Análise e Projeto de Sistemas © 2001 Jaelson CastroProblemas 1 Problemas em Sistemas de Informação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instrutor HEngholmJr 1 Modelagem de Processos. Instrutor HEngholmJr 2 Nivelar profissionais nos conceitos de mapeamento de processos em nível que permita.
Advertisements

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Responsabilidade Profissional
Tipos de sistemas de Lehman
Qualidade Total.
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Engenharia de Software
Marketing: Valor Para o Cliente
EMPREGABILIDADE.
Engenharia de Software
Prof. Everton Lopes Bonifácio
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa
Leblon Fitness Networking
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Ética em Computação.
ANÁLISE DE REQUISITOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
Engenharia de Software
Bibliotecários na Sociedade da Informação:
Prof. Jacques P. Sauvé - UFCG Novembro de 2006
Implantando SCRUM na Simplestec Equipe Tributária
Gerenciamento de Configuração
As origens dos problemas de comunicação
A Segurança da Informação nas Organizações Modernas
Gerenciamento da Integração
Engenharia de Requisitos
Engenharia de Software
Introdução e Fundamentos Engenharia de Requisitos
ÉTICA NA INFORMÁTICA.
Engenharia de Software
Ética profissional Código de ética.
ITIL(Information Technologies Infrastructure Library)
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Sustentabilidade em TI
Documentação de Software
Como anunciar decisões impopulares Aula Prática 2 Profª: Taciana de Barros Jerônimo.
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
Planear a mudança Tomar controle.
Teste de Software Conceitos iniciais.
Marketing Criando Valor para os Clientes
Subsistema de Desenvolvimento
Engenharia de Software
Engenharia de software I
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Diferentes enfoques A influência da missão e estratégia na forma de trabalho As pessoas perante as.
Laboratório de Programação
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
INCIDENTE DE SEGURANÇA Corresponde a quaquer evento adverso relacionado á segurança; Por exemplo: Ataques de Negação de Serviços(Denial of Service - DoS);
Gestão de Projetos de Software
Modelando Sistemas em UML
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Engenharia de Software
Segurança & Auditoria de Sistemas AULA 04 Eduardo Silvestri
Gestão de projetos de Software GTI-16
Ética e Contabilidade.
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
Uma Introdução à Engenharia de Software
ATENDIMENTO AO CLIENTE
Prof. Sidney Galeote. 2 www. prasabermais. com  Visão Geral sobre a dimensão de qualidade “performance”  Custo da qualidade  Como a performance deve.
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Parte VI Gerenciamento de Recursos Humanos.
RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
©Jaelson Castro 2000 Slide 1 Engenharia de Requisitos Uma introdução a engenharia de requisitos.
Testes de Unidade. 2 Pauta Testes de Unidade; Testes de Unidade; Desenvolvimento orientado a testes; Desenvolvimento orientado a testes; Testes unitários.
ENTENDA A SUA EMPRESA Para Construir Sua Vida Profissional Numa Empresa Você Precisa Entender Como Ela Funciona, Quais São Suas Regras Internas e Como.
Transcrição da apresentação:

Análise e Projeto de Sistemas © 2001 Jaelson CastroProblemas 1 Problemas em Sistemas de Informação

Análise e Projeto de Sistemas Problemas 2 © 2001 Jaelson Castro Objetivos Quem são os principais jogadores num projeto de sistema de informação Os problemas no desenvolvimento de sistema de informação Como o conceito de um proprietário stakeholder ajuda a identificar questões éticas Os custos de problemas e questões éticas

Análise e Projeto de Sistemas Problemas 3 © 2001 Jaelson Castro Quais são os Problemas? Consequências de falhas são severas: superior a $ 81 b nos EUA (95) O que pode dar errado? A resposta depende de quem a responde. Perspectiva do usuário final Perspectiva do cliente Perspectiva do desenvolvedor

Análise e Projeto de Sistemas Problemas 4 © 2001 Jaelson Castro Perspectiva do Usuário Final O que é sistema? Eu não tenho visto novos sistemas 30% dos maiores projetos de TI são cancelados antes de serem concluídos Pode funcionar, mas é muito complicado de usar É muito bonito - mas faz alguma coisa proveitosa?

