SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA – AVES E SUÍNOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desafios da Agricultura Familiar frente à crise econômica atual
Advertisements

Oportunidades e Desafios de MS
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Sistemas Integrados de Manejo da Produção Agrícola Sustentável
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
Lei /11 Habilitação Sanitária de EARPPs
Governo do Estado de Mato Grosso do Sul
A Evolução Do Setor Agrícola
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Fortalecimento da Tecnologia da Agropecuária
QUADRO DE SUPRIMENTO NACIONAL
Produção de Fumo no Sul do Brasil
Audiência Pública para discutir os desdobramentos do processo de concentração de mercado decorrente da proposta de fusão dos frigoríficos Marfrig e Seara.
AUDIÊNCIA PÚBLICA OPERAÇÃO SADIA/PERDIGÃO CÂMARA DOS DEPUTADOS
Defesa Sanitária Animal e Vegetal
COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL Audiência Pública Câmara dos Deputados,
POLÍTICAS PÚBLICAS E COMERCIALIZAÇÃO
PROJETO DE PESQUISA Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB): o contraste entre os objetivos propostos e o desempenho verificado no período.
COMISSÃO AGRICULTURA PECUÁRIA ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL
SEMINÁRIO BM&F – MAPA – ABAG PERSPECTIVA PARA O AGRIBUSINESS
Área de Operações Indiretas
CÂMARA TÉCNICA DE GRÃOS
Câmara Técnica de Bovinocultura de Leite do CEPA
AGRICULTURA FAMILIAR AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL NO RS
O Inova Agro é parte do Plano Inova Empresa
Plano Safra – PRONAF /06 INTRODUÇÃO
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
Estrutura da cadeia logística
AGRONEGÓCIO.
Estrutura da cadeia de logística
NOVOS MODELOS DE EMPRESA Setor Agropecuário
AGRONEGÓCIO Fórum de Tendências Aliança do Brasil Amaryllis Romano
A CRISE E O ENDIVIDAMENTO NO CONTEXTO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS Brasília, 26 de fevereiro de 2009.
Banco do Brasil e o Agronegócio
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
O que é ISO? Conjunto de normas internacionais que busca averiguar a existência de um sistema de garantia de qualidade na empresa Garantia da qualidade.
DA HORTIFRUTICULTURA NO PARANÁ
Economia Européia.
PECUÁRIA BRUNO BATISTA.
DIAMANTINO. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA MATO-GROSSENSE, FORTALECENDO A COMPETITIVIDADE, A DIVERSIFICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS MERCADOS.
DIAMANTINO Econômico Consolidado. Propostas de projetos por estratégia 1. Investir na formação profissional continuada, permitindo ao trabalhador sua.
REPENSANDO A LOGÍSTICA Grupo 14 D Subgrupo 1 Amanda Gurgel Débora Maia.
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
SEGURO RECEITA AGRÍCOLA
Como podemos perceber a relação entre custos e quantidades estocadas? Há uma certa relação conflitante entre custos e estoques, pois quanto maiores os.
Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura
Programa BB-Florestal
Governo do Estado de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção e do Turismo - SEPROTUR Programa de Avanços da Pecuária.
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
Comissão Nacional da Aquicultura
PROGRAMA FLORESTAR BRASIL AGRICULTURA FAMILIAR APRESENTA UMA IDÉIA SIMPLES ECONOMICAMENTE VIÁVEL SOCIALMENTE JUSTA E AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL.
VISÃO SISTÊMICA DO AGRONEGÓCIO
Controle de estoque.
SUINOCULTURA BRASILEIRA DE EXPORTAÇÃO CENÁRIO E DESAFIOS
Câmara dos Deputados Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: Audiência Pública sobre as causas da recente queda nos preços.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Wagner Gonçalves Rossi Diretor Presidente MERCADO E PERSPECTIVAS PARA A PRODUÇÃO DE TRIGO SAFRA 2009/10.
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
Brasília – 5 de dezembro de 2006
O que é a economia global.
Para nós, a conscientização, a economia verde, a erradicação da pobreza e o acesso ao alimento, são fundamentais para alcançar o verdadeiro desenvolvimento.
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
Desenvolvimento do Agronegócio José Gerardo Fontelles.
Política Agrícola e Comércio Internacional Acadêmicos: Aline Clarice Celmar Marcos Micheli Virginia.
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
Gestão da empresa rural Prof.ª Hélida Mesquita Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Apodi Apodi-RN 2014.
Associação Brasileira de Sementes e Mudas Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - Lei de Proteção de Cultivares - José.
Ferrugem Asiática da Soja Ponto de vista do produtor.
Agricultura Familiar Produzindo alimentos para um Brasil sem fome.
AGRONEGÓCIO: SUÍNOS E AVES
Audiência da Suinocultura no Senado Federal, Brasília 28/04/2016 Não seja cúmplice pela morte da Suinocultura Precisamos de Ajuda.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA – AVES E SUÍNOS Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Brasília, 06 de dezembro de 2007

