A POLIFONIA Renascimento pleno – 1420 – 1520; Proliferação das vozes;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Arte Gótica.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
Arte Barroca O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente,
O Barroco Barroco é um termo há muito utilizado para designar o período que vai de 1600 a 1750, refletindo a religiosidade européia. INTRODUÇÃO No final.
Barroco.
Escola Angelina Jaime Tebet.
Barroco Flamengo.
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
A arte barroca Barroco: Estilo artístico dominante entre , nasceu em Roma como instrumento da Igreja católica para impressionar os crentes com.
Características Gerais
Romantismo.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
BARROCO s.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
História da Cultura e das Artes A cultura do palco: As artes barrocas
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Tema D – Portugal no contexto europeu dos séculos XII a XIV
Humanismo e individualismo
BARROCO.
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
Aspectos do Renascimento cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Barroco e Rococó 8º Ano 2º Bimestre.
ROCOCÓ.
ARTE RENASCENTISTA III Trimestre e 172
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
Teatro Linha do tempo.
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
A arte e a mentalidade barrocas
Barroco no Brasil ( ).
Barroco.
ARTE BARROCA.
RENASCIMENTO.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
ARTE BARROCA.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
MODERNIDADE RENASCIMENTO.
Filosofia Religiosa Santo Agostinho –
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Renascimento ou Renascença Prof. Fábio Mesquita. Tempo: aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII; Período marcado por transformações.
História da Cultura e das Artes
IDADE MÉDIARENASCIMENTO  Homem e natureza – criação do DIVINO  Uso de icones  Didática  O belo é divino  Igreja: instituição mais importante  Oposta.
ARTE MEDIEVAL E RENASCENÇA
Rococó Uma arte ornamental.
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
HISTÓRIA DA ARTE Arte Barroca.
Barroco Prof.ª Jéssica Gravino.
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Neoclassicismo e Romantismo
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
História da arte: breves considerações
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
RENASCIMENTO CULTURAL
O BARROCO.
ARTE GÓTICA.
Barroco.
Transcrição da apresentação:

A POLIFONIA Renascimento pleno – 1420 – 1520; Proliferação das vozes; 1525 – 1600 – período de manifestações artísticas; 1600 – 1750 – Barroco; 1725 – 1750 – Rococó na França;

MANEIRISMO PINTURA MEADOS DO SÉCULO XVI; ROMA E FLORENÇA; AMANEIRAMENTO SUPERFICIALIZADOR “VISÃO INTERIOR DO ARTISTA” SOBRE A AUTORIDADE DA NATUREZA E DO ANTIGO; QUEBRA DO EQUILÍBRIO CLÁSSICO;

BUSCA POR MAIS DE UMA VERDADE; OUTROS IDEAIS DE CORPOS; PARGIANINO – AUTO-RETRATO - 1524

PARGIANINO – A MADONA DO PESCOÇO COMPRIDO

MANEIRISMO “ELEGANTE” MUITOS RETRATOS; BELEZA EXTRATERRENA; ESTIRPE Vs. INDIVIDUALIDADE; ESQUECIMENTO PÓS – 1600; AGNOLO BRONZINO – BIA DE MEDICI

TINTORETTO – A ÚLTIMA CEIA – 1592-94

PROTO - BARROCO ANTECIPAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS BARROCAS; INÍCIO EM 1520; CORREGGIO – PRINCIPAL REPRESENTANTE; PERSPECTIVA ILUSIONISTA; ESPAÇO VAGO; FIGURAS ESVOAÇANTES;

AUSÊNCIA DA GRAVIDADE; CORPOS SADIOS E ENERGÉTICOS; ÊXTASE ESPIRITUAL E O CARNAL; PROTO-BARROCO É TRABALHADO PÓS 1600; CORREGGIO – JÚPITER E IO - 1532

REALISMO ITALIANO BRÉSCIA E VERONA (FAIXA NORTE); REALIDADE COTIDIANA; TEMAS CRISTÃOS EM UM ÂMBITO COTIDIANO; PAOLO VERONESE – A MORTE DE CRISTO

CONTRAPONTO COM O RENASCIMENTO: O HOMEM NÃO É IDEALIZADO; O HOMEM VISTO NA SUA DIMENSÃO CORPÓREA; NENHUMA TENTATIVA DE RETRATAR A ALMA HUMANA; PAOLO VERONESE – CRISTO NA CASA DE LEVI - 1573 FOI ACUSADO PELA SANTA INQUISIÇÃO POR RETRATAR CRISTO COM BÊBADOS, ANÕES, ALEMÃES E BOBOS.

