FORUM PARLAMENTAR DA SUINOCULTURA BRASILEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIENAL DA AGRICULTURA Cuiabá – MT, 24 a 26 de CUSTOS NA ATIVIDADE FLORESTAL. Professor José Luiz P. Rezende UFLA.
Advertisements

BrasCarbon Seqüestro de Carbono na Suinocultura:
As conseqüências do avanço da cana
BRDE e APLs: reflexões em torno à formulação de um programa de crédito
A distribuição do desmatamento na Amazônia: vetores, áreas críticas e mapeamento de fronteiras Ane Alencar Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.
NOVOS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO & LICENCIAMENTO AMBIENTAL
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
Alternativas Energéticas em Biogás
Secretaria de Estado da Saúde
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
REFORMA AGRÁRIA NO GOVERNO LULA
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
DECRETOS /02 e / 04 UNICAMP - 08 de março de 2005.
APRESENTAÇÃO – FORUM PERMANENTE ENERGIA E AMBIENTE UNICAMP
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
12 Missão da SEFA Realizar a Gestão Fazendária com Justiça Fiscal e Cidadania, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado.
- FÓRUM NACIONAL - CONSECTI Painel: “O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Estados”
Para mudar o Futuro – USP –
Área de Operações Indiretas
Avanços na proposta do Novo Código Ambiental Brasileiro
Lucas do Rio Verde Legal
EIXO ESTRATÉGICO MARCO LEGAL
Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo - IDAF
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Localização. Educação Ambiental para incentivar a Agricultura Orgânica nas APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos.
CENTRO DE PESQUISA AGROFLORESTAL DO ACRE
DESERTIFICAÇÃO Informe Nacional Brasil
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Florianópolis - FIESC 30/março/2012. Agenda: 13h30 – Abertura; 13h45 – Retrospectiva do I Fórum Sul do Setor Têxtil e Vestuário / Propostas de Ações e.
A CRISE E O ENDIVIDAMENTO NO CONTEXTO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS Brasília, 26 de fevereiro de 2009.
Banco do Brasil e o Agronegócio
COHAB/SC.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Painel: Aspectos destacados
Julho de 2007.
REGIÃO SUL CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF. ARILSON C. SILVA.
AF e suinocultura em Santa Catarina
FÓRUM DE COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA AUTOMOTIVA
Agência Goianésia (GO)
CT - Tecnologia e Inovação. Embasamento Legal Lei Complementar 123/2006  Facilita a abertura e fechamento da MPE;  Simplifica o pagamento de impostos;
Comentários Sobre as Linhas de Financiamento à Inovação Sem a pretensão de esgotar o tema, a análise dos editais e linhas de financiamento com o objetivo.
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina - IEL/SC Fone: URL: Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina - IEL/SC Entidade do.
6º Seminário Estadual de Agricultura de Santa Catarina SISTEMA ÚNICO DE ATENÇÃO À SANIDADE AGROPECUÁRIA- SUASA Michel Tavares Quinteiro Milcent Assis Fiscal.
1 Cabeçalho deve ser padronizado. Copiar a figura deste modelo
LINHAS DE CRÉDITO PARA A SILVICULTURA OUTUBRO 2005 Guaíba Rogério Augusto de Wallau Vice-Presidente da CAIXARS SENAR/FARSUL-ARACRUZ.
PLANO DE TRABALHO FUTURO. Princípios da integração Pesquisa/ATER/AF Desenvolvimento Rural Sustentável; Gestão democrática e participativa ; Respeitar.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
PROPOSTAS PARA O SETOR TRITÍCOLA BRASILEIRO ELABORAÇÃO: OCB CNA OCEPAR FAEP SEAB/PR FECOAGRO FARSUL FETAG Março de 2007.
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Introdução à Certificação Florestal
Impactos econômicos das áreas de APP e Reserva Legal nas propriedades agrícolas familiares do Estado de São Paulo. Érica Silva Mendonça Eng. Florestal,
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Recomendações para um plano safra plurianual – irrigação.
Pronaf Produtivo Orientado. Ministério do Desenvolvimento Agrário Plano Safra da Agricultura Familiar 2015|2016 MCR – Pronaf Produtivo Orientado.
COORDENAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Notas sobre o uso do calcário na agricultura Júlio Zoé de Brito Presidente da ASBRAER Brasília, 31 de maio de 2011.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
SITUAÇÃO DE APPs NA ATIVIDADE SUINICOLA SITUAÇÃO DE APPs NA ATIVIDADE SUINÍCOLA.
Resultados O principais resultados encontrados foram: 16 propriedades que trabalhavam com a produção de plantas medicinais. Área total de cultivo de, aproximadamente,
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
Transcrição da apresentação:

