O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Controle da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal na Atenção Básica
Advertisements

Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
A HISTÓRIA DO SUS José Ivo Pedrosa
Ações Estratégicas na Atenção Básica
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul I Encontro Nacional da Rede de Comunicação para Vigilância e Investigação.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO NO SUS
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Sistema de Rastreamento do Câncer de Mama
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Informações de Vigilância Sanitária na microrregião de Irecê Questões para Reflexão Abril/maio 2011.
Papel da DIREG no Apoio Técnico aos Municípios
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
GRUPO PERMANENTE DA SAÚDE
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Secretaria da Saúde SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ:
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
REDE AMAMENTA BRASIL EM MATO GROSSO DO SUL
DOCUMENTOS UTILIZADOS
Foco de Atuação: Atenção Básica
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Regionalização Solidária.
Saúde Integral da Criança
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
INDICADORES DO PACTO PELA VIDA NO RN
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Pacto pela Saúde Profa. Daniela Aquino.
DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA -GO
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
Abril de 2007 Vera Lúcia Edais Pepe
CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE E REGIONALIZAÇÃO Conselho Nacional de Saúde – setembro 2013.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Secretaria de Estado da Saúde/Goiás SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Própria construção do.
REDE AMAMENTA BRASIL EM MATO GROSSO DO SUL
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA OS FÓRUNS REGIONAIS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Auditório da Anvisa Brasília16/05/2008 O PDVISA Um breve resgate de seus propósitos,
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
Julho 2009 SEMINÁRIO COM OS CONSELHEIROS MUNICIPAIS DO MATO GROSSO DO SUL.
Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Transcrição da apresentação:

O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA

PACTO PELA VIDA (Idoso, Câncer de Colo do Útero e de Mama, Mortalidade Infantil e Materna, Doenças Emergentes e Endemias, Atividades de Promoção da Saúde, Atenção Básica) CONTRIBUIÇÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA: VIGILÂNCIA DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA E DOS RISCOS NO DOMICÍLIO; VIGILÂNCIA DOS RISCOS E AVALIAÇÃO QUANTO AO USO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE (SERVIÇOS DE DIAGNÓSTICO); VIGILÂNCIA DAS UNIDADES DE SAÚDE DE ASSISTÊNCIA AO PARTO; VIGILÂNCIA DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM UNIDADES BÁSICAS E HOSPITALARES; ATIVIDADES RELATIVAS À PRODUÇÃO, CONSUMO, PROPAGANDA E ÀS RELAÇÕES DE CONTROLE DOS PRODUTOS SUJEITOS À VIGILÂNCIA SANITÁRIA; CONTROLE DE QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO.

PACTO EM DEFESA DO SUS CONTRIBUIÇÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA: ATIVIDADES QUE ENVOLVEM A PARTICIPAÇÃO E O CONTROLE SOCIAL (Consulta Pública, audiência pública, câmaras técnicas setoriais) PRODUÇÃO E DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO(ALERTAS, INFORMES TÉCNICOS,ETC); ORGANIZAR O ACOLHIMENTO DAS QUEIXAS E DAS DENÚNCIAS(INTEGRAÇÃO COM OS SERVIÇOS DE OUVIDORIA); SENSIBILIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES DE SAÚDE, PARA ATUAÇÃO JUNTO À COMUNIDADE, FORTALECENDO A COMPREENSÃO, MOBILIZAÇÃO E INFORMAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA.

PACTO DE GESTÃO CONTRIBUIÇÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA: DESCENTRALIZALÇAO(Gestão e Planejamento): Participação ativa e efetiva nas Bipartites; Apoio e Cooperação Técnica aos municípios; Elaboração e adoção do Plano Diretor de VISA como instrumento de definição de prioridades para a Vigilância Sanitária; Elaboração e execução de Planos de Ação, Programação Integrada e Pactuada, Termos de Compromisso;

PACTO DE GESTÃO CONTRIBUIÇÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA: INTEGRALIDADE DAS AÇÕES( Intersetorialidade e Vigilância em Saúde): Incorporação dos conceitos de Risco e de Epidemiologia; Construção de Mapas de Risco Ambientais (agrotóxicos, contaminação do solo, resíduos, produtos químicos perigosos) Fomento à função de Investigação; Implantação de Redes de Articulação Intersetoriais;

PACTO DE GESTÃO CONTRIBUIÇÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA: REGULAÇÃO: Acompanhar e avaliar a execução das ações programadas e metas pactuadas com os municípios; Implantação do Sistema de Notificação de Eventos Adversos e Queixas Técnicas (Farmácias Notificadoras, Hospitais Sentinela) Controle de propaganda (substituição do aleitamento materno), análise de rotulagem de alimentos (NBCAL ) Utilização de mecanismos e critérios para avaliação do uso de produtos e serviços sujeitos à Vigilância Sanitária e outras inovações tecnológicas, considerando a avaliação de impactos e suas conseqüências para a saúde.

PACTO DE GESTÃO CONTRIBUIÇÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA: GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE: Regulamentação da Força de Trabalho (desprecarização) e dos Processos de Trabalho; Estruturação de carreira que contemple as especificidades da ação típica de Estado, característica da Vigilância sanitária; Definição de estratégias de identificação de necessidades para a educação permanente; Formação de Equipe Multidisciplinar.

PACTO DE GESTÃO CONTRIBUIÇÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA: RESPONSABILIDADE SANITÁRIA( Regionalização, Pactuação e Termos de Compromisso): Eleição de prioridades e alocação de recursos (PDVISA); Elaboração e execução da Programação Pactuada Integrada – PPI e dos Termos de Compromissos; Monitoramento e Avaliação da Programação Pactuada Integrada – PPI e dos Termos de Compromisso; Considerar a necessidade de Cooperação Técnica.

“Só quem tem força interior supera as dificuldades do dia-a-dia e brilha, enfim, como estrela.“ Autor: Walcyr Carrasco

Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental CONTATOS: Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Av. Anhanguera, nº 5.195 – Setor Coimbra Goiânia-GO - CEP: 74.043-011 (62) 3201- 4141 / 3201 – 4137 FAX: 3201-4101 E-mail: visago@visa.goias.gov.br Site: www.visa.goias.gov.br