Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jane Paiva Desafios e perspectivas das políticas públicas de educação de jovens e adultos Jane Paiva
Advertisements

P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S D E J U V E N T U D E.
ENCONTRO NACIONAL DE PREFEITAS E PREFEITOS 2013
POLÍTICAS PÚBLICAS DE/COM/PARA A JUVENTUDE Projeto de Extensão
Realidade dos Centros Urbanos
Sujeitos da EJA 1. Diante do quadro diagnóstico, muitos desafios devem ser enfrentados Formular políticas públicas de Estado.
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
DST/AIDS e População Negra
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
Angela Mª de Lima Nascimento Diretora de Programas
Desigualdade social e minorias
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
SINAPIR: SISTEMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
Inclusão na Educação Superior
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Leila Brandão SECAD/MEC
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
PROF. JORGE LUÍS DOS SANTOS
Fortalecer a articulação no âmbito do SUS, buscando a universalização e a eqüidade do acesso à saúde da população indígena; Discutir as necessidades de.
Quem é o jovem brasileiro?
“La discriminación por etnia o raza”
MÚSICA DA CIRANDA Um sorriso negro Um abraço negro Traz felicidade Negro sem emprego Fica sem sossego Negro é a raiz de liberdade.
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
I ENCONTRO ESTADUAL MEC E MPPE DE EDUCAÇÃO
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Síntese.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
A Secretaria Estadual do Trabalho, foi criada pela lei em 11 de novembro de 2003, com o objetivo de implantar Políticas Públicas de qualificação.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
Cotas para universidades federais: solução ou problema?
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
IV Encontro Nacional do Censo da Educação Superior Importância da Coleta e do Tratamento do Quesito Cor ou Raça Brasília, 10/10/2014.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
I Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento da América Latina e do Caribe AFRODESCENDENTES: Direitos e Combate à Discriminação Racial Montevidéu.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Conferência Nacional de Educação
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Ações Afirmativas e Iniciação Científica: diálogos (im)pertinentes?
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Ministério da Educação
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Agenda Social Eixo Cidadania e Direitos Humanos Pessoas com Deficiência Secretaria Especial.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
O PLANAPIR E O FIPIR.
Discriminação Racial (cotas)
ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL
3.ª Conferência do FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Arabela Campos Oliven Universidade Federal do.
Lei nº – Estatuto Federal (20 Jul 2010)
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República IX Fórum Parlamentar Nacional de Direitos Humanos de Direitos Humanos CDHM - Junho.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial AS POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NO BRASIL E AS METAS EDUCATIVAS 2021

A questão racial: uma agenda preemente Dimensão demográfica: Brasil: país com 50% da população negra (pretos e pardos); Maior população negra fora da África; 2ª maior população negra do mundo. Dimensão social: País de grandes desigualdades e de baixa mobilidade social; A população negra apresenta piores índices de acesso a bens e serviços públicos e está sobre-representada nas camadas mais pobres; A desigualdade racial não é mera expressão das desigualdades socioeconômicas; A discriminação racial é um fator estruturante de desigualdades.

A questão racial: uma agenda recente Dimensão histórica: Três séculos e meio de escravidão X Reconhecimento recente da questão racial pelo Estado Questão racial Independência Abolição da escravatura Criação da SEPPIR Lei nº 10.678 1822 1888 1995 2003

A Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial e a SEPPIR Atribuição da SEPPIR: “...formulação, coordenação e articulação de políticas e diretrizes para a promoção da igualdade racial...” (art.24-C da lei 12.314/2010)

A questão racial e a educação no Brasil - a população negra tem, em média, quase dois anos a menos de estudo que a população branca (8,3 anos contra 6,6 anos); - o percentual de analfabetismo entre os negros é mais que o dobro do que entre os brancos (13,6% contra 6,2%); - cerca de 571 mil crianças de 7 a 14 anos não freqüentavam a escola, das quais 351 mil (62%) eram negras.

A questão racial e a educação no Brasil

As Metas para 2021 META GENERAL SEGUNDA LOGRAR IGUALDADE NA EDUCAÇÃO E SUPERAR TODA FORMA DE DISCRINAÇÃO NA EDUCAÇÃO. META ESPECÍFICA 3. Prestar apoio especial às minorias étnicas, populações originárias e afrodescendentes, às alunas e aos alunos que vivem em zonas urbanas marginais e em zonas rurais, para lograr igualdade na educação. INDICADOR 4. % de estudantes desses grupos realizando estudos no ensino técnico-profissional e universitário. Índice desejado: aumento anual de 2% de estudantes desses grupos ingressando no ensino técnico-profissional e de 1% ingressando na universidade. INDICADOR 3. % das crianças desses grupos escolarizadas na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio. Índice desejado: % ao menos igual à média dos estudantes escolarizados na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio.

As políticas de igualdade racial na educação Ações relacionadas a: Obrigatoriedade do ensino “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”1 e ensino de outras temáticas relacionada à diversidade e cidadania; Educação em comunidades remanescentes dos quilombos; Combate ao analfabetismo nas populações negra, indígena, cigana e demais; Estímulo à adoção de cotas e outras questões de acesso e permanência na Universidade para estudantes de baixa renda e grupos socialmente discriminados; Inclusão de quesito raça/cor em registros educacionais. Parceiro principal: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – Min. da Educação 1. Leis nº 10.639/03 e 11.645/08

Iniciativas importantes PROUNI FIES Cotas

A importância das cotas No Brasil, o principal instrumento de política de ação afirmativa tem sido o programa de cotas para estudantes negros, levados a cabo por diferentes universidades De acordo com estimativas do Ipea (Ipea, 2008), nos últimos 10 anos foram promovidos pelos programas de cotas das universidades públicas brasileiras cerca de 52 mil estudantes negros que, por este meio, conseguiram o acesso ao ensino superior, reduzindo o ainda imenso hiato entre brancos e negros nesse quesito.

Cotas e inserção no mundo do trabalho O ensino superior é a porta de entrada para a fatia mais nobre do mercado de trabalho e, conseqüentemente, dos empregos de melhores rendimentos. As cotas, portanto, funcionam como uma espécie de amplificador de oportunidades, e importante instrumento de equalização social.

Presidência da República Federativa do Brasil Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Secretaria Executiva Assessoria Parlamentar Contatos: Telefone: (61) 2025-7069 Fax: (61) 2025-7015 Esplanada dos Ministérios, Bloco A, 9º Andar, Gabinete da SE/SEPPIR/PR CEP 70.054-900 Brasília/DF