Vegetação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Clima e vegetação na América
Advertisements

Os Grandes Biomas Terrestres
Biomas brasileiros.
VEGETAÇÃO A vegetação é reflexo das condições naturais e da variação de solos e climas de determinado local. Segundo o clima, a vegetação se divide em:
América Latina : Quadro natural
VEGETAÇÃO.
BIOMAS BRASILEIROS.
DIVERSIDADE DOS GRANDES BIOMAS DA TERRA: TUNDRA, TAIGA, FLORESTA TEMPERADA, GELEIRAS, DESERTOS E SAVANAS.
Vegetação Geografia.
FITOGEOGRAFIA.
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
PAISAGENS NATURAIS DO PLANETA
CLIMA E AS FORMAÇÕES VEGETAIS
Brasil – Domínios Morfoclimáticos
ECOSSISTEMA TERRESTRE
Domínios morfoclimáticos
ASPECTOS FÍSICOS DO CONTINENTE AMERICANO trilobita.org.br/arnaldo
Formações Herbáceas Alunas: Carolina Sofia da Silva Larissa Barbieri da Silva Letícia Felile Sabrina Richartz 1M1.
Tema 4 Clima e Vegetação do Continente americano Livro páginas 74 a 79.
Ecossistemas Luciano Garcia.
Domínios Naturais I e II
Formação Vegetal: Equador Pólos 90º 75º 50º 25º 0º Tundra Floresta de Coníferas ou Taïga Pradaria e Estepe temperada Floresta Caducifólia Floresta Mediterrânea.
Intervenções Ambientais – Prof. Adriano
Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
EUROPA – Un II Física Limites da Europa:
Formações Vegetais e Desmatamento
Coberturas Vegetais do Planeta
Os Biomas O que são os biomas?
Biomas ..
Hidrografia e Clima.
Stephane De Oliveira Siebra e Isabela Valente Dominoni
Os principais climas e formações vegetais
Revisão para prova de Geografia
Biomas.
EPINOCICLO TERRA.
ÁFRICA A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da.
UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
BIOMAS BRASILEIROS.
Climas e Formações Vegetais no Mundo
BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS NO MUNDO
ECOSSISTEMAS TERRESTRES
Domínios Naturais I e II - Estrutura Geológica; - Relevo; - Clima; - Vegetação - Elementos Naturais. Obs.: Possuem características próprias mas nunca estão.
O domínio da prairie: Compreende a região das planícies centrais. - Se transformou num imenso espaço de cultivo de cereais onde os campos plantados substituíram.
O continente Europeu: Físico
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
Tipos de Vegetação e ocorrência na América.
Domínios Morfoclimáticos do Brasil
VEGETAÇÃO DE TUNDRA Típica de regiões polares (Polo Norte). Vegetação herbácia/arbustiva. Aparecem na paisagem durante o curto verão polar.
Ásia – Climas Profº Valdinei.
Regiões ou zonas climáticas do planeta
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 09.
As grandes paisagens vegetais da Terra
BIOMAS DO BRASIL.
Conceitos: Geologia: ciência cujo objeto é o estudo da origem da formação e das sucessivas transformações do globo terrestre, e da evolução do seu mundo.
Fatores determinantes: Químicos (pedológicos)
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS
Grandes formações vegetais.
CONTINENTE ASIÁTICO..
As grandes paisagens vegetais da Terra e as Questões ambientais
Os principais climas e formações vegetais
Ecossistemas Mundiais e Brasileiros
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
Os Biomas, Solos, Hidrografia, Recursos Naturais
Colégio Podium apresenta. GRANDES BIOMAS TERRESTRES.
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
CARACTERÍSTICAS NATURAIS
Os principais climas.
Transcrição da apresentação:

Vegetação

Florestas Temperadas

Floresta Temperada Ela é típica na zona climática temperada. Surge em latitudes mais baixas. São abertas, com pequena variedade de vegetais. As flores temperadas aparecem na América do Norte e Europa, como a floresta negra (Alemanha).

Floresta de Coníferas

Floresta de Coníferas É típica da zona temperada, ocorrendo em altas latitudes. Abrange o norte da Eurásia. Nas regiões frias, Rússia e Sibéria, desenvolve-se a Taiga, vegetação de coníferas anãs, predominando o pinheiro. Nestas regiões são bem úteis como fonte de matéria- prima.

Floresta Tropical

Floresta Tropical É típica de climas úmidos e quentes. Surge em baixas latitudes na América, África e na Ásia. As florestas tropicais são ricas em espécies de vegetais. São fechadas e heterogênea, com uma formação vegetal higrófila e latifoliada. Nelas aparecem arvores de grande e médio porte.

Vegetação Desértica

Vegetação desértica São adaptadas a falta de água, que é a situação em climas árido e semi-árido. Por isso, as espécies são xerófilas. Aparecem em todos os continentes, com exceção da Europa.

