Secretaria Estadual de Saúde Superitendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunização e Rede de Frio Coordenação de Normatização MONITORAMENTO RÁPIDO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Funcionalidades do Menu Superior – Tabelas, Operações em Lote
Advertisements

SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
Registro correto x Avaliação correta
DEMANDA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
NOVA DEMANDA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Selo de Qualidade da Informação
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação.
INTRODUÇÃO DA VACINA TETRA VIRAL
Registro de doses aplicadas na II etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Seguimento contra Sarampo “A informação oportuna e de qualidade.
(Sarampo, caxumba, rubéola e varicela - atenuada)
SI-PNI Sistemas de Informações do Programa Nacional de Imunizações
ESTRATÉGIA PARA VACINAÇÃO CONTRA O VÍRUS DA INFLUENZA PANDÊMICA (H1N1)
SITUAÇÃO EPIDEMIOLOGICA DAS DOENÇAS EXANTAMÁTICAS NO ESTADO DE GOIAS
Avaliação das coberturas vacinais da hepatite B
CIMA/DEINF/CADASTRO DE ALUNOS
Avaliação da qualidade do Sistema de Informação da vacinação
Ferramentas para avaliação de cobertura de vacinação [comentários rápidos] Inquéritos de cobertura de imunização
ALERTA AOS CASOS DE DIFTERIA (CRUPE) NO BRASIL
Modelo de Estimativa de Risco de Incidência de Tuberculose em Municípios Brasileiros Mineração de Dados Cleiton Lima Eric Ferreira.
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA BUSCA DIRECIONADA DE NASCIMENTOS E ÓBITOS
Vigilância das Coberturas Vacinais Resultados 2009
Outros Sistemas de Informações em Saúde
Levantamento Rápido de Indices do
Sistema de Informação para Gestão e Assistência a Saúde - SIGA
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA COORDENADORIA DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS VISÃO GERAL DO SISTEMA SIMPLES / SERPRO – E ROTINAS.
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS MARCO LEGAL MARCO LEGAL - LEI Nº O marco legal de avaliação do PPA 2004/2007 é constituído pelo Art. 12 da Lei nº ,
REUNIÃO TÉCNICA DE MONITORAMENTO
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO DAS SUBPREFEITURAS
Escolha PNLD 2010 Passo a Passo
1.
Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares
MANUAL CAF – CONTROLE ACADÊMICO FINANCEIRO
Censo, Caracterização e Diagnóstico
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
SISC Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Brasília, março de 2014.
PAR – Plano de Ações Articuladas
Incidência de poliomielite e cobertura vacinal com a VOP*,
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA.
FIQUE SABENDO de novembro a 1º de dezembro
II - As Estratégias e Gestão da Supervisão
SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – SVS
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
PLANO DE AÇÃO PARTICIPATIVO
7º ENCONTRO DE COORDENADORES(AS) REGIONAIS E MUNICIPAIS: IMUNIZAÇÃO, VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E ATENÇÃO BÁSICA Medidas de Controle Social por meio de.
II E NCONTRO I NTERNACIONAL DE P ARCEIROS DO P ROJETO RS-10 B RASIL /V IDA NO T RÂNSITO EM 2013 Brasília Novembro de Observatório de Saúde Urbana.
S ISTEMA DE I NFORMAÇÃO DE V IGILÂNCIA DA Q UALIDADE DA Á GUA PARA C ONSUMO H UMANO (S ISAGUA ) N OVA VERSÃO DO S ISAGUA - C ONTROLE M ENSAL DE SAA - Departamento.
Reunião sobre Monitoramento e Avaliação do Programa Ação Família-viver em comunidade Nov/2007.
PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
POPULAÇÃO-ALVO E AMOSTRA Capítulo 10 – Richardson
Secretaria Estadual de Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunizações e Rede de Frio Coordenação de Normatização MONITORAMENTO RÁPIDO.
REGISTRO DE DOSES APLICADAS Vacinação contra HPV
Metodologia de avaliação da qualidade dos dados da imunização [ DQS]( Data quality self-assessment ) [1] - [Eduardo S. Ponce Maranhão – o ppt](Grupo de.
Saúde do Adolescente O Ministério da Saúde (BRASIL, 1989) estabeleceu as bases programáticas do Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD), tendo como áreas.
CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE
VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA
17ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe
REGISTRO DE DOSES APLICADAS Vacinação contra HPV
Ações Estratégicas do PETI Contribuições do CadÚnico
CAMPANHA NACIONAL DE MULTIVACINAÇÃO
Usando Excel Prof. Rosemberg Trindade. Parte 1 Representação tabular de distribuição com variáveis discretas e contínuas.
Cobertura vacinal do calendário básico da criança
PROJETO ESTRUTURADOR SAÚDE EM CASA REVISÃO DE METAS FERNANDO SANTOS SCHNEIDER GERENTE ADJUNTO Março
PROJETO ESTRUTURADOR SAÚDE EM CASA REVISÃO DE METAS FERNANDO SANTOS SCHNEIDER – GERENTE ADJUNTO Março
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Recomendações para vacinação em pessoas infectadas pelo HIV
Vigilância das Doenças Exantemáticas Sarampo e Rubéola Mônica S.Stavola – técnica da GDITR.
Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.
Sistema Vigilante 2012/2013 Informes gerais. É uma ferramenta para agregação / consolidação de dados que busca facilitar / agilizar o monitoramento e.
Transcrição da apresentação:

Secretaria Estadual de Saúde Superitendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunização e Rede de Frio Coordenação de Normatização MONITORAMENTO RÁPIDO DE COBERTURA (MRC) PÓS CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO – 2013 Ludmila B. Mochizuki dos Reis Coordenação de Normatização/GIRF/SUVISA/SES Goiânia 2013

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC É uma atividade recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para supervisão das ações de vacinação. É um método útil para avaliação da situação vacinal local e seus resultados devem ser utilizados para definir ou redefinir ações de vacinação, melhorar as coberturas vacinais e a homogeneidade de coberturas. Em geral o MRC sucede a uma ação de intensificação vacinal. A utilização desse método, como nos demais, deve ser uma ação de responsabilidade compartilhada intergestores tendo como parâmetros as metas pré- estabelecidas de coberturas vacinais para cada tipo de vacina nos respectivos grupos alvos da vacinação.

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Justificativa: As vacinas avaliadas no MRC serão: Pneumocócica 10 valente e Meningocócica C conjugada; População alvo: Crianças de idade seis meses a menores de cinco anos. Permitirá estabelecer uma relação entre o início do esquema vacinal e a idade da criança; Conhecer a proporção de crianças vacinadas tardiamente com esquema adequado para a idade. OBS: Ressalta-se que em virtude de haver disponibilidade da vacina Pneumo 13 no serviço privado, e eventualmente em alguns municípios, e a vacina Pneumo 7 anteriormente disponível no CRIE até 2010, existe a possibilidade de encontrar crianças na idade elegível para o MRC vacinadas com estas vacinas, portanto, deverão ser consideradas na avaliação da situação vacinal para avaliação de coberturas para estas vacinas.

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Objetivos: Geral: Avaliar as coberturas vacinais das vacinas Pneumocócica e Meningocócica C conjugada em crianças de seis meses a quatro anos onze meses e vinte nove dias (6m < 5 anos) Específicos: - Conhecer o total e percentual de crianças entre seis e menores de cinco anos de idade vacinadas com as vacinas Pneumocócica e Meningo C em diferentes níveis de agregação da informação (municípios, unidades federadas e no país); - Identificar e vacinar não vacinados com estas vacinas, iniciando, completando esquema vacinal com o intuito de melhorar a cobertura vacinal e a homogeneidade de coberturas para estas vacinas e aumentar a imunidade da população, visando reduzir a incidência de infecções preveníveis por estas vacinas.