MODELOS DE SUPRIMENTO DE AVES E SUÍNOS Terceiros Parceria Integrados Integração Contrato Suínos p/ abate ( 3.944 . 5 00 cab /ano) Animais p/ abate

CONCEITO SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA (PARCERIA) Sistema de criação de animais em que a agroindústria transfere ao produtor rural integrado, responsável pelas instalações e manejo dos animais, as melhores tecnologias existentes no mundo, além dos animais, assistência técnica e insumos necessários a criação, visando eficiência, produtividade e a sustentabilidade da Cadeia.

Cadeia de produção – A obtenção de resultados excelentes é condição essencial para a sustentabilidade de todos os elos da cadeia produtiva. QCE? 

HISTÓRICO SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA (PARCERIA) . ORIGINADO NOS ESTADOS UNIDOS NA DÉCADA DE 1950; . IMPLANTADO NO BRASIL NA DÉCADA DE 1960; . PRODUÇÃO ATUAL EM PARCERIA: EUA: FRANGO E SUÍNOS - QUASE 100% BRASIL: FRANGOS – MAIS DE 85% SUÍNOS – MAIS DE 60% . MAIS DE UM MILHÃO DE PESSOAS LIGADAS A CADEIA DE PRODUÇÃO, NO BRASIL.

Perfil Propriedades SC Características econômicas da propriedade: Área: 15ha - MO: Familiar Participação na Renda Líquida do Integrado Fonte: ICEPA-SC maio 2007.

RISCOS COM A ATIVIDADE Os sistemas de parceria são considerados atividades de baixo risco para os Integrados: O maior custo é da Integradora (mais de 90%); O Integrado não está sujeito as oscilações de preço do mercado (milho, soja, carnes, etc.) FONTE: FGV (FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS)

RISCOS COM A ATIVIDADE

INTEGRAÇÃO CERCA DE 2% AO ANO RISCOS COM A ATIVIDADE INTEGRAÇÃO CERCA DE 2% AO ANO OBS: Os integrados que paralizam as atividades, em sua maioria, vendem propriedade para outros.

COMPARATIVO DE LUCRATIVIDADE

CUSTO DE PRODUÇÃO DOS INTEGRADOS

SATISFAÇÃO DO INTEGRADO – ANO 2007 FONTE: SINDICARNE/SC

COMPARATIVO DE PREÇOS AO CONSUMIDOR * O setor tem propiciado o fornecimento de proteina animal de alta qualidade a baixo custo

QUAL A CONTRIBUIÇÃO DO GOVERNO PARA QUE O SETOR CONTINUE PROPORCINANDO À SOCIEDADE BRASELEIRA PROTEINAS A BAIXO CUSTO ? QUAL É O MÍNIMO ESPERADO PELO SETOR EM RELAÇÃO AO GOVERNO ?

DEMANDAS DO SETOR SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA (PARCERIA) DAR CONDIÇÕES PARA A MANUTENÇÃO DA COMPETITIVIDADE DO SETOR: DISPONIBILIZAR LINHAS DE CRÉDITO EM VOLUME, CUSTOS E PRAZOS COMPATÍVEIS PARA ASSEGURAR A COMPETITIVIDADE DO SETOR FRENTE AO MERCADO MUNDIAL MINIMIZAR RISCOS PARA O SETOR DISPONIBILIZAR RECURSOS PARA GARANTIR A DEFESA SANITÁRIA E A REGIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO.