Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO BPL
Advertisements

MONITORAMENTO DE AGROTÓXICOS NA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO
Premia os projetos que reúnem as melhores idéias de negócios e que possam contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades. Se você é
EDUCAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) REDE LATINOAMERICANA DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES INSTRUMENTOS IMPORTANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO.
COMPETÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL
Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos
Política de Incentivo no Âmbito do Programa Nacional de DST e Aids
INCENTIVO ÀS AÇÕES NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE DST/AIDS Panorama Geral março 2009.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Maio/2008.
Elenita Ruttscheidt Albuquerque FFA – Médica Veterinária
Julho/2002 João Pessoa - PB Julho/2002 João Pessoa - PB ANEEL e a Descentralização Jaconias de Aguiar Diretor Jaconias de Aguiar Diretor Audiência Pública.
Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
Combate à fraude por adição de água em carcaça de aves
A Classificação Vegetal funciona assim:
Gestão de Risco de Desastres no SUS Guilherme Franco Netto
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
Identificação de Áreas de Maior Vulnerabilidade para Ocorrência e Dengue na Estação de Transmissão 2010/2011 com vistas a subsidiar a intensificação das.
O QUE É O PRODAFISC.
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Revenda Legal em números
1 Revisão da Resolução CONAMA nº 09/93 2ª GT 10/07/03 A.Origem : 1ª Reunião da C.T. Saúde, Saneamento Ambiental e Gestão de Resíduos (CTSSAGR) # apresentação.
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
NELMON OLIVEIRA DA COSTA
Recife - PE, 27/07/2007 Frederico Amancio SIMPLES NACIONAL Implementação, Arrecadação e Fiscalização.
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
INTEGRAÇÃO Cooperativas.
Serviço de Inspeção Federal
Cooperativas e Mercado Internacional
Audiência Pública – Serviços de Telecomunicações Câmara dos Deputados – Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Audiência Pública Qualidade do Serviço.
Ministério da Cultura.
VERIFICAÇÃO DE CRONOTACÓGRAFOS
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Feriados Sair Legendas Contato na CORED Auditorias Integradas
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Feriados Sair Legendas Contato na CORED Eventos (Congresso, Seminários, Encontros, Workshop) Auditorias Integradas Treinamentos – Metrologia Legal Treinamentos.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
14ª Reunião Ordinária Comitê Temático Compras Governamentais 11 de abril de 2012.
Carne Bovina - Brasil Situação e Perspectiva I Seminário Outlook Regional de La Agroindustria Buenos Aires, 27 e 28 julho 2005 Apresentação: João Paulo.
6º Seminário Estadual de Agricultura de Santa Catarina SISTEMA ÚNICO DE ATENÇÃO À SANIDADE AGROPECUÁRIA- SUASA Michel Tavares Quinteiro Milcent Assis Fiscal.
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
QUALIDADE VEGETAL – MAPA Brasília/DF, 21 de julho de 2009.
1 Simpósio Latino Americano da Associação Internacional para a Proteção de Alimentos -IAFP - VII Simpósio Associação Brasileira de Proteção dos Alimentos.
O caso do Telessaúde Brasil Redes
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
REUNIÕES REGIONAIS 1º CICLO CORED – COORDENAÇÃO GERAL DA RBMLQ-I REUNIÃO REGIONAL 1º CICLO REGIÃO SUDESTE (ES, MG, RJ e SP) CORED, AUDIN, DQUAL,
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
Thalita Antony de Souza Lima
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FUNDEB 2007, 2008 e perspectivas 2009 Apresentação: Vander Oliveira Borges.
TREINAMENTOS PARA 2011 Calendário de Treinamento para RBMLQ-I 2011 Marcio Ribeiro de Paiva Coordenação-Geral da RBMLQ-I.
Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR Audiência Pública “A qualidade do atendimento que.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Informamos que todos os assentos foram reservados.
55ª Reunião do GDFAZ / CURITIBA – PR, 13,14 e 15/05/2015 INDICADORES GP Margarida – AL Kiola – MA Ricardo – BA Ana Paula - PE.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
Novas Diretrizes do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Título do evento Bloqueios para encerramento da Execução Mensal *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores 2014 – BM 19 *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores.
RAIVA DOS HERBÍVOROS NO BRASIL
PROCURADORIA-GERAL DA UNIÃO Departamento de Patrimônio Público e Probidade Administrativa RELATÓRIO DAS AÇÕES AJUIZADAS GRUPO PERMANENTE ATUAÇÃO PROATIVA.
Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Defesa Agropecuária Departamento de Saúde Animal Superintendência Federal da Agricultura,
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Transcrição da apresentação:

Programa de Prevenção e Controle de Absorção de Água em Carcaças de Aves Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA Secretaria de Defesa Agropecuária – SDA Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal - DIPOA

Programa de Prevenção e Controle de Absorção de Água em Carcaças de Aves Objetivo Coibir a prática de fraude no processo de absorção de água durante o resfriamento de carcaças de aves (início em 2000)

Estados onde o programa é aplicado Nº de Estados envolvidos no programa: 18 (BA, DF, ES, GO, MG, MS, MT, PA, PE, PI, PR, RJ, RO, RS, SE, SC, SP, TO) Estados que não produzem carcaças congeladas in natura: PA, RJ, SE e PI Nº empresas de abate de aves existentes: 183 Nº de empresas monitoradas (Drip Test): 119 OBS: as demais empresas produzem cortes ou frangos temperados

Análises Drip Test Ano Nº Análises Conformes Não Conformes % 2004 845 461 54 384 45 2005 1172 785 67 387 33 2006 873 626 72 247 28 2007 1073 793 74 280 26

Análises realizadas e Processos Administrativos instaurados

Fatores que interferem na absorção Corte Abdominal Borbulhamento Temperatura Tamanho da carcaça Tempo de permanência no Chiller

Pré-Resfriamento

Pré-Resfriamento

Ações adotadas pelo DIPOA Auditorias específicas para verificação dos controles Revisão da estratégia do Programa com a elaboração do Ofício Circular 09/2004 que intensificou a fiscalização e monitoramento nas empresas Aumento do número de colheitas de amostras Apreensão de produtos violados nos Estados com doação para o Programa Fome Zero (IN 26/03)

Ações adotadas pelo DIPOA A partir de 2005 (Of. Circ. 010/2005): Substituiu o Ofício Circular 09/04 - Maior responsabilidade aos setores de controle de qualidade das empresas Obrigatoriedade de elaboração de Programa de Prevenção e Controle da Adição de Água aos Produtos (PPCAAP) pelas empresas

Ações adotadas pelo DIPOA Definiu parâmetros de controle obrigatórios Análises laboratoriais obrigatórias de produtos pelas empresas (uma análise por turno de abate) Verificação de produtos e processos Medidas corretivas e registros Aplicação de penalidades Apuração de eventual omissão dos Fiscais Federais Agropecuários (Ofício Circular nº 01/2005)

Monitoramento do Processo pela empresa Controles efetuados pela empresa: Teste de Absorção: uma amostra a cada 02 horas Drip Test: uma amostra por turno de abate Injeção de salmoura em produtos temperados: monitoramento contínuo

Verificação Oficial pelo SIF Controle efetuado pelo SIF: Teste de Absorção: 02 vezes por turno Drip Test: uma análise semanal, acompanhamento de 20% das análises realizadas semanalmente pela empresa, coleta de uma amostra por turno para sorteio mensal

Verificação Oficial pelo SIF Injeção de salmoura: verificação diária do monitoramento realizado pela empresa, no mínimo uma vez por turno para cortes e para carcaças inteiras

Ações Complementares adotadas em parceria com o MP e MJ Ações conjuntas DIPOA/DPDC-MJ: potencializar as ações de fiscalização e combate à fraude econômica em produtos de origem animal. Mobilização dos Ministérios Públicos dos Estados que têm instaurado procedimentos administrativos Acordos de cooperação técnica dos Estados com os Ministérios Públicos Estaduais: inquéritos civis paralelos às ações do MAPA

Ações Complementares adotadas em parceria com o MP e MJ Ministério Publico do Estado de Santa Catarina – Promotoria de Justiça de Ipumirim/SC, em Ação Civil Pública destinada à reparação de danos morais e materiais contra empresa reincidente na mencionada fraude, a qual resultou em multa de R$ 1.515.000,00 (Um Milhão, Quinhentos e Quinze Mil Reais).

REGIME ESPECIAL DE FISCALIZAÇÃO Medida punitiva mais eficaz, aplicada pelo DIPOA Empresas reincidentes ou com desvios constatados em auditorias e supervisões Suspensão da comercialização de produtos Revisão do PPCAAP Somente após a apresentação de resultados conformes, a empresa volta a comercializar Lei 7.889/89 Regime Especial já foi aplicado em 13 empresas

Nelmon Oliveira da Costa Diretor do DIPOA/SDA/MAPA Contatos Nelmon Oliveira da Costa Diretor do DIPOA/SDA/MAPA E-mail: nelmon.costa@agricultura.gov.br Tel: 61 – 32 18 26 84 Fax: 61 – 32 18 26 72