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Esquema vacinal adequado e oportuno para objeto do MRC Vacina Pneumocócica (7,10 ou 13 valente): - Esquema vacinal oportuno: 1ª dose (D1) realizada em criança até 6 meses e a 3ª dose (D3) antes da criança completar 1 ano de idade e uma dose de reforço é realizada na criança preferencialmente entre 12 e 15 meses. - Esquema vacinal adequado: Início do esquema de vacinação depois dos 6 meses de idade * Esquema vacinal iniciado em criança a partir de 7 até 9 meses de idade; * Esquema vacinal iniciado em criança a partir de 10 até 11 meses de idade; * Esquema vacinal iniciado em criança a partir de 12 meses a menor de 2 anos de idade

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Esquema vacinal adequado e oportuno para objeto do MRC Vacina Meningocócica C conjugada: - Esquema vacinal oportuno: 1ª dose (D1) realizada em criança até 9 meses e a 2ª dose (D2) antes da criança completar 1 anos de idade e uma dose de reforço realizada preferencialmente entre 12 e 15 meses. - Esquema vacinal adequado: Início do esquema de vacinação depois dos 9 meses de idade: * Esquema vacinal iniciado em criança a partir de 10 até 11 meses de idade; * Esquema vacinal iniciado em criança a partir de 12 meses a menor de 2 anos de idade. A coleta dos dados responderá o percentual de crianças com o esquema oportuno e adequado.

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Metodologia: Deve ser iniciado a partir da finalização da campanha de multivacinação para crianças entre 6 meses e 5 anos; O âmbito geográfico para estimar a cobertura vacinal é o município; O número de MRC em cada município depende do tamanho da população-alvo da multivacinação e o número de salas de vacinas do município; O âmbito para a coleta de dados é o domicílio elegível (aqueles com crianças de 6 meses < 5 anos) localizados em setores selecionados por sorteio

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Critérios de inclusão: Domicílio elegível: aquele que tem crianças residentes na faixa etária do MRC (6 m < 5 anos); Criança elegível (alvo da avaliação): aquelas residentes no domicílio elegível que estejam na faixa etária entre seis meses e menor de 5 anos. A criança pode estar presente ou ausente. Critérios de exclusão: Domicílio que não tem criança na faixa etária elegível; Crianças residentes fora da faixa etária estabelecida; Crianças que mesmo na faixa etária elegível que não são residentes OBS: Se for informada a existência de criança residente que esteja sem comprovante de vacinação no momento da visita para comprovar o estado vacinal, é recomendável retornar em outra oportunidade no domicílio na perspectiva de encontrar essa criança e avaliar o seu estado vacinal.

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Definição do número de entrevistas para o MRC

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Número de entrevistas estabelecidas para o MRC Para saber quantas entrevistas o município realizaria foram estabelecidos os seguintes critérios: 1º Passo: Dividir a população alvo da campanha pelo número de salas de vacina do município; Ex: 1.650 / 6 = 275** 2º Passo: O resultado obtido desta divisão seria comparado com os parâmetros predefinidos: < 1.000 ** Entre 1.000 e 5.000 Entre 5.000 a < de 10.000 ≥ a 10.000 3º Passo: Identificando o número de entrevistas por salas de vacinas: Multiplicar o número de salas de vacinas pela variável pré-definida:

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Para encontrar os 2% da população alvo a ser entrevistada deve ser realizada a seguinte operação: multiplicar a população alvo por 2 e dividir por cem. Em seguida para definir o número de MRC a ser realizado nesse município deve-se dividir a população alvo pelo total de entrevistas que seriam feitas em cada MRC se fosse adotado o critério população alvo por sala de vacina (25 ou 50 ou 75 ou 100 pessoas) Por exemplo: considerando um município que tem 103.695 crianças < 5 anos de idade (≥ 50 Mil) e 168 salas de vacinas, aplicando-se a operação acima indicada tem-se o seguinte: 103.695 X 2/100 = 2.074. Neste município devem ser entrevistadas no mínimo 2.074 crianças. Para saber quantos MRC deveriam ser realizados neste município divide- se população alvo pelo total de salas de vacinas: 103.695/168 = 617,2. Ou seja, um valor inferior a 1.000. Pelo critério definido aplica-se 25 entrevistas em cada MRC Neste caso, para chegar ao total de MRC divide-se a população a ser entrevistada pelo número de entrevistas em cada MRC, ou seja: 2.074/25=83 MRC.

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Organização e programação do trabalho de campo Definir o melhor dia para realizar a coleta dos dados considerando os horários em que é mais provável encontrar o público alvo e seus responsáveis em casa; A coleta e tabulação dos dados de cada área onde se iniciou o monitoramento devem ser realizadas em um dia. Definir os recursos necessários para o MRC: transporte, vacina, seringas e agulhas, planilhas do MRC para registro (formulário MRC e boletim diário APIWEB ou registro de vacinado do SIPNI); Designar um supervisor das equipes de monitoramento; Formar as equipes com no mínimo 2 pessoas: entrevistador e vacinador; Solicitar apoio de agentes comunitários e outras lideranças que conheçam a localidade;

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Organização e programação do trabalho de campo Padronizar as equipes na metodologia de entrevista, registro e tabulação de dados; Digitar os dados coletados no site do MRC (pni.datasus.gov.br > SERVIÇOS . Enviar dados de MRC); O entrevistador, preferencialmente deve ser externo ao estabelecimento responsável pela área, para que o monitoramento seja o mais imparcial e objetivo possível. - As crianças “não vacinadas” para qualquer vacina objeto do MRC devem ser vacinadas com a com a dose segundo o esquema recomendado; - As doses administradas devem ser registradas no site do MRC em local específico e nos boletins diários de doses aplicadas do APIWEB ou no SIPNI onde este sistema já foi implantado; - Ter o cuidado de fazer o registro correto da dose da vacina administrada durante o MRC nos campos de registros conforme seja a dose do esquema 1ª (D1); 2ª (D2); 3ª (D3), Reforço (REF).

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Procedimentos seleção da criança entrevistada Selecionar aleatoriamente um bloco/quadra/quarteirão do setor sorteado para iniciar a coleta dos dados; Se o setor é muito grande, dividir novamente em setores para selecionar o bloco/quadra/quarteirão que iniciará o MRC; Visitar o número necessário de casas até completar o número de crianças entrevistadas. Nenhum MRC deve ter menos de 25 crianças entrevistadas; Seguir a rota em sentido horário até completar o número de crianças que precisam ser entrevistadas.

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Entrevista ANOTAR A DATA DE REALIZAÇÃO DO MRC, e outros dados de identificação para facilitar a digitação PASSO 1

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Entrevista PASSO 2 Solicitar algum documento* e anotar a DATA DE NASCIMENTO de todas as crianças residentes Solicitar algum documento* e anotar a DATA DE NASCIMENTO de todas as crianças residentes EXISTEM CRIANÇAS RESIDENTES ENTRE 6 MESES E 5 ANOS? SIM SIM Os registro de indivíduos deve ser segundo domicílio. Se a quantidade de residentes for maior que 5, passar para a linha posterior atentando para a digitação no site! O formulário só tem domicílio 1,2,3 mas devem ser visitados tantos domicílios quantos necessário para completar o número de crianças. Pode-se imprimir vários formulários e alterar o número do domicílio. NÃO NÃO Ir para outro domicílio Ir para outro domicílio

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Entrevista PASSO 3 Marcar X, no SIM A CRIANÇA POSSUI COMPROVANTE DE VACINAÇÃO* CONTRA PNEUMO (7,10 OU 13) E MENINGO C? SIM Copiar as datas da aplicação das vacinas PNEUMO (7,10 ou 13) e MENINGO C, de acordo com a dose (D1, D2, D3, DU, REF) NÃO NÃO Marcar X, no NÃO Marcar X, no NÃO Deixar em branco as datas de aplicação da vacina *Os cartões de vacinação podem ter registro destas vacinas nas mais diversas formas e locais. Atentar para localização deste registro!

