URAP ACeS Porto Oriental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Departamento de Gestão da Qualidade, Risco, Higiene, Saúde e Segurança
Advertisements

Núcleo de Apoio a Saúde da Família
 HOMEOPATIA: Fundamentos Aplicações Orientações sobre formação
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
PLANO OPERATIVO ESTADUAL – DISTRITO FEDERAL   Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes  em Conflito com a Lei,  em Regime de Internação e Internação Provisória.
1) Ciências da Saúde/Capes: Tabela das Áreas de Conhecimento
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
DMED Leonídio Freitas Representante SESCAP-BAHIA.
A INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS
CUIDADOS SAÚDE PRIMARIOS
1999 com base num Decreto que criava as Unidades Locais de Saúde foi criado o SERVIÇO DE SAÚDE PÚBLICA DO ALTO MINHO CD1.
UFMG Faculdade de Medicina Hospital das Clínicas
“REABILITAR EM CASA”.
Residência Integrada Multiprofissional em Saúde
NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA- NASF
Escola Secundária de Vagos Práticas de Acção Social 2006/2007.
Como funcionam as unidades de saúde da familia
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Alexandre de Araújo Pereira
A USF-AN e a Reforma dos CSP Bernardo Vilas Boas – Presidente da Direção da USF-AN.
INOVAR – A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E A PRÁTICA DA MGF NO SNS Melhorar a Organização Descentralizar As Condições de Trabalho Novas Remunerações Contratualizar.
ESF Integralidade da assistência
Comunidades Terapêuticas
IRRF 2014 Imposto de Renda.
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF   GABINETE DO MINISTRO Portaria Nº 154, de 24 de janeiro de 2008.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Nome Completo: Abrigo Frei Anselmo da Sociedade São Vicente de Paulo
Nulvio Lermen Junior Coordenador de Gestão da Atenção Básica
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
A Politica de Assistência Social
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Animação Sociocultural
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
Educação para a Saúde T T A/ S A/ S Educação para a Saúde 2011/12.
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
MELHOR EMCASA MELHOR EM CASA Bruno Alves Pinto
PMAQ AB – Fase 3 Avaliação Externa e Censo das UBS
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Rio de Janeiro, 7 a 9 Julho Ana Jorge, Ministra da Saúde SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE PORTUGUÊS.
Saúde do Idoso Educação em saúde.
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Orientam os gestores no aperfeiçoamento da Gestão do SUS, oferecendo subsídios para: a)analisar a necessidade da oferta de serviços assistenciais à população;
POR QUE VOCÊ VAI SER PREJUDICADO PELO ATO-MÉDICO, APROVADO EM OUTUBRO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS ?
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
ARS Norte, I.P. Gabinete de Gestão do Conhecimento Plano de Formação 2010 Acções de Abril.
PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Rastreio de Medicina Física e Reabilitação em Idade pré-escolar
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
GOVERNO DO ESTADO O DA PARAÍBA Planejamento das Atividades de Capacitação de Recursos Humanos em Vigilância Sanitária AGÊNCIA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
Campanha de Promoção de Saúde
CRIAÇÃO DO NASF.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/Saúde II SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL.
Centro Universitário São Camilo CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA TURMA 2 A
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania Departamento de Administração Penal Gerência de Apoio Psiquiátrico DIAGNÓSTICO DO.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE
Ana Paula Rosa Junho de 2016 Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho na Administração Central.
ACES LOURES ODIVELAS.
ORGANOGRAMA ACES Amadora
Transcrição da apresentação:

URAP ACeS Porto Oriental Identidade? www.urappor@gmail.com http://urapportooriental.wordpress.com/ Débora Cláudio Coordenadora 2011-13

