MINERAÇÃO E GARIMPAGEM EM TERRAS INDÍGENAS: ANÁLISE COM ÊNFASE NA ECORREGIÃO XINGU-TAPAJÓS Rodrigo Braga da Rocha Villa Verde Bolsista de Iniciação Científica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CNPq E A COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA DO SUL XL Reunião da RECyT 22 de outubro de 2008.
Advertisements

MP /01 – Legislação de acesso ao patrimônio genético brasileiro
Autores: Edemir Costa Aires José Rover Silvio Serafim da Luz Filho
HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
Faixa de Fronteira Ianny Cristina De Campos Oliveira e Carvalho.
BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS PARA DELINEAMENTO DE ECORREGIÕES AQUÁTICAS
Rodrigo Braga da Rocha Villa Verde
XXIX JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
IV UFRJ AMBIENTÁVEL - Rio de Janeiro 21 a 23 de Outubro de 2008 ECORREGIÃO XINGU-TAPAJÓS – PRINCIPAIS VETORES DO DESMATAMENTO NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA,
PROJETO AQUARIOS Delineamento da Ecorregião Aquática Xingu-Tapajós
ECORREGIÃO XINGU-TAPAJÓS: A EVOLUÇÃO DO DESMATAMENTO
USO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG)
BRASÍLIA, 25 de julho de 2008 A Imprensa Nacional foi criada em 1808 por D. João VI. Completou 200 anos no dia 13 de maio de Cabe à Imprensa Nacional.
Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Autores Lívia Maria de Pádua Ribeiro (UNI-BH)
Estimativa 2008 Incidência de Câncer no Brasil
SEMINÁRIO - MODELO PARA FORMATAÇÃO DOS SLIDES
Rio de Janeiro – outubro/2005
CONSTRUÇÃO DE UM BANCO DE DADOS DA ECORREGIÃO XINGU-TAPAJÓS: ORGANISMOS AQUÁTICOS, ÊNFASE EM ICTIOLOGIA Rodrigo Braga da Rocha Villa Verde Bolsista de.
7 – CONTATO E COORDENAÇÕES.
Quem somos O que fazemos Slide 1
Ministério do Meio Ambiente
Centro de Geociências GEOSCIENCIES CENTER (uID:73)
PROCESSAMENTO DE IMAGENS DIGITAIS E SIG NA EVOLUÇÃO DO USO DO SOLO E VEGETAÇÃO NATURAL DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA ELEN FITTIPALDI BRASÍLIO CARREGA.
Amparo Legal da Rede Estruturada pelo Instituto Euro- americano de Educação e Motricidade Humana. Estruturada pelo Instituto.
PARCERIA TECNOLÓGICA UNIVERSIDADE - EMPRESA:
Brasília, 13 de novembro de 2013
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Silvana Beatriz Bueno
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO SALA VERDE
Brasil em mapas Podemos estudar nosso país de diversas formas, com diversas divisões geográficas, só temos que estabelecer qual nosso interesse, qual o.
XIV Seminário Estadual de Fiscalização – SEFISC 2013
Soluções em Comunicação Social
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
Sustentabilidade da Rede APLmineral e Dinamização da Comunidade Virtual Situação atual, desafios e novas perspectivas Prof. Dr. Marcelo Felipe Moreira.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
- Mar/09- Terra dos Homens Grupo deTrabalho Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária Participação MDS.
Fortalecimento Institucional do Subcomitê Pinheiros-Pirapora: comunicação institucional, integração e mobilização social Projeto e atividades em 2009.
Cursos de Arquivologia
Curso Técnico em Mineração
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA EXECUTIVA DEPARTAMENTO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL – DAI ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENTIDADES ESTADUAIS DE MEIO AMBIENTE.
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DA SAÚDE: DESENVOLVENDO TECNOLOGIAS PARA O PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE Celia Regina Pierantoni 1 Thereza Christina.
Licenciamento Ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico Belo Monte
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
O que é o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo? fazer jornalístico Uma das mais importantes premiações ao fazer jornalístico do País. A iniciativa tem.
“DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DOS ECO- PONTOS NO MUNICÍPIO DE LIMEIRA- SP”
Cifre-Brasil, Um dispositivo novo financiado com o CNPq Princípio científico, Empreendedorismo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRODUÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL XVIII SEMANA.
Elementos da Cartografia
Título: INDICADORES DO POTENCIAL POLUIDOR DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO: SÉRIE HISTÓRICA Acadêmico: Felipe Abrão Franco Orientador:
Práticas Investigativas
A APLICAÇÃO DE GEOTECNOLOGIAS NO ESTUDO AMBIENTAL DA ECORREGIÃO AQUÁTICA XINGU-TAPAJÓS Ricardo Sierpe Vidal Silva Geógrafo, Especialista em Política e.
EXERCÍCIO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral
28/05/2015LINO JOÃO DE OLIVEIRA NEVES. Lino João de Oliveira Neves Departamento de Antropologia Universidade Federal do Amazonas CASO BRASIL DE SUEÑOS,
1 Professor Dr. Murilo Battisti Professor Ms. Silvestre Braguini Filho Metodologia Científica
Aluno-autor: Marcela Prado Silva, bolsista CNPq/PIBIC
LICENCIAMENTOS. LICENCIMENTOS AMBIENTAIS: ATIVIDADE DE EXTRAÇÃO DE ARGILA ATIVIDADE DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS: TELHAS-TIJOLOS LICENCIAMENTO MINERAL- DNPM.
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
Monografia I Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Texto V: Elementos Pós-Textuais Manual de Monografia.
Por uma mineração sustentável. Desafios e oportunidades para o Brasil Brasília, 26 de março de 2014 Centro de Estudos e Debates Estratégicos.
Mineração e Aproveitamento de Recursos Hídricos em Terras Indígenas Apontamentos para a construção de uma legislação regulamentadora Raul Silva Telles.
Tapajós em Perigo: A UHE de São Luiz do Tapajós Resumo das Reportagens.
Transcrição da apresentação:

