SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE PARA DISCUSSÃO O TEIAS-Manguinhos: avanços e limites Daniel Soranz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
Recife, setembro de 2005 Política de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica Encontrando caminhos para a institucionalização.
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
MOVIMENTO FLORIPA TE QUERO BEM
APL – Arranjos Produtivos Locais
Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
AÇÕES SAÚDE TRANSFORMAÇÃO
GESTÃO PARTICIPATIVA: “O VALOR DO CONVIVER E FAZER ACONTECER NO CENTRO MUNICIPAL MARCOLINO CANDAU .” Wanilsa Motta de Oliveira - Diretora do CMS Marcolino.
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Empresa certificada ISO 9001:2000
Caio G. Souza, Leonardo R. M. das Neves e Renan A. Lage
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
Vigilância em Saúde e Atenção Primária
Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações.
Programa de Educação Ambiental da Bahia
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Planejamento Financeiro
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Administração Pública e Desenvolvimento
CONSTRUINDO REDES DE ATENÇÃO AO CÂNCER INFANTOJUVENIL I Fórum de Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro Maria Auxiliadora Gomes – Superintendência de.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. É a transformação dos processos da empresa através do reexame da maneira de se trabalhar, da qualidade dos produtos e serviços.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior clareza da política.
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Avaliação na Atenção Básica
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
“NOVOS RUMOS” Escola Nacional de Saúde Pública
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
ENCONTRO DE GESTORES ESCOLARES
Tecnologia de Informação: Custo ou Investimento? Felipe Guarita Agosto/2005.
Gestão da Saúde Pública
Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DO NASF
Servidor como Agente da Ação Estatal
MAIO 2010.
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Melhorar a Atenção à Saúde 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 28/04/2009 1ª Reunião de Monitoramento 2009 –
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Fórum das Mulheres de Negócios
REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DA ATENÇÃO BÁSICA, CONASS E CONASEMS – 12 DE AGO DE Grupo 2 – APS COMO ORDENADORA DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE (SISTEMAS DE.
Seminário ASSECOR A carreira e o trabalho dos Analistas e Técnicos de Planejamento e Orçamento e as demandas da sociedade, do ponto de vista de um cidadão.
Programa de Capacitação em Gestão Categoria: Educação Cooperativista Responsável: Gerência de Atendimento ao Cooperado.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
O PROGRAMA Secretaria de Administração e Reforma do Estado.
O CONSAD: Funcionamento, Atividades e Articulação com o FONAC.
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
CAPACITAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA - PMAQ SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA.
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: GESTÃO DE PROCESSOS PROFº.: JOSÉ PAULO DE ANDRADE ESPECIALISTA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH: EVOLUÇÃO E TENDÊNCIA MÓDULO.
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE PARA DISCUSSÃO O TEIAS-Manguinhos: avanços e limites Daniel Soranz

12-abr-151 RCSP - Cidade do Rio de Janeiro A Reforma Atenção Primária (RCSP) na Cidade do Rio de Janeiro foi iniciada em 2009 com alicerce na mudança organizacional da SMSDC, que coloca a Atenção Primária como ordenadora das Redes de Atenção. Daniel Soranz

12-abr-153

12-abr-154

12-abr-155

12-abr-157

12-abr-158 Linhas estratégicas EIXO I - QUALIDADE E MUDANÇA ORGANIZACIONAL 2010 Liderança e autonomia de gestão Melhoria da acessibilidade Avaliação e monitoramento Gestão das TIC EIXO II - GOVERNAÇÃO CLÍNICA E GESTÃO CONHECIMENTO 2011 Gestão da clínica Gestão do conhecimento e qualificação dos profissionais Inovação e simplificação na prestação dos cuidados EIXO III - SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO 2012 Acreditação de serviços Viabilidade financeira da Atenção Primária Comunicação com os cidadãos e os profissionais

12-abr-159 1ª Fase RCSP  Na primeira fase da reforma assistimos ao lançamento do novo modelo baseado na vinculação de pessoas-a-pessoas, o planejamento e construção/adequação das estruturas físicas.  Formamos as lideranças, a viabilidade administrativa com as OSS, os principais indicadores de resultados já estão expressos (clareza de onde queremos chegar).

12-abr-1510 Fase da mudança Fonte: Kurt Lewin, 1958

12-abr-1511 Organizações inteligentes Hierárquico Matricial Rede de Conhecimento A informação, o conhecimento e a comunicação são os principais ingredientes da novas organizações inteligentes da saúde

12-abr-1512 Gestão da Clínica Um compromisso com a prestação de cuidados de alta qualidade deve estar no coração de todos os dias na prática clínica. No passado, muitos profissionais de saúde que assistiram à margem agendas e reuniões de gestão tornaram-se dominados por questões financeiras e metas de atividade. O papel government's white no NHS na Inglaterra agrega um novo estilo de NHS que vai corrigir esse desequilíbrio. Pela primeira vez, da saúde, todos os componentes da organização têm o dever legal de buscar a melhoria da qualidade através gestão da clínica. As organizações bem geridas serão aquelas em que o controle financeiro, o desempenho do serviço e qualidade clínica são integradas em todos os níveis.

12-abr-1513

Avanços e limites Avanços Contrato de gestão Descentralização e aumento da autonomia Aumento do aporte de recursos financeiros da SMSDC Avaliação e Monitoramento Integração com a Rede Limites Oposição da gestão do CSEGF a efetivação das políticas nacionais (PNAB, 2006) Baixa autonomia das equipes com centralização das decisões. Hipertrofia das estruturas intermediarias 12-abr-1514

12-abr-1515

Monitoramento e avaliação 12-abr-1516

12-abr-1517 Linhas estratégicas EIXO I - QUALIDADE E MUDANÇA ORGANIZACIONAL 2010 Liderança e autonomia de gestão Melhoria da acessibilidade Avaliação e monitoramento Gestão das TIC EIXO II - GOVERNAÇÃO CLÍNICA E GESTÃO CONHECIMENTO 2011 Gestão da clínica Gestão do conhecimento e qualificação dos profissionais Inovação e simplificação na prestação dos cuidados EIXO III - SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO 2012 Acreditação de serviços Viabilidade financeira da Atenção Primária Comunicação com os cidadãos e os profissionais

12-abr-1518 A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original. Albert Einstein Porque sou do tamanho do que vejo e não do tamanho de minha altura... Carlos Drummond de Andrade

12-abr-1519