Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Advertisements

WORKSHOP: A LEI DE INOVAÇÃO E AS UNIDADES DE PESQUISA DO MCT
Panorama das Ações de Inovação na CNEN
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
GRUPO 6 – PROVIDÊNCIAS DO MCT LEI Nº de 02/12/2004 DECRETO N , de 11/10/05 Brasília/DF 12 e 13 de abril de 2006 Ministério da Ciência e TecnologiaWorkshop.
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia.
REQUERIMENTOS DE LICENCIAMENTO DA CNEN PARA MEDICINA NUCLEAR
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004.
CURSO DE RADIOPROTEÇÃO
NOÇÕES BÁSICAS DAS NORMAS E REGULAMENTOS
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Instituto de Tecnologia para o SEMINÁRIO: “Pesquisa Tecnológica”
Universidade de Brasília
Profª. Elza Fernandes de Araújo Rio de Janeiro - Outubro de 2005
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
UNICAMP – Arquivo Central Conhecimento & tecnologia da informação
FÓRUM REGIONAL DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DO CEARÁ
REDE MANTIQ CGUP/SCUP 2º Workshop: As Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT frente aos Desafios da Inovação.
Propriedade Intelectual
- FÓRUM NACIONAL - CONSECTI Painel: “O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Estados”
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – outubro/2005
COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR
Quem somos O que fazemos Slide 1
Glauce-Mônica Vilela Souza
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
ATIVIDADES de REGULAÇÃO
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
A DIRETORIA DE RADIOPROTEÇÃO E SEGURANÇA NUCLEAR
Licenciamento de Instalações do Ciclo do Combustível Nuclear
O PLANEJAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO
ParanáParaná As atividades econômicas predominantes do Estado do Paraná têm se alterado de forma pronunciada, mas ainda mantendo sempre um equilíbrio.
Talentos para Inovação
& Potenciais fontes de financiamento da parceria entre ANUIES
Coordenação-Geral de Instalações Médicas e Industriais
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
XV Congresso Brasileiro de Arquivologia Goiânia 30 de junho de 2008 Arquivos de laboratórios: a preservação de documentos sob o ponto de vista dos cientistas.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
Consolidação, Capacitação e Integração do
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Núcleo de Inovação Tecnológica da ENSP Representante Carolina Mendes Franco.
Curso Preparatório Para Desenvolvimento de Pesquisas Voltadas à Inovação Agência de Inovação e Propriedade Intelectual – AGIPI 2012.
Programa de Bolsas em C, T & I Tipo 1 - Produtividade Científica e Tecnológica para Pesquisadores/Tecnologistas com vínculo empregatício - Bolsa parcial.
Cifre-Brasil, Um dispositivo novo financiado com o CNPq Princípio científico, Empreendedorismo.
A Experiência da ANEEL na Gestão por Processos
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Política Nacional do Meio Ambiente
Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 e 2008)
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
O FARMACÊUTICO, O MEDICAMENTO E A FARMÁCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO BRASIL.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Apresentação FGV 27/04/2016 Aquilino Senra Prof. Aquilino Senra COPPE/UFRJ Abril/2016 Lançamento do Caderno de Energia Nuclear - FGV O DESENVOLVIMENTO.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
REUNIAO CONFAP FINATEC - 11 de março de 2016 DOCTEUR EN ENTREPRISE OaddS 1.
©Marli Elizabeth Ritter dos Santos Inovação, Propriedade Intelectual e ConhecimentoTradicional M. Elizabeth Ritter dos Santos Coordenadora do ETT/PRPPG/PUCRS.
Reunião conjunta das Comissões de : Educação, Cultura e Esporte (CE); Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); Desenvolvimento Regional.
III CONFERÊNCIA REGIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ©Maria Brasil de Lourdes Silva.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
APRESENTANDO O NIT DA UNIFEI E DISPOSIÇÕES LEGAIS SOBRE PI II Seminário “Bolsa de Mestrado e Doutorado – Procedimentos de Concessão e Acompanhamento” UNIFEI.
Transcrição da apresentação:

Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Potencialidades Face à Lei da Face à Lei da Inovação Inovação 19 a 21 de outubro de 2005

Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Edifício sede da CNEN no Rio de Janeiro Criada em 10 de outubro de 1956 Autarquia Federal vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT Missão Garantir o uso seguro e pacífico da energia nuclear, desenvolver e disponibilizar tecnologias nuclear e correlatas, visando o bem estar da população brasileira.Missão

Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Assessorar o Ministério de Ciência e Tecnologia na Formulação e no Planejamento da Política Nacional de Energia Nuclear Opinar sobre a concessão de patentes e licenças relacionadas com a energia nuclear Promover a pesquisa científica e tecnológica e a formação de recursos humanos no campo da energia nuclear

Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Autorizar a aplicação de radioisótopos para pesquisa e uso medicinais, agrícolas e industriais e atividades análogas Pronunciar-se sobre acordos, convênios ou outros compromissos nacionais e internacionais relativos à energia nuclear Promover a transferência da tecnologia nuclear à indústria nacional

Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Rio de Janeiro SEDE Coordenação Geral de Licenciamento e Controle Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) Distrito de Angra dos Reis (DIANG) São Paulo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) Minas Gerais Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) Laboratório de Poços de Caldas (COLAB) Goiás Centro Regional de Ciências Nucleares em Abadia de Goiás (CRCN-CO) Pernambuco Centro Regional de Ciências Nucleares em Recife (CRCN-NE) Ceará Distrito de Fortaleza (DIFOR) Distrito Federal Unidade Brasília Bahia Distrito de Caetité

Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de funcionários 55% nível médio 45% nível superior 14% doutorado 14% graduação 17% mestrado

Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Estabelecimento de normas e procedimentos do núcleo central com os Institutos vinculados à CNEN Elaborar política de premiação aos Inventores Difundir os conceitos e procedimentos relativos à propriedade intelectual a todos os servidores da CNEN

Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Elaboração de norma disciplinando e estabelecendo os procedimentos operacionais para resguardar as criações intelectuais passíveis de proteção legal Elaboração de norma disciplinando a premiação do Inventor no âmbito da CNEN Disponibilização na Intranet (normas, notas técnicas, quadro dos pedidos e patentes, registro de programa de computador)

Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Assinatura no período de dois contratos de licença para exploração de patente (anterior a Lei de Inovação) Confecção de manual de propriedade intelectual distribuído aos quase funcionários da CNEN

Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Encontrar bolsista com perfil adequado Demora na liberação dos recursos

Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Necessidade de promoção e apoio ao intercâmbio de experiências (disponibilizar experiências e bons resultados que cada instituição tem alcançado) Programa de treinamento promovido pelo CNPq (carência de recursos humanos qualificados para atuar na área – problema comum)

Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 No âmbito dos Institutos vinculados à CNEN – foi criada estrutura para atender pesquisadores No âmbito da CNEN – deficiência do quadro de pessoal com a saída das estagiárias Hoje o núcleo da CNEN está voltado somente para execução de medidas necessárias para a proteção da propriedade intelectual, bem como ao seu acompanhamento.

Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Participar na elaboração e execução da política de propriedade intelectual e inovação da Instituição Operacionalizar a premiação de inventores Gerenciar o portifólio de criações intelectuais Promover a capacitação de pessoal na área de PI Promover a interface pesquisadores x indústria

Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Obrigado pela Atenção ! Rosângela Veridiano Comissão Nacional de Energia Nuclear Coordenação Geral de Planejamento e Avaliação Divisão Comercial Rosângela Veridiano Comissão Nacional de Energia Nuclear Coordenação Geral de Planejamento e Avaliação Divisão Comercial