POLÍTICAS PÚBLICAS E COMERCIALIZAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Macroeconomia Aula 2.
Advertisements

PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
ÁLCOOL COMBUSTÍVEL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO JOSÉ NILTON DE SOUZA VIEIRA AGOSTO DE 2002.
A crise no setor agrícola Principais razões
a comercialização agrícola
Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento audiência pública/uva e vinho Brasília 03/12/2008.
GESTÃO DO AGRONEGÓCIO II
AGRICULTURA FAMILIAR AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL NO RS
“Investimentos – Parte 2 ”
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Propostas de Políticas para o Agronegócio Leite
Segmentos “após a porteira”
Fundamentos da Proteção Financeira
Política de Garantia de Preços Mínimos para Extrativistas
A CRISE E O ENDIVIDAMENTO NO CONTEXTO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS Brasília, 26 de fevereiro de 2009.
Banco do Brasil e o Agronegócio
1 Comércio Exterior. Objetivos Alertar para o risco de mercado associado às operações de comércio exterior Apresentar os principais instrumentos utilizados.
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
Diretoria de Agronegócios
Fundamentos da Proteção Financeira
Passo-a-passo para compra e venda
Conab - Companhia Nacional de Empresa Pública vinculada ao
FETAG-PB.
Instrumentos de Apoio à Comercialização Agrícola e Pecuária
Prof.ª Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Sicredi Centro Leste RS | Superintendência Regional Superintendência Regional Revisão – 04/2012 PRECIFICAÇÃO DO CRÉDITO Sicredi Centro Leste RS.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
Principais Fontes de financiamento de terceiros:
Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar
Segurança alimentar e mercados institucionais
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento 1 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Célio Porto Secretário de Relações Internacionais.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
PROPOSTAS PARA O SETOR TRITÍCOLA BRASILEIRO ELABORAÇÃO: OCB CNA OCEPAR FAEP SEAB/PR FECOAGRO FARSUL FETAG Março de 2007.
INTERFERÊNCIA DO GOVERNO NO EQUILÍBRIO DE MERCADO
Câmara dos Deputados Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: Audiência Pública sobre as causas da recente queda nos preços.
São aqueles em que existem muitos compradores e vendedores
GESTÃO DE RISCOS FINANCEIROS
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
Introdução ao Mercado de Capitais
Regulamentação dos critérios para realização de investimentos pelas sociedades supervisionadas pela SUSEP Regulamentação dos critérios para realização.
Assuntos preliminares
FUNDO DE REPARTIÇÃO DE PERDAS DO SEGURO RURAL POR RISCOS CATASTRÓFICOS (FUNREP) Audiência Pública Câmara dos Deputados Brasília, 18 de Agosto de 2009 Welington.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Mercado de Derivativos
TEORIA DA CONTABILIDADE PROF. ALVARO
LÁCTEOS: MERCADO INTERNACIONAL E NACIONAL Maria Helena Fagundes Economista, MPhil em Estudos do Desenvolvimento e MSc em Economia Companhia Nacional de.
Mercado Futuro.
Fonte: Administração Financeira (Stephen Ross et al)
1 Novos Perfis de Investimentos 1º de julho de 2011.
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
Mercado de Crédito Objetivo:
Política Agrícola e Comércio Internacional Acadêmicos: Aline Clarice Celmar Marcos Micheli Virginia.
Mercado Financeiro e Investimentos
OBRIGAÇÕES > Definição 1 As obrigações são títulos de dívida emitidos por sociedades abertas à subscrição pública e que conferem a quem os adquire direitos.
Crise no setor leiteiro Paulo Roberto Bernardes Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios – CBCL Presidente Audiência Pública – Câmara dos.
ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO
André Pepitone da Nóbrega Diretor-Ouvidor Brasília - DF 19 de agosto de 2015 A Política de Tarifas no Setor de Energia Elétrica Tema: Energia, Petróleo,
MERCADO DE MANDIOCA E DERIVADOS
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 1.Indique e descreva as três funções da moeda Meio de Troca: É algo que os compradores dão aos vendedores quando querem.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender a estrutura dos mercados e o comportamento dos agentes econômicos.  Promover a discussão sobre.
OPERAÇÕES COMERCIAIS OBJETIVO DA AULA: Discutir sobre os diversos métodos de avaliação de estoques e suas implicações nos custos da empresa.
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
SISTEMA INTEGRADO DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA SICAFES (PROPOSTA INICIAL/NOME SUGESTÃO) UM SISTEMA QUE USA A INTERNET.
FLUXO DE CAIXA.
1 II ENCONTRO DAS COMISSÕES TÉCNICAS Comissão Rural Wady José Mourão Cury São Paulo
Brasília, março de 2011 Ministério do Desenvolvimento Agrário AGRICULTURA FAMILIAR: INCLUSÃO PRODUTIVA, SOBERANIA ALIMENTAR E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL.
Transcrição da apresentação:

POLÍTICAS PÚBLICAS E COMERCIALIZAÇÃO CONSUMO Estimulo ao consumo de alimentos Distribuição de renda Regulamentação social como controle sanitário, de qualidade etc.

