INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E A GESTÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto Brasileiro na Incorporação de Novas Tecnologias
Advertisements

Portaria GM/MS nº. 1996, de 20 de agosto de 2007, que dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
Assistência Farmacêutica no SUS.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Carlos Alberto Pereira Gomes Gerente de Assistência Farmacêutica
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Departamento de Ciência e Tecnologia – Decit
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
PARÂMETROS PARA PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DA ASSISTÊNCIA
Educação Permanente em Saúde :
Departamento de Ciência e Tecnologia
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
HOMEOPATIA NO SUS.
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
12ª Reunião Ordinária 5 de outubro de Lei nº , de 15 de dezembro de 2010.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Flavia Elias RJ, 09 de novembro de 06
Modelo de Atenção à Saúde no Brasil
Incorporação de Tecnologias pelo Ministério da Saúde
Regulamentação da Política de Gestão de Tecnologia
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Ministério da Cultura.
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Panorama da Saúde no Brasil
Investimentos da pesquisa em saúde - Nutrição Erika Barbosa Camargo Ministério da Saúde Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos - SCTIE.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
10º FÓRUM DE DEBATES BRASILIANAS.ORG Inovação em Micro e Pequenas Empresas Uma política para as MPEs MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
Brasília – junho Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação.
Gestão de Tecnologias em Saúde Rosimary Almeida GEATS/DIDES
GESTÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE – A PERSPECTIVA DA ANS
ATS NA ANS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE
POLÍTICAS SANITÁRIAS e ÉTICA Paulo Antonio Fortes VIII Congresso Brasileiro de Bioética 25 de Setembro 2009.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Oportunidades e desafios no setor farmacêutico
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Nome do Apresentador Titulação Cargo que ocupa na Gestão da ABEn.
Avaliação na Atenção Básica
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
INI - NANO VIII REUNIÃO ORDINÁRIA CONSELHO DELIBERATIVO INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO: NANOTECNOLOGIA Diretoria de Inovação 12/09/2006.
NOVO MARCO – LEI N /2011 Altera a lei n e dispõe sobre assitência terapêutica e incorporação de tecnologia em saúde no SUS Cria a Comissão.
Seminário Instituição de Longa Permanência para Idosos: do que estamos falando? Políticas de Saúde e as Instituições de Longa Permanência: protegendo dentre.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS:
SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
FÓRUM MERCOSUL SOBRE INTEGRAÇÃO REGIONAL E SISTEMAS DE SAÚDE
Avaliação da Política de Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde Implementada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, no período.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tema: Inclusão Social Como usar a Ciência,
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Proposições para o Desenvolvimento da Ciência para a Saúde Senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC)
UMA ABORDAGEM SETORIAL NO FOMENTO À PESQUISA EM SAÚDE NO BRASIL Conferência Regional Sudeste de Ciência e Tecnologia Belo Horizonte, 3 de agosto 2005 Reinaldo.
Transcrição da apresentação:

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E A GESTÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE Suzanne Jacob Serruya Departamento de Ciência e Tecnologia Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Ministério da Saúde VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva Rio de Janeiro, 21-25 de agosto de 2006

O mundo da moderna tecnologia se mantém em permanente movimento com a produção de novos conhecimentos científicos. Conhecimento científico + indústria + mercado + foco na sociedade: singularidade da academia Do tríplice diálogo entre saber científico, indústria e mercado realiza-se o potencial de inovação.

O mundo da mecatrônica, da tecnologia da informação, da nanotecnologia, da clonagem e das células tronco é a mais completa expressão do veloz Mercúrio, deus-símbolo, na mitologia greco-romana, do conhecimento, da comunicação e do comércio.

A translação das tecnologias emergentes requer a integração da racionalidade científica com um processo de gestão tecnológica ordenado pelo imperativo da equidade social e integrado a projeto de desenvolvimento nacional. a noção de expectativa e promessa de futuro, fatores mediadores para a prospecção de tecnologias: atenção política e investimentos sustentados para o seu financiamento.