Análise e Projeto de Sistemas Problemas 5 © 2001 Jaelson Castro Perspectiva do Cliente Se eu soubesse do preço real, eu nunca teria adquirido Projeto típico atrasa um ano e tem 100% de custo adicional Entregue agora não tem utilidade – nós precisávamos no penúltimo dezembro ! (Y2K)

Análise e Projeto de Sistemas Problemas 6 © 2001 Jaelson Castro Perspectiva do Cliente Tudo bem, então funciona – mas a instalação foi uma confusão que meu pessoal nunca terá confiança (péssima pressão) Eu não quero isso em primeiro lugar Tudo mudou agora – nós precisamos de um sistema completamente diferente

Análise e Projeto de Sistemas Problemas 7 © 2001 Jaelson Castro Perspectiva do Desenvolvedor Nós construímos o que eles disseram que queriam Não teve tempo bastante para fazer isso da melhor maneira Como posso tratar isso? Eu não sei como isso é considerado como uma possibilidade que funcione Nós dissemos que isso era impossível, mas ninguém escutou Está bem com o sistema – os usuários são o problema

Análise e Projeto de Sistemas Problemas 8 © 2001 Jaelson Castro Por que Algumas Coisas dão Errado [Flynn98] Problemas de qualidade Qual o propósito do sistema? Como avaliar sua aptidão? Problemas de produtividade O produto será entregue? Será entregue em tempo para ter um uso proveitoso? Será útil caro demais?

Análise e Projeto de Sistemas Problemas 9 © 2001 Jaelson Castro Problemas de Qualidade O problema errado Negligência do contexto Análise de requisitos incorreta Projeto jogado fora por motivo errado (ex. presença da internet)

Análise e Projeto de Sistemas Problemas 10 © 2001 Jaelson Castro Problemas de Produtividade Direção dos requisitos Eventos externos Gerenciamento de projeto fraco Implementação impossível

Análise e Projeto de Sistemas Problemas 11 © 2001 Jaelson Castro Por que Algumas Coisas dão Errado

Análise e Projeto de Sistemas Problemas 12 © 2001 Jaelson Castro Dimensão Ética A pessoa que pode ter um problema não é necessariamente o desenvolvedor do sistema, o usuário do sistema ou o cliente A análise dos Stakeholders ajuda a determinar o impacto que um novo sistema de informação terá

Análise e Projeto de Sistemas Problemas 13 © 2001 Jaelson Castro Stakeholders numa rede ATM de um banco

Análise e Projeto de Sistemas Problemas 14 © 2001 Jaelson Castro Responsabilidade Profissional e Ética [adaptação de Somerville00] Análise e Projeto de Sistemas envolve mais responsabilidades do que, simplesmente, a aplicação de habilidades técnicas Analistas e Projetistas que são respeitados como profissionais devem se comportar de uma maneira honesta e eticamente responsável Comportamento ético é mais do que simplesmente obedecer a lei

Análise e Projeto de Sistemas Problemas 15 © 2001 Jaelson Castro Características da Responsabilidade Ética Confidencialidade Analistas e Projetistas devem respeitar a confidencialidade dos seus patrões ou clientes, existindo ou não um acordo formal de confidencialidade assinado. Competência Analistas e Projetistas não devem representar um nível errado de competência. Não devem aceitar trabalhos quem estão fora de sua competência, estando cientes disso.

Análise e Projeto de Sistemas Problemas 16 © 2001 Jaelson Castro Características da Responsabilidade Ética Propriedade intelectual Analistas e Projetistas devem conhecer as leis locais que governam o uso da propriedade intelectual, assim como patentes, copyright, etc. Eles devem ser atentos para garantir que a propriedade intelectual dos patrões e clientes será protegida. Uso incorreto do computador Analistas e Engenheiros Projetistas não devem usar suas habilidades técnicas para o uso incorreto dos computadores de outras pessoas. O uso incorreto do computar vem de coisas relativamente triviais (jogando no computador da empresa) para coisas extremamente sérias (disseminação de vírus).

Análise e Projeto de Sistemas Problemas 17 © 2001 Jaelson Castro ACM/IEEE Codígo de Éticas As sociedades profissionais na América do Norte têm cooperado para produzir um código de prática ética. Membros dessas organizações escrevem para o código de prática quando eles se reúnem. O Código contém oito Princípios relacionados com o comportamento e com as decisões tomadas pelos profissionais, incluindo profissionais liberais, educadores, gerentes, supervisores e os que elaboram os planos de ação, assim como os instrutores e estudantes da profissão.

Análise e Projeto de Sistemas Problemas 18 © 2001 Jaelson Castro Custos de Falhas Companhias que relutam para admitir suas falhas (pico do iceberg) Um sistema que é mal projetado ou que tem a funcionalidade limitada traz muitas consequências para seus usuários

Análise e Projeto de Sistemas Problemas 19 © 2001 Jaelson Castro Custos Escondidos de um Projeto Pobre