Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2003.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento em perspectiva comparada: as respostas à globalização e os padrões de integração internacional da Ásia e da A.L. pós 1980 Referência:
Advertisements

1.Dequilíbrios externos dentro da Zona Euro 2.Correcção dos défices via austeridade 3.Causas dos desequilíbrios na Zona Euro: desemprego e desequílíbrios.
e o Fundo Social Europeu
Abismo fiscal nos EUA e os Riscos para 2013
A Crise Internacional e os Efeitos no Brasil e no Mundo
O Cenário Econômico Atual
Assessoria Econômica da FEDERASUL
RECESSÃO ECONÓMICA PIB - 1,6%- 3,4%0,0% , ,9 Boletim Económico Primavera 2012 Banco de Portugal.
MÓDULO IV AS PRINCIPAIS REPERCUSSÕES DO EURO SOBRE AS DIFERENTES ACTIVIDADES DAS EMPRESAS AS PRINCIPAIS REPERCUSSÕES DO EURO SOBRE AS DIFERENTES ACTIVIDADES.
Índice 1. Comercio internacional 1.1 Definição 1.2 Breve introdução
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PARANÁ - FESP
2a Conf. Int. de Crédito Imobiliário 19 de Março de 2010
Desenvolvimento Econômico - Visão Geral
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Cenários Macroeconómicos ( )
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Balanço da Atuação do Governo
Da crise ao crescimento: a experiência do Brasil MINISTRO GUIDO MANTEGA Rio de Janeiro, 07 de julho de 2004 II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FUNDOS DE PENSÃO.
TENDÊNCIAS Consultoria Integrada
Macroeconomia no pós-euro
A nova economia espacial: o centro contra a periferia na Europa Abel Moreira Mateus Consultor Banco de Portugal Professor Universidade Nova de Lisboa.
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
SEBRAE – ANEFAC - EPN Economia Brasileira: Desafios.
Economia Brasileira: Desafios
DEPARTAMENTO ECONOMIA AGRÁRIA COTHN Março 2006 COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO NA AGRICULTURA Carlos Noéme Hortofrutícultura 2013.
Perspectivas Econômicas 2011 Data 21/10/10 Economia Internacional 2011 Governo dos EUA expandirá a moeda (QE II) – Espera-se reação semelhante da União.
II - A Evolução Recente da Economia Portuguesa. II - A Evolução da Economia Portuguesa 1) Os choques políticos e internacionais em e os Acordos.
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
DESAFIOS DO CENÁRIO ECONÔMICO EM UM ANO ELETORAL
Instituto de Economia – UFRJ
As Políticas do Banco Mundial e as Reformas Educacionais
Portugal: Convergência Real Para a União Europeia Abel Moreira Mateus Outubro 2000.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
D. Que problemas caracterizam a evolução da população portuguesa?
Relatório de Política Monetária Novembro de 2010.
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
Ensino Médio 3ª Série..
Tratados da União Europeia
1. 2 Economia Brasileira O Desafio da Estabilidade e do Crescimento Sustentado.
Política Regional COMISSÃO EUROPEIA Dezembro 2004 PT Regulamentos 1 Política de coesão ( ) Proposta de novos regulamentos da Comissão 14 de Julho.
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2002.
A. Que dinâmicas apresenta a evolução da população?
EPN – ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS CENÁRIO ECONÔMICO – O MOMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
Organizações Internacionais
CURSO DEFESA NACIONAL 1998 GLOBALIZAÇÃO, CRISES FINANCEIRAS E REFORMA DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS Abel M. Mateus Professor Universidade.
Desafios da União Europeia na Atualidade
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira
Economico SEMANÁRIO SEGUNDA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2010 | Nº 3890PREÇO (IVA INCLUÍDO): CONTINENTE 1,60 EUROS.

Crise global, fragilidades competitivas da Industria Brasileira e a ameaça Chinesa.
PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA
Acesso ao ensino superior e mobilidade social dos portugueses Maria da Saudade Baltazar Carlos Vieira Isabel Vieira Conceição Rego Apoio: FCT através do.
O mundo dividido na era da Globalização
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO RECIFE 3.ª CONFERÊNCIA DA FORGES 4, 5 e 6 DEZEMBRO DE 2013.
A nova regionalização do mundo
 O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de.
1 Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine Mar 2016 Uma pesquisa realizada por meio da parceria entre Duke University,
CONSOLIDAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA. INTEGRAÇÃO DAS NOVAS ECONOMIAS DA EUROPA DO SUL Ideia de uma europa unida conduziu à formação da europa dos nove, em 1973,
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
Economia II 2006/07 – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 1 Sumário: Apresentação 1. O que.
Dívida Externa. O que é dívida externa  Soma de todos os seus débitos externos - Empréstimos e financiamentos obtidos no mercado internacional pro empresas.
Cenário Macroeconômico Abril/2016. Economia Internacional Economia Doméstica.
OBSERVATÓRIO DO VINHO Análise de Mercados de Exportação EUA – Canadá – Brasil - Angola.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
OS GRANDES TEMAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL BAUMANN, R, CANUTO O., GONÇALVES, R (2004) – CAP. 1 CAVES, R.E.(2001), Introdução KRUGMAN, P.; OBSTFELD, M.
Transcrição da apresentação:

Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2003

Resumo Alterações estruturais na económica mundial Situação conjuntural na OCDE Os EUA: recessão dupla? A União Europeia: crescimento lento ou recessão? A economia portuguesa: recessão num contexto de lento crescimento

Grandes alterações estruturais na economia mundial O mapa económico mundial no início do milénio? Como estão a evoluir os fluxos comerciais por grandes regiões? Quais serão os países mais pobres e mais ricos do globo?