DL nº 28/2008 de 22 Fev. Definição e âmbito de intervenção Unidade funcional com autonomia organizativa e técnica Desenvolve actividade em intercooperação com as restantes Unidades Funcionais do ACeS Desenvolve actividade em articulação intersectorial e interinstitucional Àrea geodemográfica do ACeS PO A legislação considera a URAP uma unidade funcional como as restantes, com características específicas.   destaco: 1. autonomia organizativa e técnica - plasmada na legislação específica de cada uma das carreiras dos grupos profissionais que a compõem 2. a intercooperação - é uma cooperação com 2 sentidos com as restantes UF 3. articulação entre sectores e instituições na área geodemográfica do ACeS - referenciações para e de hospitais, IPSS, Seg. Social,... URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

Missão Contribuir, na sua quota parte, para o cumprimento da missão do ACeS Porto Oriental Melhoria do estado de saúde da população Presta serviços: de consultoria técnica especializada assistenciais Formação Mais valia para o ACeS e não uma sobrecarga, pois contribui para o cumprimento da missão do ACeS com as especificidades de profissões tão distintas como o serviço social, a nutrição, a psicologia, a fisioterapia, a terapia ocupacional, a saúde oral, a saúde infantil, a fisiatria,…   É o consultor técnico de referência para as restantes UF Tem competências de formação nas suas áreas específicas que coloca ao dispor das restantes UF URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

23 Quem está na URAP? Coordenador Conselho de representantes Grupos profissionais: Assistentes sociais: 5 Fisiatra: 1 Fisioterapeutas: 4 Higienista oral: 1 Médica dentista: 1 Nutricionistas: 4 Pediatras: 2 Psicólogas: 3 Terapeutas Ocupacionais: 2 23 Neste momento contamos com estes profissionais, mas podemos ter outros URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

Diferentes carreiras… Medicina Técnico Superior de Saúde Técnico de Diagnóstico e Terapêutica Técnico Superior ESPECIAL DL414/91 DL177/09 DL564/99 4 carreiras diferentes com legislação específica. 1 carreira geral : TS 3 carreiras especiais: Médica, TSS e TDT - sendo que estas 2  ainda não foram revistas nem revogadas. GERAL Lei 12-A/2008 DL296/91 e seg. URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

Como estamos (estaremos)? Núcleos e profissionais…   Núcleo de Serviço de Medicina Física e Reabilitação   Núcleo de Nutrição   Núcleo de Serviço Social   Núcleo de Saúde Oral Núcleo de psicologia Núcleo de Pediatria URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

Dispersão pelo ACeS - edifícios Onde estamos ? Dispersão pelo ACeS - edifícios Vale Formoso S. Roque Barão Nova Sintra Estamos dispersos pelos 7 edifícios do ACeS de forma heterogénia Somos diferentes e cada grupo profissional tem especificidades distintas Há dinâmicas diferentes estabelecidas nas diferentes unidades e edifícios Covelo Ilhéu Stos Pousada Azevedo URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

Núcleo de Serviço de Medicina Física e Reabilitação ? Centralizado em BNS ECCI – art. UCCs S. Roque Vale Formoso Barão Nova Sintra Sendo único  no ACeS equaciona-se a melhor forma de servir todo o ACeS.   A existência de material e equipamento obriga a que os utentes se desloquem a Barão de Nova Sintra. Há ainda articulação com UCC especificamente no apoio à ECCI Ilhéu Covelo Azevedo Stos Pousada URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

Campanhã Vigilância nas escolas Cheque dentista – art. USP Núcleo de Saúde Oral? Campanhã Vigilância nas escolas Cheque dentista – art. USP S. Roque Vale Formoso Barão Nova Sintra Dois profissionais com carreiras distintas e tarefas igualmente diferentes:   A cadeira e equipamento existente obriga a que os utentes se desloquem à US Campanhã para vigilância e tratamento O trabalho do cheque dentista e articulação com as escolas na promoção da saúde oral e prevenção de doença oral são efectuados pela Higienista oral. Equaciona-se no momento a melhor forma de servir o ACeS Ilhéu Covelo Stos Pousada Azevedo URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