POLÍTICAS PÚBLICAS E COMERCIALIZAÇÃO Formação de estoques Preços mínimos Regulamentação sanitária Estabelecimento de uma Infraestrutura

Políticas Públicas

INSTRUMENTOS DE POLÍTICA AGRÍCOLA E DE GARANTIA DE RENDA PREÇOS MÍNIMOS PROP AGF INSTRUMENTOS DE POLÍTICA AGRÍCOLA E DE GARANTIA DE RENDA PEPRO EGF NPR E DR LEC PEP E VEP OPÇÃO DE VENDA RECOMPRA REPASSE

DEFINIÇÃO DOS INSTRUMENTOS TRADICIONAIS DE POLÍTICA AGRÍCOLA E DE GARANTIA DE RENDA Preços Mínimos de Garantia: Instrumento que baliza diversos tipos de operações de compra ou de financiamento, sempre com o objetivo de dar sustentação à renda do produtor. Aquisição do Governo Federal: Instrumento que permite ao governo adquirir produto agrícola de produtor rural ou cooperativa ao valor do preço mínimo, quando o preço de mercado estiver abaixo deste. Permite também adquirir produtos a preços de mercado para atender a agricultura familiar e para formação de estoques estratégicos. Empréstimo do Governo Federal: Financiamento concedido a produtores, cooperativas e agroindústrias, com base no preço mínimo, para possibilitar a estocagem do produto e viabilizar uma melhor distribuição da oferta ao longo do ano.

DEFINIÇÃO DOS INSTRUMENTOS TRADICIONAIS DE POLÍTICA AGRÍCOLA E DE GARANTIA DE RENDA (cont....) Linha Especial de Crédito à Comercialização - LEC: Instrumento de apoio a comercialização, tem operação similar a do EGF. No caso do EGF, o valor da operação tem por base, obrigatoriamente, o preço mínimo. A LEC permite ao Governo arbitrar outro preço parâmetro para o cálculo do valor a ser financiado. Ou seja, possibilita uma operação de financiamento de carrego de estoques, mesmo quando o preço mínimo está defasado, sem implicar necessariamente em sua alteração. Contrato de Opção de Venda: Título ofertado pelo Governo em leilões a produtores rurais e cooperativas. A compra de uma opção assegura a seu detentor o direito de entregar ao governo a quantidade de produto vinculada ao contrato, no seu vencimento, a um determinado preço (preço de exercício), desde que atendidas as especificações de qualidade, local de entrega, etc. Indica aos agentes de mercado a expectativa governamental de preços futuros e representa um seguro de preços aos produtores e cooperativas.

DEFINIÇÃO DOS INSTRUMENTOS TRADICIONAIS DE POLÍTICA AGRÍCOLA E DE GARANTIA DE RENDA (cont....) Recompra ou Repasse de Contrato de Opção de Venda: Mecanismo de subvenção econômica operados por meio de leilões, que desoneram o governo da obrigatoriedade de receber produto oriundo de Contrato de Opção de Venda, sem prejuízo dos interesses dos seus detentores (produtores e cooperativas). A Recompra ocorre quando o governo não tem interesse em receber o produto. Realiza então um leilão de reversão dos contratos de opção. Prêmio e Valor de Escoamento de Produto - PEP e VEP: O PEP é um instrumento que permite garantir ao produtor ou à cooperativa o preço mínimo, sem que haja necessidade de o governo adquirir o produto. Por meio do pagamento ao produtor ou cooperativa da diferença entre o preço mínimo e o preço de mercado, o Governo complementa o abastecimento em regiões deficitárias a partir de estoques privados. A mesma finalidade tem o CEP. Contudo, nesse caso o produto escoado é originário de estoque público.

DEFINIÇÃO DOS INSTRUMENTOS TRADICIONAIS DE POLÍTICA AGRÍCOLA E DE GARANTIA DE RENDA (cont....) Prêmio Equalizador Pago ao produtos - PEPRO: Instrumento que permite ao Governo garantir um patamar de preço ao produtor (preço de referência), com operação semelhante ao PEP. A principal diferença é o pagamento do prêmio diretamente ao produtor. A operação consiste no pagamento ao produtor ou cooperativa, da diferença entre o preço de mercado e o preço de referência definido pelo Governo. As operações são conduzidas por leilões públicos. Contratos Privados de Opção de Venda e Prêmio de risco de Opção Privada - PROP: O mecanismo funciona de forma similar ao clássico Contrato de Opção de Venda ao Governo. A diferença é que quem lança as opções é o setor privado e não o governo. O detentor da opção (produtor rural), vendida em leilões, tem direito, mas não a obrigação, de entregar o produto correspondente à empresa lançadora, a qual tem obrigação de receber o produto. Portanto, o lançador das opções se expõe ao risco de ser obrigado a pagar um preço superior ao vigente no mercado.

DEFINIÇÃO DOS INSTRUMENTOS TRADICIONAIS DE POLÍTICA AGRÍCOLA E DE GARANTIA DE RENDA (cont....) Nota Promissória Rural e Duplicata Rural – NPR e DR: Os descontos de NPR e DR permitem ao setor de processamento de matérias primas agropecuárias levantar recursos de crédito rural para efetuar o pagamento das compras feitas aos produtores. Desde 2004, o valor máximo das operações por parte de agroindústrias, antes ilimitado, é de R$ 10 milhões, exceto para derivados de uva, que é de R$ 20 milhões.

Políticas Públicas

Ações Públicas