"I Workshop de Ensino a Distância da Escola de Governo"

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
A atitude dos discentes no ensino superior a distância
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Maio / 2006.
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
Fundação Roberto Marinho
Pontifícia Universidade Católica
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
Como capacitar nossos colaboradores com sucesso, usando tecnologia
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Desafios e oportunidades do EAD
Conceitos de Educação a Distância
TECNOLOGIA EDUCACIONAL I Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 01
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
ALEXANDRA ALINE VERA.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Generalidades sobre e-learning
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Papel do Monitor.
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Histórico/ Evolução da EaD
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Pré – Vestibular EAD Nova Exigência de Política Pública Demanda social por democratização de oportunidades Pressão por políticas para inclusão social.
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Educação a Distância no Brasil
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Introdução à Educação à distância
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Formação de Tutores a Distância
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Importância para o século XXI.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Transcrição da apresentação:

"I Workshop de Ensino a Distância da Escola de Governo" - Educação a distância - Conceitos, desafios e elementos estruturantes e estruturadores do processo educativo Professora Ms. Daniela da Costa Britto Pereira Lima daniela@costalima.com.br (62) 8408-1473 Clique para adicionar texto

A educação a distância hoje funciona? A maneira com que lidamos com o conhecimento hoje acontece da mesma maneira que há alguns anos atrás? As modalidades de ensino hoje ocorrem da mesma maneira de quando passamos pela formação inicial? A educação a distância hoje funciona? Tem como estimular os estudantes na EAD a se envolverem com o objeto de aprendizagem se não fixamos olho-no-olho diariamente? De que maneira isso pode acontecer? Clique para adicionar texto

À guisa de introdução Tivemos o desgosto de encontrar, nas melhores escolas públicas, este desgraçado achaque. Por via de regra os mestres são os menos culpados nesta imbecilização oficial da mocidade. Deste enorme pecado contra a pátria e contra a humanidade, cuja responsabilidade cabe à péssima direção do ensino... Clique para adicionar texto

Reforma das práticas e dos mestres: eis a reforma escolar inteira; eis o progresso todo e, ao mesmo tempo, toda a dificuldade contra a mais endurecida das rotinas – a rotina da pedagogia! Clique para adicionar texto

O que existe entre nós, usurpou o nome pedagogia, que só por antífrase lhe assentaria: não é método de ensinar, é, pelo contrário, um método de inabilitação para aprender... Se não transformarmos substancialmente esse sistema, qualquer sacrifício será pura perda! Clique para adicionar texto

Essa metodologia cumpre erradicar Essa metodologia cumpre erradicar. Ela automatiza, a um tempo, o mestre e o aluno, reduzidos a duas máquinas de repetição. O ensino, ao invés de ser uma força viva, encarnada pelo professor, consiste em processo de reprodução estéril, via autoritarismo do mestre e palavra servil do aluno. Clique para adicionar texto Fonte dos textos: “Fragmentos do relatório de comissão instituída para examinar o ensino público na corte, lavra de Rui Barbosa, 1882”

Escrita Informática Lévy (1993) Oralidade Quando se diz que um professor tem dez anos de experiência, será que tem mesmo? Ou tem um ano de experiência repetido dez vezes ? John Dewey Lévy (1993) Oralidade Escrita Clique para adicionar texto Informática

Organização da apresentação - Componentes -Estrutura Organizacional - Ferramentas utilizadas -Conceito de Educação a distância - Características - Modelos de EAD Eixo estruturador Eixo estruturante Estudos do Inep mostram que, em 7 das 13 áreas avaliadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), os alunos que cursaram educação a distância se saíram melhor que os de cursos presenciais (O Estado de SP, 15/9/07). Clique para adicionar texto

EAD – Educação a distância É o tipo de ensino que mais cresce no país (matrícula, cursos, recursos). Não é sinônimo de tecnologia, mas de interação educadora mediada pela tecnologia. Oferece protagonismo ao estudante. Educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos (Decreto nº 5622, de 20/12/2005). Processo de desenvolvimento pessoal e profissional no qual professores e estudantes podem interagir, virtual e presencialmente, por meio da utilização didática das tecnologias da informação e da comunicação, bem como de sistemas apropriados de gestão e avaliação, em larga escala, mantendo a eficácia do ensino e da aprendizagem (www.ufmg.br/proplan/glossario/e.htm). Clique para adicionar texto

