Capítulo 17 – O subdesenvolvimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Regionalização mundial e o conflito norte-sul
Advertisements

A Divisão Internacional do Trabalho (D.I.T.)
Organização Territorial da Indústria no Brasil
Guerra Fria Geografia.
Disciplina : Introdução a Economia (2) Professor Ms Regis Ximenes
Aulão de Revisão Geografia – 7ª série. Regionalização Regionalizar consiste em identificar áreas do planeta que possuam características comuns. Divisão.
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 3 – CONCEITOS ECONÔMICOS 17 de agosto de 2005.
Desigualdade e exclusão Cap. 14
GLOBALIZAÇÃO: uma nova identidade
Regionalização por nível de Desenvolvimento
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
Outra Regionalização do Mundo
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Regiões Geoeconômicas: o Norte e o Sul
DOIS MUNDOS E UM SÓ PLANETA
CANADÁ.
MUNDO DO TRABALHO.
A Circulação da Mercadoria
Crescimento econômico
Divisão Internacional do Trabalho
Globalização O capitalismo é cada vez mais informacional e global.
Capítulo 22 – Os países emergentes
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
A indústria e a transformação da natureza
GEOGRAFIA.
Capítulo 27 – A agricultura brasileira
subdesenvolvidos e IDH
Capítulo 19 – O comércio internacional
Capítulo 28 – Industrialização brasileira
Capítulo 16 – Processo de desenvolvimento do capitalismo
Capítulo 23 – O espaço urbano do mundo contemporâneo
MEDIDAS DA ATIVIDADE ECONÔMICA
Empresas Multinacionais
América Platina.
A importância da Educação no panorama econômico mundial.
Capítulo 14 – Os fluxos migratórios e a estrutura da população
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Revisão para o Teste I Geografia – 2º Ano.
COMÉRCIO INTERNACIONAL (GR.E.I.) VI Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. MERCADOS EMERGENTES.
Prof. Dr. Mário Vasconcellos
Capítulo 20– A geografia das indústrias
Produção Econômica da América Latina – parte II
ECONOMIA INTERNACIONAL
Glauco Martorano Vieira Filho. Evolução nas comunicações, ex: Internet. “copressão do espaço e tempo”: para alguns. Ciência casada com a produção. Revolução.
TAXA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Aspectos positivos Aspectos Negativos
SITUAÇÃO ATUAL DE SUBDESENVOLVIMENTO E DEPENDÊNCIA.
Divisão Internacional do Trabalho
Origens e bases do mundo global.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
BOLSISTA: GIOVANA TAVARES LOPES 1°ano D
Atividades econômicas
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Atualmente vivemos em um mundo globalizado, tal realidade tem interferido diretamente em nossas vidas, mesmo que não percebamos, diversas mudanças acontecem.
CAPITULO :12 DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
{ Aula 2 Formas de análise do subdesenvolvimento.
Unidade 2 – Capítulo 6 pág. 87 a 93 ÁFRICA SUBSAARIANA  Prof.º Fylipe alves.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 17 – O subdesenvolvimento UNIDADE III – MUNDO CONTEMPORÂNEO: ECONOMIA E GEOPOLÍTICA Capítulo 17 – O subdesenvolvimento 1 – Origem e características. 2 – Mudanças na divisão internacional do trabalho. 2.1 – A mais recente divisão internacional do trabalho. Prof. Mirian Loregian. M.Sc Geografia

1 – Origem e características Essa condição faz parte da vida da maioria da população do planeta. Há profundas desigualdades sociais e regionais. A maioria da população vive em péssimas condições. Pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza internacional.

1 – Origem e características Há vários termos para designar essa característica: País subdesenvolvido País em desenvolvimento País não desenvolvido País de terceiro mundo

1 – Origem e características DESENVOLVIMENTO e SUBDESENVOLVIMENTO são realidades opostas, porém, inseparáveis, resultantes do processo de mundialização do capitalismo. Desde as Grandes Navegações e descobrimentos, no século XVI, houve a concentração de riquezas nos países que mais tarde seriam os desenvolvidos. PAÍSES RICOS PAÍSES EMERGENTES PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS

1 – Origem e características Muitos países estão e continuam em condições ruins ou péssimas porque o Estado deixa de cumprir com muitas de suas atribuições básicas para satisfazer aos interesses da classe social ou do grupo étnico que detém o poder. Surgimento da corrupupção. Na maioria dos países, as dívidas externas foram feitas por regimes ditatoriais. O dinheiro é desviado para paraísos fiscais ou utilizado em obras caras e de necessidade duvidosa.

1 – Origem e características Outro sério problema são as guerras civis. Embora as diferenças étnicas influenciem, o principal motivo é a pobreza. O IDH é que diz se um país é desenvolvido ou não. Ele leva em conta os seguintes indicadores: Esperança de vida ao nascer. Taxa de alfabetização de adultos. Taxa combinada bruta de matriculas. PIB per capita.

1 – Origem e características Enquanto bilhões de dólares são gastos em armamentos, no mundo, muitas pessoas não têm o que comer.

2 – Mudanças na divisão internacional do trabalho Após a Segunda Guerra Mundial muitos países subdesenvolvidos iniciaram um processo de industrialização, calcada no tripé “capital nacional, capital estatal e capital multinacional”. O Brasil faz parte desse grupo de países. Alguns fatores atraíram algumas indústrias para alguns países da periferia.

2 – Mudanças na divisão internacional do trabalho Maiores lucros Incentivos fiscais Fontes de energia Mão-de-obra Subsídios FATORES DE ATRAÇÃO Matérias-primas Legislação Mercado interno crescente Facilidades de exportação Remessa de lucros para as sedes

2 – Mudanças na divisão internacional do trabalho PAÍSES DESENVOLVIDOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS Permanecem indústrias leves, não-poluentes, de alta tecnologia e elevada remuneração. São instaladas fábricas poluidoras, menos desenvolvidas tecnologicamente e que pagam salários mais baixos.

2.1 – A mais recente divisão internacional do trabalho Com o desenvolvimento da economia informacional e da globalização, estruturou-se uma nova organização. Essa divisão não coincide mais com os limites territoriais dos países. Está disposta em quatro posições diferentes: Os produtores de alto valor com base no trabalho informacional. Os produtores de grande volume baseado no trabalho de baixo custo.

2.1 – A mais recente divisão internacional do trabalho Os produtores de matérias-primas que se baseiam em recursos naturais. Os produtores redundantes, limitados ao trabalho desvalorizado. Com essa nova divisão duas realidades contrastantes são encontradas num mesmo país, numa mesma região, num mesmo município. Uma nova categoria foi gerada, a das regiões e países excluídos.

2.1 – A mais recente divisão internacional do trabalho Mudam as características do capitalismo, suas bases tecnológicas, mas a desigualdade internacional permanece, quando não aumenta.

QUESTÕES PG 198 1 – Explique as origens do subdesenvolvimento. 2 – Quais são as principais características dos países subdesenvolvidos? 3 – O subdesenvolvimento é um estágio evolutivo rumo ao desenvolvimento? Explique. 4 – O subdesenvolvimento é um fenômeno extremamente complexo, que apresenta causas internas e externas em cada país. Explique sucintamente essas causas. 7 – Qual é a diferença entre a nova divisão internacional do trabalho e as divisões anteriores?