Determinantes da Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Advertisements

Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
A Atenção Primária e o Pacto pela Saúde
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
UBS Trabalham dentro do Sistema Único de Saúde - SUS
COORDENAÇÃO GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
FORTALECIMENTO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA – FSSTIB Treinamento Sub-programa 2 e GT Diversidade Conceitos-chave Ana Claudia.
Direito humano a alimentação adequada
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Avanços no conhecimento sobre determinantes sociais da saúde no Brasil
Dr. Sérgio Braga de Mello
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Saúde Coletiva e Meio Ambiente
Determinantes Sociais da Saúde
Esta é a participação da AMRIGS no encaminhamento de propostas para a redução da judicialização buscando garantir um bom atendimento à população Dirceu.
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
Coincide com o conceito “moderno de saúde” (processo saúde-doença)
FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Determinantes Sociais da Saúde
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Ministério da Saúde Carta de Ottawa – 1986  Conceito amplo de saúde – qualidade de vida  Reforça responsabilidade e direito de indivíduos e coletivos.
Contextualização da Promoção da Saúde no Brasil e o Papel da Formação Adriana Castro Departamento de Análise de Situação de Saúde Setembro/2007.
MEDIÇÃO E MONITORAMENTO DAS INIQUIDADES EM SAÚDE PNAD 2008 SEMINÁRIO PREPARATÓRIO CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE Claudia Travassos.
XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Curso: Vigilância em Saúde nas Redes de Atenção à Saúde José Olimpio Moura de.
CONCEITOS DE SAÚDE CONCEITO
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
JCN 1.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Pesquisando o território: a dengue em Itabuna
Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011.
CONCEITO DE SAUDE Diferença entre Prevenção e Promoção
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Determinantes Sociais: Conceito e Ação para a Promoção da Saúde
TRABALHO, MOBILIDADE E NOVOS CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE IVO BRITO DEPARTMENTO DE DST E AIDS MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Ciências Naturais 9.º ano
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
10ª Reunião Plenária da CNPD
OTTAWA CARTA DE INTENÇÕES - SAÚDE PARA TODOS NO ANO 2000 E APÓS.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
Pesquisando o território: a dengue em Ilhéus
Introdução à Saúde Coletiva Conceito de saúde
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Alberto Pellegrini Filho Secretaria Técnica
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Qual a doutrina do SUS.
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
Introdução à Saúde Coletiva Conceito de saúde
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal.
Dos caiçaras às regiões metropolitanas: diversidade e saúde no Brasil A experiência das regiões intramunicipais de saúde Guarulhos, São Paulo, 2005_2008.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
VI ENCONTRO ESTADUAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA GRAVATÁ.
twitter.com/funasa.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Aspectos Jurídicos Afetos ao Saneamento Rural no Brasil Profª.Drª.Sheila Pitombeira.
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

Determinantes da Saúde Vanessa Luiza Tuono Jardim

Determinantes da Saúde (Dahlgren e Whitehead)

Definições Desigualdades: diferenças sistemáticas na situação de saúde de grupos populacionais Iniqüidades: as desigualdades na saúde evitáveis, injustas e desnecessárias (Whitehead) Determinantes sociais de saúde (DSS) são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham ou "as características sociais dentro das quais a vida transcorre” (Tarlov,1996)

Por que enfatizar os determinantes sociais? Os determinantes sociais tem um impacto direto na saúde Os determinantes sociais estruturam outros determinantes da saúde São as ‘causas das causas’ There is no biological reason why the health of today’s poor countries should not equal the health of today’s rich. The same holds true for the disadvantaged within countries

Para pensar http://www.imagemagica.org/curva/default.html Acesso a Saúde Documentário Fotográfico

Distinção entre Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças (Czeresnia, 2003) Promover: Impulsionar, fomentar, originar, gerar. Refere-se a medidas que não se dirigem a doenças específicas, mas que visam aumentar a saúde e o bem estar. Implica o fortalecimento da capacidade individual e coletiva para lidar com a multiplicidade dos determinantes e condicionantes da saúde.

Distinção entre Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças (Czeresnia, 2003) Prevenir: Preparar, chegar antes de, impedir que se realize... Exige ação antecipada,baseada no conhecimento da história natural da doença para tornar seu progresso improvável. Implica o conhecimento epidemiológico para o controle e redução do risco de doenças. Projetos de prevenção e educação baseiam-se na informação científica e recomendações normativas.

PROMOÇÃO DA SAÚDE: concepções a) Saúde como produto de amplo espectro de fatores relacionados a qualidade de vida, com ênfase em ações voltadas para o coletivo e o ambiente (físico, social, político, econômico, cultural), contemplando a “autonomia” de indivíduos e grupos (capacidade para viver a vida) e a equidade. (Carvalho et al., 2004) b) Saúde como produto de comportamentos de indivíduos e famílias (estilos de vida, dieta, atividade física, hábito de fumar), com ênfase em programas educativos relacionados a riscos comportamentais passíveis de mudança.

PROMOÇÃO DA SAÚDE: abordagens ressalta a atuação sobre os determinantes sócio-ambientais da saúde e políticas públicas intersetoriais, voltadas à melhoria da qualidade de vida das populações. reforça a tendência de diminuição das responsabilidades do Estado, delegando aos indivíduos, progressivamente, o auto-cuidado

Determinantes Sociais e Promoção da Saúde Os determinantes sociais podem ter um efeito na saúde positivo (fomento, promoção da saúde e da qualidade de vida) ou negativo (riscos, doenças e agravos) HPDP (Health Promotion Disease Prevention). Substituição da abordagem comportamental por abordagem ampla dos problemas de saúde: ação sobre determinantes, caráter coletivo, políticas públicas, capacidade dos indivíduos e de comunidades; Estratégias combinadas: individuais, ambientais, políticas.

A iniquidade faz mal à saúde de todos

Os 10 países com maiores desigualdades de renda Países escandinavos = 25 Índice de Gini para concentração de renda x 100 PNUD 2005

Mortalidade infantil: taxas comparadas

Iniqüidades em saúde e renda

Iniqüidades em saúde e raça/cor

Saneamento básico: quem não tem água

Realização de mamografia alguma vez na vida. Brasil 2003 Fonte: PNAD Saúde 2003

Percentuais de mulheres que engravidaram na adolescência Percentuais de mulheres que engravidaram na adolescência. Pelotas, 1982-2003 Fonte: Coorte de 1982 (Pelotas)

Diferenciais intra-urbanos e desigualdades sociais em saúde Os determinantes sociais que explicam a estruturação do espaço urbano e as condições de reprodução da vida (biológica, ecológica, econômica e cultural), definem, em última análise, o padrão e o perfil epidemiológico da população.

Comissão sobre Determinantes Sociais da Saúde da OMS (CSDH) Composta de 20 membros, destacados líderes mundiais do mundo político, de governos, da sociedade civil e da academia Lidera iniciativa mundial para criar Comissões Nacionais em todo o mundo Criada pela Assembléia Mundial da Saúde de 2004 Implantada em março de 2005, com mandato até março de 2008

Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS) http://bvsdss.icict.fiocruz.br/php/index.php

A CNDSS e a Constituição “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação” Constituição Federal, art.196

Processo de constituição da CNDSS Decreto presidencial de 13/3/2006 cria a CNDSS Grupo de dezessete especialistas e personalidades da vida social, econômica, cultural e científica do país, nomeado pelo Ministro da Saúde Constituição da CNDSS expressa o reconhecimento de que a saúde é um bem público a ser construído com a participação solidária de todos os setores da sociedade brasileira