Características Direcionada Interacional ou bidirecional A distância física professor-aluno. A relação professor coletivo-aluno. Processo ensino-aprendizagem mediatizado Uso de tecnologias Oferece abertura e flexibilidade Comunicação interacional e não direcionada Clique para adicionar texto Mensagem Receptor Emissor Direcionada Emissor Mensagem Receptor Interacional ou bidirecional

Modelos de EAD Feenberg, Andrew (2001). http://www- rohan.sdsu.edu/faculty/feenberg/ caceres.htm Lógica da fábrica e da cidade

Modelo da fábrica/ de massa Produção em massa; Produtos standartizados; Pouca ou nenhuma interação pessoal e crítica; Isolamento do estudante; Pacotes educacionais; Não se aproveita o que é melhor na rede; Burocratização das tarefas; Planejamento centralizado.

Modelo da cidade/ interação O estar junto (professores e alunos); Valorização das trocas e das interações; Planejamento flexível; Baixa relação professor/alunos Cursos diversificados; Trocas permanentes entre ensinantes e aprendentes; Diversidade e diferenciação no planejamento do curso.

Componentes Estudante – Aluno - Formando O professor especialista Os tutores Monitores Material didático Centro de EAD – equipe Geral, equipe administrativa, equipe pedagógica e de multimídia, secretaria. Pólos

Estrutura Organizativa do curso 1- Aluno: matrícula; orientação inicial (manual do estudante/curso, contato com tutor, Seminário). 2- Processo de aprendizagem Material: impresso; fitas; áudio; vídeo; CD ou DVD; web. Tutoria: presencial; a distância Avaliação: auto-avaliação; atividades; avaliação formal; seminários; ficha de acompanhamento; avaliação institucional. Meios de comunicação: telefone, fax, correio, tele- conferência, internet. 3- Etapas – prática transformada e transformadora 4- Trabalho conclusivo – Seminário final

Ferramentas e tipos de cursos Material midiático – didático: Folha de São Paulo de 09/04/2006 Mídias mais utilizadas (SANCHEZ, 2006) Mídia Institruições % do total Impresso 52 84 E-Learning 39 63 Televisão 14 23 Vídeo 24 Rádio 2 3 CD-Rom 35 56 Outros 11 18

Impresso No Brasil, desde a fundação do Instituto Rádio Monitor, em 1939, e depois do Instituto Universal Brasileiro, em 1941, várias experiências de EaD foram iniciadas e levadas a termo com relativo sucesso, tanto a nível governamental quanto privado. www.maxcursos.com.br www.institutomonitor.com.br

Teleconferência e Vídeoconferência Vídeoconferência – Possibilita a comunicação simultânea entre som e imagem. Teleconferência – gera apresentações, palestras, aulas, transmitidas ao vivo, via satélite, com possibilidade de interação via fax, telefone ou e-mail. Transmissão de sinal de TV por satélite.

WEB - Internet São utilizados portais e ambientes de aprendizagem – free e privado. TELEDUC MOODLE WEBAULA PARLA

- Ferramentas síncronas - Ferramentas assíncronas E-mail e Mensagens daniela@ciar.ufg.br

Ferramentas Chat ou Bate-papo Fórum Lista de Discussão

Ferramentas Tarefas Avisos

Mensagem: Comunidades colaborativas de aprendizagem: “ Um galo sozinho não tece uma manhã:   ele precisará sempre de outros galos.   De um que apanhe esse grito    e o lance a outro; de um outro galo   que apanhe o grito de um galo antes   e o lance a outro; e de outros galos   que com muitos outros galos se cruzem   os fios de sol de seus gritos de galo,   para que a manhã, desde uma teia tênue,   se vá tecendo, entre todos os galos.” João Cabral de Melo Neto

POR QUE EU ACREDITO NA EAD? “Através da EAD, a garantia de oferta de educação escolar e de outras modalidades de formação continuada para todos, com padrões de excelência e adequação aos interesses da maioria da população, concomitante à garantia de permanência e conclusão, tem por conseqüência a inclusão social, na qual os brasileiros plenificam a cidadania e tornam-se colaboradores e herdeiros do patrimônio natural, científico e cultural da humanidade, aptos ao questionamento, à problematização, à tomada de decisões, buscando soluções coletivas sustentáveis necessárias à vida em sociedade.”

Profª. Ms. Daniela da Costa Britto Pereira Lima MUITO OBRIGADA! Profª. Ms. Daniela da Costa Britto Pereira Lima daniela@costalima.com.br (62) 8408-1473 Clique para adicionar texto