MINERAÇÃO E GARIMPAGEM EM TERRAS INDÍGENAS: ANÁLISE COM ÊNFASE NA ECORREGIÃO XINGU-TAPAJÓS Rodrigo Braga da Rocha Villa Verde Bolsista de Iniciação Científica (CNPq) / CETEM Geografia - UFRJ / História - UNIRIO www.cetem.gov.br/aquarios rrocha@cetem.gov.br Orientadora: Dra Allegra Viviane Yallouz Co-orientadores: Dra Zuleica Carmen Castilhos Dr. Francisco Rego Chaves Fernandes

INTRODUÇÃO A pesquisa consiste numa interpretação do material bibliográfico científico e de demais veículos de informação disponíveis que versam sobre a mineração em Terras Indígenas (TIs); e Necessidade de compreender o conceito de TI e como ela é gerida pelo Estado Brasileiro e pressionada por interesses econômicos.

INTRODUÇÃO Desde 1988 até os dias de hoje, o Congresso Nacional não concedeu nenhuma autorização para pesquisa e lavra dos recursos minerais nas referidas áreas de proteção indígena, pelo que, o estabelecimento de empresas de mineração ou garimpagem é considerado inconstitucional e crime.

OBJETIVOS Levantamento de informações que abordem a atividade minerária para a Ecorregião Xingu-Tapajós; Análise acerca das dificuldades impostas sobre a abordagem de um tema que é pouco noticiado por veículos oficiais de informação; e Caracterizar a situação dos povos indígenas diante das práticas econômicas dos não-indígenas em suas terras.

MATERIAL E MÉTODOS Reunião de dados oficiais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM, 2006) e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM, 2007) acerca da atividade minerária e das ocorrências de valiosos minerais; Construção de duas tabelas que pontualizam e especificam a distribuição das TIs e das substâncias minerais de alto valor econômico; e Por meio do programa ArcGis 9.0, houve a elaboração do mapa temático visando a distribuição espacial das TIs.

