na Administração Pública Um novo modelo de Gestão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Advertisements

Meio ambiente e desenvolvimento
Ministério do Meio Ambiente
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
O Estado e o BNDES no apoio à
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - PLS
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O PAPEL DO GOVERNO NA SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO Claudio Langone.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Gestão Ambiental.
DESCRIÇÃO DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL CETEM / MCTI
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
1.
Ações de Eficiência Energética no Projeto Esplanada Sustentável
Sugestões de ações para implantações
IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA
PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
COMISSÃO SETORIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SEF
Política Nacional de Resíduos
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
O problema do lixo termina
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Ministério da Cultura.
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Sustentabilidade.
Índice da Legislação Aplicável Constituição Federal de 1988– Art. 225 (Meio Ambiente) Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
Apresentação. Apresentação No Brasil, geramos mais de 160 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% não tem destino adequado.
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Compras Públicas Sustentáveis Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Salvador, 18 de setembro de 2014 Ariel Pares Diretor de Produção e Consumo Sustentável.
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
CONSUMO SUSTENTÁVEL OU CONSCIENTE
TEMA - 1 Princípios da PNRS
CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DE PRODUTOS
CIPA 2013/2014.
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Coleta Seletiva solidária Conheça e participe. Comissão do programa PROFESSORES: PROFESSORES: –Fernando Jesus de Oliveira, –Natal Junio Pires, –Jorge.
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
7ª Reunião Ordinária DO FÓRUM PERMANENTE DAS MPEs Brasília – 20 de outubro de 2010 COMITÊ TÉCNICO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS.
Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental- SAIC SACOLAS PLÁSTICAS Impacto ambiental e soluções para a redução do consumo.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
Apresentação da Proposta da Agenda Ambiental da ENSP
Secretaria de Serviços Públicos
PLANO DE AÇÃO PARA PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS
Auditoria sobre o uso racional de recursos naturais no âmbito da Administração Pública Federal Brasília, novembro de 2010.
Ministério do Meio Ambiente Rio de Janeiro/RJ - 13 de julho de 2015
Atuação dos agentes de Controle Social
A3P Agenda Ambiental da Administração Pública.
Brasília – Março de Contexto Desafios do Estado X Recursos disponíveis Demandas sociais.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNÓLOGICA DE MINAS GERAIS Trabalho de sensibilização da comunidade do CEFET-MG em relação ao programa de coleta seletiva solidária.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH DEZEMBRO/2015.
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária de São Paulo COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Decreto n , de.
Dia Nacional de Capacitação em Contratações Públicas Sustentáveis LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAL E LEGAL.
Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio de 2011.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Transcrição da apresentação:

na Administração Pública Um novo modelo de Gestão Agenda Ambiental na Administração Pública Um novo modelo de Gestão

Um novo modelo de Gestão Agenda ambiental na Administração DCRS/SAIC/MMA Um novo modelo de Gestão O que é A3P? A A3P é uma estratégia de construção de uma nova cultura institucional para inserção de critérios socioambientais na administração pública.

Administração Pública Agenda ambiental na Administração DCRS/SAIC/MMA Um novo modelo de Gestão Por que Agenda Ambiental na Administração Pública? Administração Pública Promoção do Crescimento Sustentável e Responsabilidade Socioambiental Princípio da Economicidade e Eficiência A Administração Pública é grande consumidora e usuária de Recursos Naturais Tem papel indutor de mudança e adoção de novos padrões de produção e de consumo Deve ser exemplo na redução de Impactos Socioambientais negativos gerados pela atividade pública

Um novo modelo de Gestão Agenda ambiental na Administração DCRS/SAIC/MMA Um novo modelo de Gestão Objetivos da A3P Sensibilizar os gestores públicos para as questões socioambientais; Estimular a incorporação de critérios para gestão ambiental nas atividades públicas; Promover a economia de recursos naturais e redução de gastos institucionais; Promover a integração de aspectos sociais, ambientais e econômicos nas atividades públicas; Contribuir para revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novos referenciais, no âmbito da administração pública; Contribuir para o crescimento econômico sustentável e sustentabilidade socioambiental.

