Caixa Econômica Federal FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO - FGTS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Advertisements

EXERCÍCIOS RESULTADO.
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2012
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Maio/2012 Brasília, junho de 2012 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2010 Brasília, dezembro de 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Abril/2013 Brasília, maio de 2013 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM JANEIRO/2010 BRASÍLIA, FEVEREIRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS setembro/2010 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Resultado do Regime Geral de Previdência Social – RGPS Resultado do Regime Geral de Previdência Social – RGPS Em Outubro/2009 Ministério da Previdência.
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Julho/2013
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Maio/2013
Investor Relations4Q07 | 1. Investor Relations4Q07 | 2 2.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Mercados Financeiros e o Caso Especial da Moeda
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Departamento de Supervisão Indireta
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Quem é o jovem brasileiro?
Provas de Concursos Anteriores
Incertezas em um novo cenário Roberto Padovani Setembro 2008.
Abril de Grande parte da população brasileira, não tem o hábito de fazer uma programação de compra para atender suas necessidades; A melhor opção.
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
República Federativa do Brasil Reforma do Estado, Investimento e Poupança Públicos MINISTRO GUIDO MANTEGA São Paulo, 14 de setembro de 2004 I FÓRUM DE.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
Perfil da dívida O que devem os Municípios:
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
República Federativa do Brasil Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Projeto de Lei Orçamentária /Agosto/2007.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
GOIÁS, 30 DE SETEMBRO DE DIAGNÓSTICO DA PREVIDÊNCIA DE MINAS GERAIS Falta de harmonia de regras e ausência de amparo pleno Desequilíbrio histórico.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 7.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 9.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO IV – Nº 01.
PIS-COFINS NÃO CUMULATIVO – Receitas Financeiras
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM FEVEREIRO/2010 BRASÍLIA, MARÇO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Ministério.
LEÔNIDAS CRISTINO Ministro de Estado SECRETARIA DE PORTOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SEP/PR Junho/2013 REFORMA DO SETOR PORTUÁRIO Decreto Regulamentador.
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Autorização de Funcionamento
TAXA DE SAÚDE SUPLEMENTAR TSS
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Matemática Financeira
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
GRATIFICAÇÃO DE NATAL (13º SALÁRIO)
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2013 Brasília, janeiro de 2014 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Rio Verde - Goiás - Brasil
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL Nelson Barbosa Secretário de Política Econômica 2 de.
Manual do FIES.
Recursos e Fontes de Financiamento
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM 2009 BRASÍLIA, JANEIRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Ministério.
FÓRUM:. Objetivos : Apresentar propostas para aprovação pelo Congresso Nacional PROJETO DE LEI DO SENADO 301/2008 PROJETO DE LEI DO SENADO 193/2008 PROJETO.
HISTÓRIA Os constituintes de 1934 já previam a adoção de um fundo de reserva do trabalho; O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado pela.
Audiência Pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, em 7 de julho de 2015 PL 1358/2015, que “Dispõe sobre o Fundo de Garantia.
Caixa Econômica Federal Vice-Presidência de Fundos de Governo e Loterias – VIFUG Superintendência Nacional Fundo de Garantia – SUFUG FGTS Fundo de Garantia.
Transcrição da apresentação:

Caixa Econômica Federal FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO - FGTS Câmara dos Deputados Junho de 2008

FGTS – BASE LEGAL Lei 5.107, de 13 setembro de 1966 Objetivos: a) Criar poupança compulsória para o trabalhador (8% sobre remuneração), como opção à estabilidade após 10 anos. b) Constituir o Fundo como fonte de recursos para investimento em habitação, saneamento e infra-estrutura.

FGTS – BASE LEGAL Lei 8.036/90 – Lei de Regência Conselho Curador do FGTS – representação do Governo e Sociedade Civil; Ministério da Cidade – Gestor das Aplicações; Caixa Econômica Federal – Agente Operador; PGFN – execução fiscal do FGTS; MTE/SIT – fiscalização dos recolhimentos

FGTS – BASE LEGAL Atribuições da Caixa – Agente Operador: Centralizar os recursos, manter e controlar as contas vinculadas; Expedir atos normativos; Definir procedimentos operacionais; Elaborar análises jurídica e econômico-financeiras; Emitir Certificado de Regularidade; Elaborar as contas do FGTS;

FGTS – BASE LEGAL Implementar atos normativos emanados do gestor da aplicação; Celebrar convênios e contratos, visando a aplicação dos recursos; Representação judicial do FGTS - outros Atuar como agente financeiro.

