Análise dos Itens
Análise teórica Análise semântica Análise de conteúdo ou constructo Compreensão do itens Verificar inteligibilidade e objetividade Análise de conteúdo ou constructo Relação entre atributo e itens Verificar adequação da representação comportamental e atributos latentes
Análise empírica Dificuldade dos itens Discriminação dos itens Definido em termos de porcentagens Respostas certas e respostas erradas Discriminação dos itens Poder de diferenciar sujeitos de com magnitudes diferentes de traço Índices de discriminação Índice D, Teste T, Coeficiente de correlação
Qualidade dos Testes Parâmetros psicométricos dos testes: Validade (legitimidade) Confiabilidade (precisão) Atendimento a normas e regras: Padronização (regras de uso) Normatização (regras de correção)
Validade Mede o que diz que mede? Validade de Construto Verifica a legitimidade da representação comportamental do traço latente Um conceito (traço latente) tem que ser operacionalizado, ou seja, passar do teórico ao prático, para saber O QUÊ (comportamento) o representa
Validade Validade de Critério Grau de eficácia em predizer um tipo de comportamento específico do sujeito Pode ser concorrente ou preditivo (tempo para verificar o comportamento) Ex: inteligência X desempenho acadêmico; saúde mental X diagnóstico psiquiátrico, etc.
Validade Validade de Conteúdo Representação adequada de um universo finito de comportamentos (domínio) Itens só devem avaliar um único traço, p.ex. Itens são agrupados em fatores que revelam todos os campos do construto
Fidedignidade O quanto os resultados se mantém precisos em ocasiões diferentes Pode ser avaliada estatisticamente ou por replicação da testagem Precisão Teste Reteste (correlação de diferentes escores) Precisão Consistência interna Homogeneidade da amostra Duas metades e alfa Crobach (escala dicotômica)
Padronização Uniformidade na aplicação dos testes O material da testagem Material e pertinência do teste O ambiente da testagem Físico e psicológico O aplicador Conhecimento e comportamento
Normatização Como interpretar os escores de um teste – contextualizar um resultado bruto, comparar ao normal, p.ex. Normas de desenvolvimento (Q.I.) Normas intragrupo Posto percentílico (curva normal) Escore padrão (classes dentro da curva)