Agenda ambiental na Administração DCRS/SAIC/MMA Um novo modelo de Gestão Eixos temáticos da A3P Uso racional dos recursos naturais e bens públicos Sensibilização e capacitação dos servidores Gestão adequada dos resíduos gerados Licitações sustentáveis e Inclusão de critérios socioambientais Qualidade de vida no ambiente de trabalho

Uso racional dos recursos naturais e bens públicos Agenda ambiental na Administração DCRS/SAIC/MMA Um novo modelo de Gestão Uso racional dos recursos naturais e bens públicos 1. Iniciativas SIMPLES para Economia de ENERGIA e Gestão Eficiente - Lâmpadas apagadas em ambientes vazios; - Computadores e outros equipamentos elétricos desligados quando sem uso; - Otimizar ou mesmo reduzir o uso dos elevadores; - Uso de calhas refletoras nas lâmpadas; - Instalação de sistema eficiente de ar-condicionado (Ex: VRF – 30-50% de economia)‏ - Evitar o uso de tomadas em sobrecarga, fios de extensão e benjamins; - Manter paredes do ambiente de trabalho com cores claras.

Uso racional dos recursos naturais e bens públicos Agenda ambiental na Administração DCRS/SAIC/MMA Um novo modelo de Gestão Uso racional dos recursos naturais e bens públicos Medidas Simples para Controle de Desperdício - Uso de frente e verso nas impressões e serviços de reprografia; - Reutilização de papel para a confecção de blocos de anotações. - Lâmpadas fluorescentes podem ser recicladas e não devem ser jogadas nos coletores de vidro ou no lixo comum, para evitar contaminação por mercúrio; - Uso de lâmpadas econômicas, reatores eletrônicos e com menor quantidade de mercúrio. - Uso racional dos descartáveis (1 por dia); - Substituição, progressiva, por copos permanentes.

Gestão Adequada dos Resíduos Gerados Agenda ambiental na Administração DCRS/SAIC/MMA Um novo modelo de Gestão Gestão Adequada dos Resíduos Gerados Coleta Seletiva Solidária Decreto Nº 5.940, de outubro de 2006: instituiu a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, e dá outras providências. Existe, ainda, um quarto “R” – recusar consumir produtos que gerem impactos ambientais significativos.

Um novo modelo de Gestão Qualidade de Vida no Trabalho Agenda ambiental na Administração DCRS/SAIC/MMA Um novo modelo de Gestão Qualidade de Vida no Trabalho Poluição Sonora: aparelhos antigos e outros ruídos; Acesso para portadores de deficiência (normas ABNT); Brigadas de Incêndio; Cidadania e Ética no Trabalho (Código de Ética do Servidor Público)‏

Um novo modelo de Gestão Sensibilização e Capacitação dos servidores Agenda ambiental na Administração DCRS/SAIC/MMA Um novo modelo de Gestão Sensibilização e Capacitação dos servidores Realizar campanhas para sensibilização dos servidores; Realizar capacitação sobre temas específicos; Ex: Coleta Seletiva Solidária (proposta em andamento)‏ Mudança de práticas e atitudes

Licitações Sustentáveis Agenda ambiental na Administração DCRS/SAIC/MMA Um novo modelo de Gestão Licitações Sustentáveis Por que Compras Sustentáveis? Poder de compra de governos locais influencia mercado e economia (aproximadamente 15% do PIB); Governo assume liderança dando o exemplo; Mudança de critério: da compra mais vantajosa baseada em preço para aquela baseada em custo/ benefício; Buscar soluções inteligentes, criativas e ECOEFICIÊNCIA; Incentivar inovações tecnológicas; Comprar o necessário

Um novo modelo de Gestão Criação e regulamentação da comissão da A3P Agenda ambiental na Administração DCRS/SAIC/MMA Um novo modelo de Gestão Como implementar a A3P? Criação e regulamentação da comissão da A3P Melhoria Contínua 1 7 2 Diagnóstico Situacional Avaliação e Monitoramento 6 5 Implementação Planejamento Integrado 3 Definição de projetos e atividades 4

Um novo modelo de Gestão Agenda ambiental na Administração DCRS/SAIC/MMA Um novo modelo de Gestão Rede A3P 400 instituições; Termo de Adesão (COMPROMISSO) – 30 instituições; Lista de discussão e troca de experiências; Certificação; Prêmio para as Melhores Práticas em Responsabilidade Socioambiental - A3P; III Fórum A3P – 28 de agosto - TST

Um novo modelo de Gestão Ministério do Meio Ambiente Agenda ambiental na Administração DCRS/SAIC/MMA Um novo modelo de Gestão Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental - SAIC Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental - DCRS www.mma.gov.br/a3p a3p@mma.gov.br Informações: (61) 3317.1337 / 3317.1741 / 3317.1830