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos- SCTIE DECIT Avaliação Pesquisa DAF DES Desenvolvimento Inovação

SCTIE- Principais Ações Formular, implementar e avaliar a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde – PNCTIS. Formular, implementar e avaliar a Política de Assistência Farmacêutica e a Política de Medicamentos, incluindo hemoderivados, imunobiológicos, vacinas e outros insumos de interesse à saúde. Estabelecer métodos e mecanismos de avaliação econômica como um subsídio para os investimentos em saúde.

Marcos Institucionais de C&T/S Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde- PNCTIS. Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde- ANPPS. Parceria do Ministério da Saúde com o Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT- e com o Ministério de Desenvolvimento Industrial e Comércio Exterior - MDIC 2004: 2ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

Política Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde: aproximação entre ciência e mercado para o fomento da P, D & I estratégicas para o Sistema Único de Saúde Ministério da Saúde participa do Fórum de Competitividade em Biotecnologia e em Farmacos, vinculado ao Programa "Competitividade das Cadeias Produtivas" da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (MDIC)

Chamada Pública Decit/Finep - 2004 Desenvolvimento Tecnológico de Vacinas - R$ 16.095.000 Estudo Multicêntrico Randomizado de Terapia Celular em Cardiopatias - R$ 13.061.000,00 Avaliar a efetividade do implante autólogo de células-tronco da medula óssea 1.200 pacientes brasileiros com cardiopatias graves

Editais de Pesquisa Decit/CNPq - 2005

Editais de Pesquisa Decit/Finep - 2005

Editais Decit/Finep - 2006

Editais Decit/CNPq - 2006

Avaliação de Tecnologias em Saúde -

Avaliação de Tecnologias em Saúde - 2005 Grupo de Trabalho de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde) Estabelecer fluxo e organizar a demanda de estudos em ATS no SUS 30 Revisões Sistemáticas e estudos de avaliação econômica Cooperação nacional (Rede ATS) e internacional - INAHTA Capacitação de gestores do SUS: Gestão de tecnologias em saúde – especialização, mestrado profissional e Medicina baseada em evidências - 150 pessoas Política de Gestão de Tecnologias em Saúde para o SUS (Portaria 2.510/05

Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde Política Nacional de Ciência e Tecnologia: fortalecer a capacidade reguladora do Estado Referência normativas  Portaria GM 2.510, 19 de dezembro de 2005 (Comissão interinstitucional): proposta concluída p/ consulta pública  Portaria GM Nº 152, 19 de janeiro de 2006: (Comissão para Incorporação de Tecnologias do Ministério da Saúde (CITEC / SAS): papeis gestores definidos no âmbito do MS.

Objetivo Geral da PNGTS Maximizar os benefícios de saúde a serem obtidos com os recursos existentes, para assegurar o acesso da população às tecnologias disponíveis para os sistemas de saúde, em condições de segurança, efetividade e eqüidade.

Princípios da PNGTS A gestão de tecnologias deve incorporar evidências científicas quanto aos atributos eficácia, efetividade, eficiência, segurança, impacto ético e social das tecnologias de saúde. As instâncias e processos de avaliação e de incorporação de tecnologias devem ocorrer de modo permanente nos diferentes níveis gestores do SUS. O processo de incorporação de tecnologias deverá incluir atores representativos dos interesses da sociedade. O processo de incorporação tecnológica deverá considerar a universalidade do acesso, a equidade e a sustentabilidade das tecnologias. O conhecimento sobre tecnologias efetivas e seguras na atenção à saúde deve ser disseminado de forma transparente e contínua aos profissionais de saúde e a população. A ética em pesquisa com seres humanos será considerada evidência crítica para comprovação de boas práticas para o processo de incorporação tecnológica no sistema público de saúde

Obrigado! suzanne.jacob@saude.gov.br DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA e TECNOLOGIA - DECIT/SCTIE Esplanada dos Ministérios Bloco G Ed.Sede – 8º andar CEP: 70.058-900 – Brasília/DF Fone: 55-61-3315-3197/ Fax: 55-61-3315-3463 suzanne.jacob@saude.gov.br www.saude.gov.br