1599-1602 – A VOCAÇÃO DE S. MATEUS;
PARTICIPAÇÃO EFETIVA DE MULHERES (ARTISTAS); CENAS ERÓTICAS E VIOLENTAS; NARRATIVA TRÁGICA DE HERÓIS BÍBLICOS; DRAMA INTERIOR DO ARTISTA; ARTEMÍSA GENTILESCHI
DINAMISMO; ESVOAÇAMENTO; GUERCINO – A AURORA
ARQUITETURA DINÂMICA; ENERGIA EXPRESSIVA; OSTENTA A VITÓRIA DO CRISTIANISMO SOBRE O MUNDO PAGÃO; VIVA; DESENVOLVIMENTO DAS ESTRUTURAS DO SÉCULO II E III; ROMPIMENTO COM A IDÉIA DE SIMETRIA CORPORAL (RENASCENTISTA)
FRANCESCO BORROMINI – FACHADA DE SÃO CARLO
ESCULTURA RECONHECE-SE COMO INSPIRADA PELO HELENISMO; PERSONAGENS COM AÇÕES DIRIGIDAS; IMAGENS COMO METADES DE UM PAR; FIGURAS NÃO AUTÔNOMAS; FORÇAS INTERNAS QUE DETERMINAM A MOVIMENTAÇÃO DA IMAGEM;
GIAN LORENZO BERNINI
O TEATRO PINTADO CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS CÊNICOS; PINTURA, ESCULTURA E ARQUITETURA; DOIS OBSERVADORES – A ARTE E O PÚBLICO; ILUSÃO; FIGURAS COLOCADAS NO PLANO DO OBSERVADOR;
MULTIPLOS OBSERVADORES; ESTÁTUAS NO CHÃO; PINTURAS NO TETO; A LUZ VEM DE UMA JANELA AUTÊNTICA; GIOVANNI BATTISTA GAULLI
RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO BARROCO o predomínio do emocional sobre o racional; o artista fica livre de qualquer regra ou padrão para liberdade de criação; busca de efeitos decorativos e visuais; a busca de forte realismo pela inspiração popular; composição dinâmica;
predomínio da vertical sobre a horizontal com eliminação da linha reta, com fuga do geométrico; a estreita relação das artes, através da arquitetura e escultura intimamente ligadas; valorização do entalhe na construção de altares, com luxo na decoração e aplicação a ouro; pintura de tetos com efeitos ilusionistas; fachadas simples, contraste entre a simplicidade do exterior com a opulência decorativa do interior, era a tônica na arquitetura; violentos contrastes de luz e sombra eram marcantes na pintura;
TEMA BARROCO CONTRADIÇÕES: CÉU E TERRA; FÉ E RAZÃO; RELIGIOSO E PROFANO; DESEJO DO EU E DESEJO DE DEUS;
CLASSICISMO BARROCO FRANÇA; 1660 – 1685; GOVERNO ABSOLUTISTA DE LUÍS XIV; DISPUTANDO COM ROMA A CAPITAL DAS ARTES PLÁSTICAS; TARDIA ENTRADA DO PROTO-BARROCO; HUMANISMO FRANCÊS;
PINTURAS COM ASPECTOS DE ESCULTURAS (BARROCO); CLAREZA, EQUÍLIBRIO E MODERAÇÃO (CLÁSSICOS); ESVOAÇAMENTO (BARROCO); APELO MAIS PARA INTELIGÊNCIA QUE PARA OS SENTIDOS (CLÁSSICO); RELAÇÃO ENTRE EMOÇÃO E ACONTECIMENTO (BARROCO); INTERIORES SUNTUOSOS E EXTERIORES SIMPLES;
NICOLAS POUSSIN
ROCOCÓ FRANCÊS 1725 – 1750; MORRE LUÍS XIV; A ALTA NOBREZA NÃO SE RESTRINGE MAIS A CORTE DE VERSALHES; CONSTRUÇÃO DE ELEGANTES MORADIAS; TERRENOS IRREGULARES; ESTILOS ÍNTIMOS E FLEXÍVEIS; UTILIZAÇÃO DE CONCHAS;
HOMEM CORTESÃO AMANTE DA BOA VIDA; RECUPERAÇÃO DA LEVEZA DOS TRAÇOS; SUAVIDADE DA COR; ELEGÂNCIA SOBREPOSTA AO REALISMO; ESCULTURAS MENORES; GESSO E MADEIRA;
O BEIJO ROUBADO – JEAN HONORÉ FRAGONARD