Núcleo de Nutrição? 4 gabinetes para Consulta de Nutrição – art. USF e USCP PASSE por 3 nutricionistas – art. USP COSI por 2 nutricionistas – art. USP Vale Formoso S. Roque Barão Nova Sintra todas as USF e USCP do ACeS contam com a colaboração de nutricionistas para consulta de nutrição. O equipamento obriga a que se tenham criado 4 gabinetes e os utentes das diferentes unidades são referenciados ao gabinete mais próximo:   Unidades do Covelo e USF Faria Guimarães - Gabinete do Covelo Unidades de Vale Formoso - gabinete de Vale Formoso Unidades de Campanhã, S. Roque e Azevedo - Gabinete de Campanhã Unidades de Barão Nova Sintra, Stos Pousada e USF Porto Centro - Gabinete de Stos Pousada Parte da vertente de promoção da saúde é feita em articulação com a USP, no que diz respeito a programas regionais ou internacionais relacionados com alimentação e nutrição - PASSE e COSI e todo o ACeS tem acesso, dividido em 3 áreas geográficas: Escolas da área de influência do Covelo e Vale Formoso - NN Vale Formoso Escolas da área de Influência de Campanhã - NN Campanhã Escolas da área de influência do Bonfim - NN Bonfim Covelo Ilhéu Stos Pousada Azevedo URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

Núcleo de Nutrição? Consulta de Nutrição ECCI – art. UCC Formação e consultoria - 3 nutricionistas para todas as unidades Vale Formoso S. Roque Barão Nova Sintra A articulação com a UCC é feita entre outros projectos para apoio às ECCI existentes _ Vale Formoso e Campanhã   A consultoria técnica com estudos e emissões de parecer técnico é efectuada pelo Núcleo de Nutrição que se reune em Vale Formoso contando com 3 nutricionistas (Vale Formoso, Campanhã e Bonfim) A Formação e comunicação na área da alimentação e nutrição é preparada pelo NN e aplicada no ACeS por 3 nutricionistas segundo área geográfica seguinte: Àrea de influência de Covelo e Vale Formoso - NN Vale Formoso Área de influência de Campanhã - NN Campanhã Área de Influência de Bonfim - NN Bonfim Ilhéu Covelo Stos Pousada Azevedo URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

Núcleo de Pediatria ? Consulta Vale Formoso S. Roque Barão Nova Sintra Covelo Ilhéu Stos Pousada Azevedo URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

Consulta de psicologia – art. USF e UCSP Núcleo de Psicologia ? Consulta de psicologia – art. USF e UCSP Vale Formoso S. Roque Barão Nova Sintra Covelo Ilhéu Stos Pousada Azevedo URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

Núcleo de Serviço Social ? Gabinete Cidadão – art. DE Serviço referenciação – art. USF, UCSP, UCC e parceiros da comunidade Vale Formoso S. Roque Barão Nova Sintra Covelo Ilhéu Stos Pousada Azevedo URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

Aces, URAP e restantes UF… Para onde queremos ir ??? Aces, URAP e restantes UF… USF Faria Guimarães USF Porto Centro Direcção DE e CC Núcleo de Serviço de Medicina física e Reabilitação Núcleo de Serviço Social UCSP 1 Vale Formoso UCSP 2 Vale Formoso UAG UCSP Barão Nova Sintra UCSP Stos Pousada Como vamos concretizar na prática esta unidade funcional, incorporando o que cada grupo profissional tem feito para melhorar a missão do ACeS ? Será uma questão a estudar internamente no curto prazo. Este é um momento de estudo, análise reflexão e construção UCSP Covelo Núcleo de psicologia Núcleo de Nutrição UCSP S. Roque UCSP Azevedo UCSP Ilhéu GC USP UCC Paranhos Núcleo de Pediatria Núcleo de Saúde Oral ? UCC Campanhã URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

Vale Formoso – piso 4 www.urappor@gmail.com Contactos da URAP: Vale Formoso – piso 4 www.urappor@gmail.com http://urapportooriental.wordpress.com/ Obrigada URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?