Grandes alterações estruturais na economia mundial UE perde peso no PIB mundial (21,2% em 1990 para 16,5% em 2010) EUA também perdem peso (21% para 16%) Emergência da China como uma potência económica: passa de 2,7% do PIB mundial em 1980 para 20% em 2010 Rússia continuará a sua longa transição (2,6% em 1990 para 1,9% em 2010) Projecções do Banco Mundial

Peso da UE em relação aos 3 blocos Indicadores Económicos

A aceleração do comércio internacional O comércio de bens, medido pelas exportações mundiais, cresceu a um ritmo de 6% entre , contra 1,5% da produção mundial. Mantém-se assim a tendência de uma maior internacionalização das actividades económicas. Entre 1950 e 1994 as exportações mundiais cresceram 14 vezes, enquanto que a produção mundial cresceu pouco mais de 5 vezes. (Dados da OMC)

E o fosso entre Países Pobres e Ricos continua elevado A acentuar-se em termos absolutos Embora em termos relativos se tenha mantido constante (em PPP, os 5% mais ricos têm Ypc 16 vezes superior aos 5% mais pobres) Pobreza aumentou em número de pobres mas diminuiu em termos de percentagem da população mundial

Resumo Situação conjuntural na OCDE Os EUA: recessão dupla? A União Europeia: crescimento lento ou recessão? A economia portuguesa: recessão num contexto de lento crescimento

Resumo  Situação conjuntural na OCDE Os EUA: recessão dupla? A União Europeia: crescimento lento ou recessão? A economia portuguesa: recessão num contexto de lento crescimento

Resumo Situação económica mundial Situação conjuntural na OCDE Os EUA: recessão dupla? A União Europeia: crescimento lento ou recessão? A economia portuguesa: recessão num contexto de lento crescimento

Problemas estruturais da Europa Problema do dinamismo económico Os EUA têm um rendimento per capita 46% acima da UE Os EUA estão com um crescimento económico de cerca de 3,4%, contra os 2,8% da UE Em conclusão, se a UE não faz subir a sua taxa de crescimento potencial acima dos EUA, não é possível começar a recuperar o gap que a separa dos EUA (está bem longe a ideia de fazer a Europa o espaço mais dinâmico do mundo-Cimeira de Lisboa!)

Problemas estruturais da Europa Apesar da redução da taxa de desemprego nos últimos anos, para cerca de 8,5%, Este continua bem acima dos 5% dos EUA Aquela taxa deve continuar a aumentar em 2003 devido à desaceleração económica

A solução destes problemas só passa por Reformas do mercado do trabalho, de forma a torná-lo mais flexível Maior peso das actividades de inovação (sobretudo I&D empresarial) Mercado de capitais que dê mais apoio ao capital de risco e inovação

O desafio do alargamento a Leste Fundamental para a segurança da UE e para a prosperidade da Europa, Exige reformas corajosas a nível das regras de tomada de decisão das Instituições Comunitárias (que o Tratado de Nice não resolveu) Requer uma alteração substancial na PAC Terá um forte impacto na redistribuição dos fundos estruturais entre os países. (Todos os cenários implicam uma redução substancial dos fundos para Portugal a partir de 2006)

Resumo Situação económica mundial Situação conjuntural na OCDE Os EUA: recessão dupla? A União Europeia: crescimento lento ou recessão? A economia portuguesa: recessão num contexto de lento crescimento

A situação económica portuguesa Economia desenvolvida desde 1990s Democracia com estabilidade social e política Membro da EU e da zona euro Membro da NATO e outras organizações internacionais

Problemas estruturais O maior déficit externo da zona da OCDE, com elevados níveis de endividamento Elevado déficit das Contas Públicas Elevada desigualdade económica e social Atrazos relativos na educação, saúde, justiça e outros indicadores sociais

O processo de convergência está em desaceleração: Ao ritmo de , dentro de cerca de 20 anos estaríamos na média da EU.Ao ritmo de , levaremos 50 anos!

Fonte: FMI, WP 99/115, act., proj. autor desde 1997

Dois cenários possíveis Cenário do business as usual, que poderá conduzir a uma crise financeira no país, ou a um longo período de baixo crescimento, Cenário de reformas estruturais, que exige uma vigorosa política pró-desenvolvimento, com fraco crescimento durante os 2 primeiros anos (de austeridade macro), que deverão começar a produzir frutos num maior crescimento do PIB potencial

Fontes da Internet EUA UE Portugal Do autor: Docentes Abel Mateus