FORUM PARLAMENTAR DA SUINOCULTURA BRASILEIRA Tema: Meio Ambiente WOLMIR DE SOUZA Presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos Brasília, 24 de maio de 2006

1) PANORAMA GERAL DA SITUAÇÃO 2) PRINCIPAIS QUESTÕES 3) ALTERNATIVAS

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA SUINOCULTURA NACIONAL

MICROREGIÕES

FIGURA 01 - Densidade Média Suína no Rio Grande do Sul é de 0,14 suínos/ha, considerando um rebanho com cerca de 3.950.000 suínos (Fonte: SIPS).

478.049 cab. 215.810 ha. 2,2 suínos ha 471.380 cab. 166.523 ha. 2,8 suínos ha 1.056.340 cab. 119.910 ha. 8,8 suínos ha 5.432.143 cab. 1.717.082 ha. 808.532 cab. 307.866 ha. 2,6 suínos ha 1.338.665 cab. 88.408 ha. 15,1 suínos ha 434.597 cab. 59.177 ha. 7,3 suínos ha

Localização dos municípios da AMAUC no mapa do estado de Santa Catarina 5 % ÁREA ESTADUAL 22 % REBANHO SUÍNO

Situação em relação a legislação ambiental Fonte: Consórcio Lambari/Embrapa

PRINCIPAIS QUESTÕES

PANORAMA GERAL DA SITUAÇÃO Existem diferentes realidades no Brasil

PRINCIPAIS QUESTÕES DOS FÓRUNS ESTADUAIS legislação não contempla especificidades regionais; muitas vezes sem embasamento técnico adequado; redução das taxas para licenças ambientais; agilização do processo de licenciamento; simplificação do plano de auto monitoramento; aceitação do GPS de navegação no geo-referenciamento da área de reserva legal; Discutir a legislação Ambiental conforme realidade de cada estado;

Continuação: Criação de linha de crédito para projetos para adequação ambiental (prazo de 10 (dez) anos) a juro zero; Formação de fóruns regionais de discussão do desenvolvimento da suinocultura e de seu impacto ambiental. Envolvendo: (Instituto Estadual de Florestas, Ministério Público, Associações de Produtores, ASEMG, Instituto Mineiro de Agropecuária, IBAMA e representante do Ministério da Agricultura);

Continuação: Planejamento para áreas de expansão agrícola; Investimento em pesquisa e tecnologia; Nacionalização do Programa adotado pelo Estado de Santa Catarina; Que o decreto estadual de defesa sanitária e legislação ambiental seja para todas as atividades e não somente para a suinocultura (Paraná); Créditos de carbono – que esta tecnologia seja mais acessível a todos os produtores;

SUGESTÕES

VIABILIZAR RECUROS PARA CONSTRUÇÃO BIODIGESTORES

RECURSOS PARA TECNOLOGIAS INOVADORAS

CRIAÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDOS PARA DISCUTIR AS QUESTÕES AMBIENTAIS DA SUINOCULTURA (Ex: APEERFEIÇOAMENTO NA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL); PROGRAMA DE ORDENAMENTO DA SUINOCULTURA PARA TODO O PAÍS.