Linguagem na Contemporaniedade:as várias maneiras de se comunicar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa e Produção do Conhecimento
Advertisements

O SURGIMENTO DA HUMANIDADE ( Silas Guerriero (org.)
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
Silvia Tatiana Maurer Lane
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
DIALÉTICA DO CONCRETO POR: KAREL KOSIK. A Dialética A dialética trata da coisa em si, do concreto. Mas a coisa em si não se manifesta imediatamente aos.
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
A iniciação humana Da análise a síntese, sem esquecer que
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
HABERMAS Democracia e a Teoria do Agir Comunicativo
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Divisões da Filosofia.
Educação Ambiental.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Fenomenologia Edmund Husserl ( ).
Educação Ambiental.
CONCEITO ANTROPOLOGICO DE CULTURA
Sou o que sou pelo que nós somos
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
Intencionalidade discursiva
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Linguagens, códigos e suas tecnologias
Vygotsky – Pensamento e linguagem
Dra. Sueli Rezende Cunha PHD em Enfermagem Coordenadora do NEPENF
Em busca de uma compreensão
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Conceitos básicos para a compreensão da vida social
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
O que é ensinar história?
História da comunicação.
Jogos de Empresas Aula 2.
Competências e Habilidades
Emile Durkheim e o fato social
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
QUEM É O HOMEM? “Quem é o homem para dele te lembrares com tanto carinho?” (Sl 8) Freud: o homem é um ser impulsionado, conduzido por seus instintos.
Profª. Taís Linassi Ruwer
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
EDUCAÇÃO PARA VIDA: PARTE II Educação para Vida: Princípios, Conceitos e Tecnologias.
Sistemas Microprocessados e Microcontrolados
RACIONALIDADE E COMUNICAÇÃO Parte II – pg. 16 a 30.
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Perspectiva Benvenistiana
Leitura e interpretação de texto
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
O texto e suas propriedades 1ª parte
 “No contexto contemporâneo destacam-se cada vez mais, as possibilidades estratégias das ambiências comunicacionais digitais, as quais têm proporcionado.
PROVA BRASIL 2015.
Valores em tempo de crise Carmen Migueles ADCE março 2009.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
Texto: Mídia e Produção de modos de Existência Autora: Cecília Coimbra.
A sociologia pré- científica. O Renascimento Inicia o processo de abertura e expansão comercial e marítima. Inicia o processo de abertura e expansão comercial.
Comunidade (O que é comunidade?)
INOBJETIVIDADE DA EXISTÊNCIA
Prof. SuderlanTozo Binda
O conhecimento Spinoza.
Transcrição da apresentação:

Linguagem na Contemporaniedade:as várias maneiras de se comunicar Heloisa H. Araújo Campos

“A língua é um dos importantes meios de significação da ação humana ,é através dela que as pessoas das mais diversas maneiras e das mais complexas formas, se relacionam umas com as outras.O exercício da linguagem é um processo que acontece no interior da singularidade de cada pessoa juntamente na relação que estas estabelecem umas com as outras compondo uma estrutura dialógica de construção da comunicação.”(Baktin,1997,p.295)

Os discursos se apresentam nas diversas modalidades Os discursos se apresentam nas diversas modalidades.A linguagem hoje se apresenta com modos diferentes para cada ocasião, dentro de um diálogo marcado pelo estudo das diferentes realidades sociais.Os temas alteram-se e o homem assume uma nova forma de se por, se ver e definir o mundo. Ele é o sujeito descobridor da linguagem. Uma linguagem que na contemporaneidade tem na informática uma nova visibilidade.

“O diálogo por sua clareza e simplicidade é a forma clássica da comunicação verbal. Neste sentido a construção da comunicação ocorre no interior das relações entre os indivíduos e , através da fala, os mesmos pretendem compreender e serem compreendidos, exercendo mutuamente os papéis de ouvinte e interlocutor.”(Baktin,1997,p.295)

A contemporaneidade e as múltiplas linguagens O momento pós- moderno é marcado pelo conhecimento, pela revisão dos paradigmas e nada foge a esta revisão. A comunicação é a ponte que liga o homem ao seu interior e exterior responsabilizando-se pela plena expressão do ser humano e do seu estar no mundo.

As linguagens de hoje buscam revelar-se e revelar o sujeito de forma a atender a sua ânsia de comunicar-se de forma veloz e eficaz. Contudo as linguagens se multiplicaram conduzindo os sujeitos à diversidade de leituras do texto, do mundo e de si mesmo.

COMUNICAÇÃO A comunicação é essencial ao ser humano e sendo essencial, deve assegurar ao ser humano este direito básico de se comunicar. Os processos comunicativos tiveram inicio por necessidade de cooperação entre os homens eles precisavam se unir em busca de objetivos para a própria sobrevivência da espécie. A comunicação possibilitou e efetivou a criação dos elos necessários.

As muitas formas de comunicar A comunicação aparente A comunicação superficial A comunicação autoritária A comunicação real A comunicação autêntica

“As primeiras formas de manifestação comunicativa do ser humano foram uma decorrência de uma relação cooperativa e de integração intragrupos, como é característica dos animais.A linguagem certamente surgiu da necessidade de colaboração entre os seres humanos e não da competição ou da hostilidade. Ao se aceitar esta afirmação, estabelecemos o principio da cooperação não apenas como uma proposição teórica alternativa, mas como um fundamento concreto do ser humano,ou seja , como categoria essencial, de ordem ontológica e antropológica.”(Abdalla,2002,p.111)

Michel Traber (2004):aponta que o núcleo central da comunicação é a noção de intersubjetividade – ”estar com os outros”, retirada da filosofia que implica uma comunicação na liberdade, na igualdade e na solidariedade .Nossa vida é essencialmente orientada para os outros, para os nossos semelhantes .O homem é um ser social.

“Em suma a essência do ser humano como ser social é constituída e aperfeiçoada pela linguagem.Estar com os outros no mundo ou ser intersubjetivo, só é possível e realizável na transcendência pessoal da comunicação. Quando nós somos privados dessa integralidade não podemos viver vidas dignas da natureza humana. Sendo assim, a linguagem é a construção simbólica humana que permite construir e manter os relacionamentos.”(Traber,2004,p.4)

O discurso ,expresso pela linguagem torna-se caminho comunicativo entre os homens .É pela linguagem que se estabelece a comunicação, necessidade humana essencial a sobrevivência. As novas necessidades e os novos cotidianos que vão emergindo exigem cada vez mais o aprimoramento da comunicação.

A informática, em que linguagem ela se sustenta para efetivar uma comunicação? Na linguagem algarítmica. A comunicação da era da informática- o algoritmo-deve fornecer um caminho de encontro e não de choque entre o ser que quer sair, que almeja se expandir ,sem perder a identidade. De outra forma a comunicação deve representar em sua totalidade, ou em uma parte considerável toda a essência daquele que a transporta.

Novas Tecnologias Exigem novas maneiras de comunicação Internet Redes sociais Mídias sociais Sites Blogs Games Celulares/iped,tablets,etc...

É chegada a época em que o homem está livre É chegada a época em que o homem está livre. Há somente uma uma única limitação: o seu próprio não entendimento por não saber usar a comunicação, o algoritmo, o repensamento, a lógica simples do pensar .A deslumbrante e libertadora abstração que verticaliza o pensamento e impele o homem a continuar criando e redesenhando mundos em tempos diferentes.

Obrigada hcampos_psico@hotmail.com