Renascimento setentrional TARDIO – ALEMANHA, PAÍSES BAIXOS, FRANÇA; GUERRA DE CEM ANOS ENTRE O RENASCIMENTO E O GÓTICO FINAL; 1500 – 1600; REFORMA (BERÇO ALEMANHA);

BARROCO NA ITÁLIA 1600 – 1750; BARROCO: IRREGULAR, CONTORCIDO, GROTESCO; SÉC. XVII MARCA A SEPARAÇÃO DA CIÊNCIA E DAS ARTES; CONTRA-REFORMA; CATOLICISMO REVIGORADO, O ESATADO ABSOLUTISTA, NOVO PAPEL DA CIÊNCIA;

ROMA PATROCÍNIO PELO PAPADO; ROMA COMO A MAIS BELA CIDADE DO MUNDO CRISTÃO; CONTRA-REFORMA: OS MISTÉRIOS DA FÉ COMO EXPERIÊNCIA INTERNA ABERTA A TODOS OS HOMENS;

RELIGIOSIDADE NATURALIZADA; LUZ NATURAL E SIMBÓLICA; CARAVAGGIO- 1599-1602 – A VOCAÇÃO DE S. MATEUS;

PARTICIPAÇÃO EFETIVA DE MULHERES (ARTISTAS); CENAS ERÓTICAS E VIOLENTAS; NARRATIVA TRÁGICA DE HERÓIS BÍBLICOS; DRAMA INTERIOR DO ARTISTA; ARTEMÍSA GENTILESCHI

DINAMISMO; ESVOAÇAMENTO; GUERCINO – A AURORA

ARQUITETURA DINÂMICA; ENERGIA EXPRESSIVA; OSTENTA A VITÓRIA DO CRISTIANISMO SOBRE O MUNDO PAGÃO; VIVA; DESENVOLVIMENTO DAS ESTRUTURAS DO SÉCULO II E III; ROMPIMENTO COM A IDÉIA DE SIMETRIA CORPORAL (RENASCENTISTA)

FRANCESCO BORROMINI – FACHADA DE SÃO CARLO

ESCULTURA RECONHECE-SE COMO INSPIRADA PELO HELENISMO; PERSONAGENS COM AÇÕES DIRIGIDAS; IMAGENS COMO METADES DE UM PAR; FIGURAS NÃO AUTÔNOMAS; FORÇAS INTERNAS QUE DETERMINAM A MOVIMENTAÇÃO DA IMAGEM;

GIAN LORENZO BERNINI

O TEATRO PINTADO CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS CÊNICOS; PINTURA, ESCULTURA E ARQUITETURA; DOIS OBSERVADORES – A ARTE E O PÚBLICO; ILUSÃO; FIGURAS COLOCADAS NO PLANO DO OBSERVADOR;

MULTIPLOS OBSERVADORES; ESTÁTUAS NO CHÃO; PINTURAS NO TETO; A LUZ VEM DE UMA JANELA AUTÊNTICA; GIOVANNI BATTISTA GAULLI

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO BARROCO o predomínio do emocional sobre o racional; o artista fica livre de qualquer regra ou padrão para liberdade de criação; busca de efeitos decorativos e visuais; a busca de forte realismo pela inspiração popular; composição dinâmica;

predomínio da vertical sobre a horizontal com eliminação da linha reta, com fuga do geométrico; a estreita relação das artes, através da arquitetura e escultura intimamente ligadas; valorização do entalhe na construção de altares, com luxo na decoração e aplicação a ouro; pintura de tetos com efeitos ilusionistas; fachadas simples, contraste entre a simplicidade do exterior com a opulência decorativa do interior, era a tônica na arquitetura; violentos contrastes de luz e sombra eram marcantes na pintura;

TEMA BARROCO CONTRADIÇÕES: CÉU E TERRA; FÉ E RAZÃO; RELIGIOSO E PROFANO; DESEJO DO EU E DESEJO DE DEUS;

CLASSICISMO BARROCO FRANÇA; 1660 – 1685; GOVERNO ABSOLUTISTA DE LUÍS XIV; DISPUTANDO COM ROMA A CAPITAL DAS ARTES PLÁSTICAS; TARDIA ENTRADA DO PROTO-BARROCO; HUMANISMO FRANCÊS;

PINTURAS COM ASPECTOS DE ESCULTURAS (BARROCO); CLAREZA, EQUÍLIBRIO E MODERAÇÃO (CLÁSSICOS); ESVOAÇAMENTO (BARROCO); APELO MAIS PARA INTELIGÊNCIA QUE PARA OS SENTIDOS (CLÁSSICO); RELAÇÃO ENTRE EMOÇÃO E ACONTECIMENTO (BARROCO); INTERIORES SUNTUOSOS E EXTERIORES SIMPLES;

NICOLAS POUSSIN

ROCOCÓ FRANCÊS 1725 – 1750; MORRE LUÍS XIV; A ALTA NOBREZA NÃO SE RESTRINGE MAIS A CORTE DE VERSALHES; CONSTRUÇÃO DE ELEGANTES MORADIAS; TERRENOS IRREGULARES; ESTILOS ÍNTIMOS E FLEXÍVEIS; UTILIZAÇÃO DE CONCHAS;

HOMEM CORTESÃO AMANTE DA BOA VIDA; RECUPERAÇÃO DA LEVEZA DOS TRAÇOS; SUAVIDADE DA COR; ELEGÂNCIA SOBREPOSTA AO REALISMO; ESCULTURAS MENORES; GESSO E MADEIRA;

O BEIJO ROUBADO – JEAN HONORÉ FRAGONARD