Área de estudo Ecorregião Aquática Xingu-Tapajós: Mato Grosso, Pará, Amazonas e Rondônia; Corresponde às bacias hidrográficas dos rios Xingu e Tapajós; Abrange cento e onze municípios; e Compreende a latitude 5°0’00’’S / 15°0’00’’S e a longitude 50°0’00’W / 60°0’00’’W.

Mapa da Ecorregião Aquática Xingu-Tapajós Substâncias Fonte: (CPRM / 2006)

Atividade minerária

Substâncias minerais nas TIs UF Municípios Substância (Ocorrência) TI's inseridas no território municipal PA ALTAMIRA Ouro, diamante e estanho Baú JACAREACANGA Ouro, estanho Munduruku OURILÂNDIA DO NORTE Estanho Kayapó SÃO FÉLIX DO XINGU Fonte: (CPRM / 2006)

FUTUROS PASSOS Intensificar busca por fontes oficiais e não oficiais, abrangendo produção científica de universidades e instituições de pesquisa brasileiras e estrangeiras, jornais e revistas e comunicações pessoais de viajantes e de sumaristas especialistas do DNPM sobre a atividade mineral nestas regiões; e Fomentar o interesse de estudiosos para que realizem novos trabalhos de monografia, dissertações de mestrado e teses de doutorado no sentido de acrescentar um novo conhecimento à comunidade acadêmica e ao saber público e político-administrativo.

BIBLIOGRAFIA __________Sobre a CFEM. Portal Eletrônico do Departamento Nacional de Produção Mineral, DNPM. Disponível em: <www.dnpm.gov.br/imprimir.asp?PrimeiraVez=1&IDSecao=60> Acesso em 28.mai.2008. __________Um pedaço da Amazônia em mãos estrangeiras. Jornal eletrônico Fantástico. Jun, 2008. Disponível em: <http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1682331-4005,00.html> Acesso em: 01 junho. 2008. __________Vender matéria-prima é exportar empregos. Portal Eletrônico do Jornal Gazeta Mercantil. Disponível em <www.gazeta.com.br> Acesso em 24.mar.2008CPRM. Dicionário de dados de planos de informações. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 16ª edição, São Paulo: Saraiva, 1997. BRASIL. CPRM. Dicionário de dados de planos de informações. Banco de Dados do programa ArcGis 9,0 do Projeto AQUARIOS (CETEM), 2006.

BIBLIOGRAFIA BRASIL. DNPM. Compensação Financeira pela Exploração Mineral. Portal eletrônico do Departamento Nacional de Produção Mineral. Disponível em: <http://www.dnpm.gov.br/conteudo.asp?IDSecao=555> Acesso em: 15.mai.2008. BRASIL. FUNAI. O que é Terra Indígena. Portal Eletrônico da Fundação Nacional do Índio, FUNAI. Disponível em: <http://www.funai.gov.br/indios/terras/conteudo.htm#o_que> Acesso em: 17 março. 2008. CURI, M.V. Mineração em Terras Indígenas: Caso Terra Indígena Roosevelt. 2005. 206p. Tese (Mestrado) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo (Brasil). FERNANDES, F.R.C.H; TEIXEIRA, N.S et al. In: Uma grande mina de ouro e a comunidade local. 2007, Crixás. Revista Base Mineral nº265, Brasil, p.176-189. SILVA, M. A. R.; DRUMMOND, J. A. Certificações socioambientais: Desenvolvimento Sustentável e Competitividade da Indústria Mineira na Amazônia. Cadernos EBAPE.BR, Edição Temática, 2005. VILLAS BÔAS, H.C. Mineração em Terras Indígenas: A Procura de Um Marco Legal. 2005. 188p. Tese (Mestrado) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo (Brasil).

AGRADECIMENTOS Aos meus familiares e amigos, à Dra Zuleica Castilhos e o Dr Francisco Fernandes, à Dra Allegra Yallouz e à MSc Silvia Egler registro meu elevado apreço por todos. Não seria possível esse trabalho sem a ajuda e a amizade de Silvia Machado de Castro e da atenção especial de Daniele Gomes.