Ensino da Gestão na Graduação Médica: Experiências Internacionais Úteis para o Brasil Seminário Sociedade de Médicos Gestores - IBEDESS sobre O Ensino.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Que trata de alunos com altas habilidades/superdotação
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
- REGULAMENTADO PELA RESOLUÇÃO N. 9 DE 24 DE MAIO DE DE ACORDO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO -DEVERÁ INCLUIR NECESSARIAMENTE.
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Proposta da Rede Nacional Primeira Infância
OGM: controvérsia, participação e regulação
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
O ENSINO MÉDICO NO BRASIL
1 PUCSP Redesenho Institucional CONSUN 26/03/2008 Aprovações.
MISSÃO INSTITUCIONAL: UMA PROPOSTA AVALIATIVA III Congresso Internacional em Avaliação Educacional Anamérica Prado Marcondes Pontifícia Universidade Católica.
Transversalidade dos Direitos Humanos
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória agosto/2012.
47% nas ESF há mais de quatro anos três concursos nomeações Projeto para estabilização das ESF Identificação das causas Intervenções dirigidas.
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
Avaliação de Resultados das Políticas de Saúde e Educação: Estado e Municípios de Mato Grosso.
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
Grupo 3 Relatório Final.
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
III Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial
GRADUAÇÃO EM SAÚDE Disciplina de Pedagogia e Didática
SÉCULO XX.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA MÉDICOS DE FAMÍLIA - PEP
Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
SESSÃO DE ESTUDOS COM A TEMÁTICA AVALIAÇÃO
Disciplinas do curso 06mar2008
Escola Nacional de Saúde Pública
Habilidades em Comunicação V
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
15ª Conferencia Nacional de Saúde, Comunicação e Mobilização
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
TOH E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Segunda-feira, 23 a 25 de Março de 2013.
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Parcerias na Cadeia Produtiva da Saúde
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
ATS NA ANS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Mercados de trabalho e competências profissionais
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade Social.
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DA SAÚDE: DESENVOLVENDO TECNOLOGIAS PARA O PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE Celia Regina Pierantoni 1 Thereza Christina.
Estudos de Desfechos Centrados no Paciente Como estes estudos podem contribuir para a harmonização das decisões em saúde? Charles Viana Cachoeira.
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Gestão Sustentável Faculdades Porto-Alegrenses Núcleo Integrado de Pós-Graduação Especialização em Gestão do Capital Humano Professor Ézio Rezende Edição.
01/25 24/11/09 Projeto de traje esportivo com utilização de nanofibras da liga Cu - Al Professor: Paulo Junho EME 001 Processos de Manufatura – Materiais.
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Comprometimento do docente com projeto político pedagógico
Introdução Relata a experiência de um grupo de Bibliotecários/ Profissionais da informação, locados no complexo da saúde da Universidade Estadual de Campinas,
Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns – FAGA Autarquia Educacional de Belo Jardim - AEB.
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Simpósio das Escolas Nacionais de Saúde Pública Brasil-Portugal Julho de 2008.
Profª Ms MARIA ZÉLIA ARAÚJO
Complexo e multideterminado
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
E S T U D O D E T E X T O Marcelo Borba Mário Ramos Agenda n Perfil dos professores < 5 minutos n Apresentação da técnica < 10 minutos n Dinâmica da atividade.
Transcrição da apresentação:

Ensino da Gestão na Graduação Médica: Experiências Internacionais Úteis para o Brasil Seminário Sociedade de Médicos Gestores - IBEDESS sobre O Ensino da Gestão na Graduação Médica AMMG – 23/09/09 Cesar Vieira Consultor Técnico do IBEDESS

Pontos para Debate Relevância do tema proposto pela SMMG Tema tradicionalmente negligenciado Fatores contributivos para a mudança Prática baseada em evidência Informática em saúde Experiências relevantes para o Brasil Estados Unidos Comunidade Européia

Tópico DisciplinaMédia de Sessões ObrigatóriaOptativaBásicoClínico Temas de Saúde Global Financiamento da Atenção Qualidade da Atenção Sistemas de Saúde Políticas de Saúde Financiamento de Serviços Informática Médica Jurisprudência Médica Licenciamento & Regulação Sócio-economia médica Gestão de Unidades Sistemas de Saúde Pública Tópicos de Gestão Lecionados em 126 Faculdades de Medicina dos EUA, 2008* *AAMC

Conteúdos de Gestão propostos pela EMSA no Contexto do Processo de Bologna* Comunicação Pensamento Crítico Saúde na Sociedade Questões Ambientais Questões Étnico-culturais Saúde Internacional Atitudes Profissionais Gestão, responsabilidade e tomada de decisões Auto-consciência Princípios Éticos Ensino Trabalho em Equipe Humanismo, ciências sociais e comportamentais Sistemas de Atenção à Saúde Dimensões Européias Mudanças para atender necessidades nacionais e locais *EMSA

Referências