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Entrevista PASSO 4 Marcar com X o motivo da criança não estar vacinada, para a criança que não tem nenhuma dose, ou está com esquema atrasado, ou incompleto para uma ou para as duas vacinas. Perguntar ao entrevistado o porquê, sem apontar os motivos, esperando do entrevistado a resposta, interpretar-lá e marcar a mais adequada Marcar com X o motivo da criança não estar vacinada, para a criança que não tem nenhuma dose, ou está com esquema atrasado, ou incompleto para uma ou para as duas vacinas. Perguntar ao entrevistado o porquê, sem apontar os motivos, esperando do entrevistado a resposta, interpretar-lá e marcar a mais adequada

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Entrevista PASSO 5 Verificar a necessidade de receber alguma dose de vacina Verificar a situação vacinal e completar ou iniciar o esquema vacinal de PNEUMO 10 ou MENINGO C ou AMBAS Os quadros auxiliam a tomada de decisão: 1 – Verificar a idade da criança, no momento do MRC 2 – Contar quantas doses de cada vacina a criança possui 3 – Executar a ação prevista

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Orientação para a vacinação das crianças conforme a situação vacinal encontrada para a vacina Pneumocócica 10 valente (conjugada)

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Orientação para a vacinação das crianças conforme a situação vacinal encontrada para a vacina Pneumocócica 10 valente (conjugada) Exemplos: 7 a 9 meses com nenhuma dose: 3 doses com intervalo mínimo de 30 dias e o Reforço aos 12 e 15 meses; 10 a 11 meses com nenhuma dose: 2 doses com intervalo mínimo de 30 dias e o Reforço 13 a 15 meses; 11 a 12 meses com nenhuma dose: 1 dose e o Reforço 13 a 15 meses. 12 a 23 meses sem nenhuma dose ou com esquema incompleto – dose única

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Orientação para a vacinação das crianças conforme a situação vacinal encontrada para a vacina Meningocócica C (conjugada)

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Entrevista PASSO 6 Registrar a dose aplicada na planilha, segundo a vacina e a dose do esquema (D1, D2, D3, DU, REF) Transcrever as doses aplicadas para o boletim diário do APIWEB e digitá-los; Importante! Registrar as doses aplicadas durante o MRC também na rotina de vacinação (APIWEB), pois as doses registradas no MRC não serão exportadas automaticamente

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Digitação PASSO 7 Consistirá na transcrição do formulário utilizado para a página do pni.datasus.gov.br > Serviços > Enviar dados de Monitoramento Rápido Entrar com a senha do município, selecionar o estabelecimento de saúde onde foi realizado o MRC Copiar os dados do formulário no site, atentando para o domicílio a que pertencem as crianças Após a digitação das datas, o site calculará se aquela criança tem esquema adequado e oportuna. Ao final da digitação, o site calculará a cobertura vacinal daquela localidade, considerando a quantidade de crianças entrevistadas, o percentual com esquema adequado, e o percentual com esquema oportuno

Planilha de registro - site

Planilha de registro - APIWEB

Planilha de registro - APIWEB

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Informe dos resultados – Roteiro para orientar a análise da multivacinação e MRC: 1- Durante a semana da campanha de multivacinação foram identificadas muitas crianças ainda sem vacinação? 2- Qual tem sido o comportamento nos últimos cinco anos das coberturas de vacinação do programa de rotina? 3- Observaram-se demandas diferentes por alguma faixa de idade e tipo de vacinas? Foram condizentes com as coberturas vacinais para os últimos cinco anos? 4- Quantos MRC foram realizados e o percentual da população entrevistada? Qual a cobertura alcançada no MRC? Existem diferenças de coberturas entre as áreas monitoradas? 5- Existe informação que indica que a estimativa populacional do IBGE e o registro do SINASC do seu município são diferentes (superiores ou inferiores)? 6- Existem condições socioeconômicas, demográficas ou de acesso aos serviços de saúde que sugerem que o seu município registrou como próprias as pessoas vacinadas que residem em outros municípios? 7- Existem condições socioeconômicas, demográficas ou de acesso aos serviços de saúde que sugerem que as pessoas que residem no seu município foram registradas como residentes de outros municípios?

Monitoramento Rápido de Coberturas - MRC Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Protocolo de Monitoramento Rápido de Cobertura pós campanha da multivacinação, para as vacinas Penumecocos e Meningococo C conjugada em crianças de idade seis meses a menores de cinco anos de idade. Organizado pelo Programa Nacional de Imunizações – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

OBRIGADA! Gerência de Imunização e Rede de Frio – GIRF pnigoias@gmail.com Telefones: (62) 3201-4547/4543