ARRANJO INSTITUICONAL CMN Conselho Curador do FGTS Agente Operador MCd MTE / SIT MF / PGFN GAP Outros Agentes Financeiros Empresas Trabalhadores Auditoria Interna TCU Auditoria Independente BACEN Fiscalização Integrada

GRANDES NÚMEROS

GRANDES NÚMEROS

GRANDES NÚMEROS

PASSIVO MODALIDADE DE SAQUES

PASSIVO MODALIDADE DE SAQUES

PASSIVO ARRECADAÇÃO X SAQUES

PASSIVO ARRECADAÇÃO LÍQUIDA GRAFICO ARRECADAÇÃO SAQUES E ARRECADAÇÃO LÍQUIDA

BASE LEGAL CLT – Art. 453 §1° e §2°: §1° na aposentadoria espontânea de empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista é permitida sua readmissão desde que atendidos os requisitos constantes do art. 37, inciso XVI, da Constituição, e condiciona à aprovação de concurso público; §2° O ato de concessão do beneficio de aposentadoria a empregado que não tiver completado 35 (trinta e cinco) anos de serviço, se homem, e 30(trinta), se mulher, importa em extinção do vínculo empregatício; (grifo nosso) Acórdão do STF considerou inconstitucionais referidos os parágrafos 1° e 2° do Art. 453 da CLT.

PASSIVO SAQUES POR MODALIDADE

PASSIVO CONTAS MOVIMENTADAS

PASSIVO PERFIL DAS CONTAS VINCULADAS 1,3% 34,1%

PASSIVO LC 110/01 - ACORDO CUMPRIDO

PASSIVO LC 110/01 - ACORDO CUMPRIDO

PASSIVO RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS

ATIVO EVOLUÇÃO DO ORÇAMENTO

ATIVO EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

ATIVO EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA ALTERAR

ATIVO CONTRATAÇÃO POR FAIXA S.M. ATÉ 5 SALÁRIOS MÍNIMOS: 76% dos contratos. ATÉ 5 SALÁRIOS MÍNIMOS: 77% dos contratos.

ATIVO CONTRATAÇÃO POR FAIXA S.M. ATÉ 5 SALÁRIOS MÍNIMOS: 85% dos contratos. ATÉ 5 SALÁRIOS MÍNIMOS: 83% dos contratos.

ATIVO CONTRATAÇÃO POR FAIXA S.M. ATÉ 5 SALÁRIOS MÍNIMOS: 73% dos contratos.

ATIVO DESCONTOS POR FAIXA DE S.M. ATÉ 3 SALÁRIOS MÍNIMOS: 59%

ATIVO

ATIVO RETORNO OPERAÇÕES DE CRÉDITO

BANCOS HABILITADOS

GOVERNANÇA CONFORMIDADE DAS CONTAS CONSELHO CURADOR Regularidade das Contas até 2007. CGU Regularidade das Contas até 2006. TCU Regularidade das Contas até 2005.

PROPOSTAS DE USO DO FGTS NA EDUCAÇÃO 1,3% 34,1% Só atenderá o universo de trabalhadores que tem condições sociais e econômicas.

PROPOSTAS DE USO DO FGTS NA BOLSA PETROBRÁS (08/2000) 312.194 contas Total: R$ 1,6 bilhões VALE (03/2002) 729.976 contas Total: R$ 1,0 bilhão

PROPOSTAS DE USO DO FGTS NA BOLSA Perfil dos Cotistas Aplicadores: Escolaridade de nível superior ( 42% dos titulares não tem ensino básico completo); Estabilidade de emprego (54,67% das contas permanecem até 12 meses); Altos salários (1,3% das contas com 34,1% dos valores e 75% dos cotistas têm remuneração menor que 5 Salários Mínimos); Conhecimento do mercado de capitais; Sobreposição quase total dos aplicadores;

PROPOSTAS DE USO DO FGTS NA BOLSA

ALTERAÇÃO DA REMUNERAÇÃO DO FGTS Trabalhador: TR + 3% Poupador: TR + 6% FGTS POUPANÇA Financiamento TR + 6% Financiamento TR + 12% Amortização Transportes Amortização Liquidação Liquidação Produção Habitações Infra-estrutura Urbana Produção Habitações Amortização Saneamento Básico Liquidação 80 mil 130 mil Pagamento prestação 350 mil Aquisição Faixas de Salário 415 1245 1660 2075 3900 4900 ...

DISTRIBUIÇÃO DE RESULTADOS

VANTAGENS PARA OS COTISTAS Programa pró-cotistas – taxa de 8,66% Redução taxa de juros de 0,5% Concessão de subsídios (descontos) FI-FGTS: criação do FIC

LEI 8.036/90 - SUGESTÕES PONTOS QUE NECESSITAM DE MUDANÇAS Débitos de pequena monta; Critério de atualização dia/mês; Disciplinar a não inclusão das parcelas do FGTS nos acordos celebrados pela Justiça do Trabalho; Alterar o valor e o critério de aplicação da multa administrativa prevista no art. 23 da Lei 8.036/90;

LEI 8.036/90 - SUGESTÕES PONTOS QUE NECESSITAM DE MUDANÇAS Prazo de decadência e de prescrição; Rever algumas hipóteses de saques; Empregados domésticos; Reduzir o prazo para saque das contas inativas; Alterar competências do CCFGTS

Caixa Econômica Federal - Agente Operador do FGTS Câmara dos Deputados Junho de 2008