Tundra

Tundra Vegetação rasteira, formada de liquens e musgos que aparecem na zona próxima as circulo polar Ártico. Crescem nos alagados na primavera e verão. E durante o inverno fica encoberta pelo gelo.

Vegetação Mediterrânea

Vegetação Mediterrânea Se desenvolve em regiões de clima mediterrâneo. É uma vegetação esparsa com características xerófilas e as formações dominantes são os maquis e garigues.

Pradaria

Pradaria É composta  basicamente de capim. Aparece em regiões de clima temperado continental. Embora muito usada como pastagem, é importante pelo solo rico em matéria orgânica. Surge na Europa na Europa Central e na Rússia, nos Pampas argentinos, e nas Grandes Planícies Americanas e na Grande Bacia Australiana.

Estepe

Estepe Vegetação herbácea, constituída por tufos ou colônias de plantas afastadas umas das outras, deixando o solo parcialmente descoberto. Surge em climas semi-áridos. Cobre regiões na Ásia Central, oeste dos Estados Unidos e Argentina.

Savana

Savana A vegetação é variada, com arbustos, plantas herbáceas e gramíneas. Ocorre em regiões de clima tropical, onde existe estações bem definidas: o verão úmido e o frio seco. Aparece no Brasil, África Centro Oriental. Nas savanas vive um grande número de herbívoros e amimais de grande porte, principalmente na África.

Ciclo Hidrológico

Hidrografia Os rios podem ser classificados: - Regime: Pluvial, quando são abastecidos pela água das chuvas Misto ou Nival, quando são abastecidos pela água da chuva e do derretimento das gelerias dos Andes.

Hidrografia Volume de água: Regulares, rios que possuem uma pequena variação em seu volume durante o ano. Irregular, rios que possuem uma época de pouco volume e outra com grande cheias.

Hidrografia Forma de relevo: relevo por onde o rio se encontra, tanto em planícies, planaltos e depressões.

Hidrografia Segundo o querido IBGE o Brasil possui 10 principais bacias e inumeras Sub- Bacias. Sendo 4 de maior importância sociecônomica e ambiental -Bacia Platina -Bacia Amazônica -Bacia do Rio São Francisco -Bacia do Tocantins

Bacia da Platina Possui 3 Sub-Bacias. -Uruguai -Paraná -Paraguai 385 mil KM² 384 minicípios nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Bacia da Platina Mesmo sendo uma bacia muito menor que algumas outras bacias, seu potencial hidrelétrico por metro quadrado é um dos mais elevados do mundo. Isso ocorre em função de seu relevo muito acidentado, há um grande desnivel de sua cabiceira ate sua foz no Rio da Prata.

Bacia da Platina Sub-Bacia do Paraná Principal dos rios que compõem a bacia platina. Possuie a maior produção hidriletrica do Brasil, Itaipu (2ª maior hidreletrica do Mundo) HidroVia Tietê-Paraná: está em fase de implementação, mais apos seu termino vai proporcionar um baratiamento no transporte de produtos. -Será feito eclusas para poder ser uma região navegavel.

Bacia da Platina Principais afluentes da Bacia – Rio Grande, Rio Parapanema, Rio Tiête, Rio Paranaíba e o lindo Rio Iguaçu. A Sub-Bacia está localizada na região mais populosa do Brasil, sendo seus recursos hídricos muito utilizado pelas indústrias e o agronegócio

Bacia Amazônica

Bacia Amazônica O rio é divido em três partes: ainda nos países andinos, é chamado de rio Marañón ao entrar no Brasil, é chamado de rio Solimões ao receber as águas do rio Negro passa a ser chamado de rio Amazonas

A largura média do rio Amazonas é de aproximadamente 5 quilômetros. Em alguns lugares, de uma margem é impossível ver a margem oposta, por causa da curvatura da superfície terrestre. No ponto onde o rio mais se contrai é chamado "Estreito de Óbidos" a largura diminui para 1,5 quilômetro e a profundidade chega a 100 metros.

Pororoca

Recursos Energéticos São Bens existentes em estado natural ou bruto, úteis para uma determinada população, e que podem ser explorados economicamente por um país. O desenvolvimento econômico e tecnológico das populações criou a necessidade de elaborações de novos produtos em larga escala.

Recursos Energéticos Recursos naturais Renováveis: Ambiente natural com origem em fontes inesgotáveis (sol,ventos, água), que sempre se renovam sem a intervenção humana, Recursos naturais não renováveis: Ambiente natural com origem finita, sendo após seu consumo não se renovam na escala de tempo humana.

Carvão Mineral O carvão mineral, petróleo e gás natural são denominados “Combustíveis fósseis”. É uma substância sólida, formada pela decomposição parcial dos restos vegetais, enriquecidos de carbono e litificado (endurecido lentamente) A formação geológica determina a quantidade de carbono presente. (Turfa, Linhito, Betuminoso e Antracito

Carvão Mineral

Petróleo