Projeto Banco do Povo Proposta do Governo Municipal;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A força da economia solidária
Advertisements

Mapa de Produção do Conjunto Palmeira 2009
CULTURA CREDIFÁCIL CULTURA FIXO/GIRO
Apresentação Criada em 2002 e autorizada a funcionar pelo Banco Central em 2003, entrou em operação em É uma sociedade anônima de economia mista.
23/03/2017 CRÉDITO PARA O TURISMO Janeiro
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
SEMINÁRIO BRASIL SEM MISÉRIA INCLUSÃO PRODUTIVA URBANA
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA FÓRUM DE DIÁLOGOS BRASIL-ESPANHA 10 de novembro de 2005.
Conceito O Fome Zero é uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada, priorizando as pessoas.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CONTRIBUIÇÃO EMANCIPATÓRIA PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
Programa Bolsa Família
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
QUALIFICAÇÃO DE ONG COMO OSCIP
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Ministério da Educação
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
INCLUSÃO PRODUTIVA URBANA
Banco do Povo Paulista Maio, 2010.
Comitê Temático Investimento e Financiamento
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
A Secretaria Estadual do Trabalho, foi criada pela lei em 11 de novembro de 2003, com o objetivo de implantar Políticas Públicas de qualificação.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
DISCIPLINA: Constituição de novos empreendimentos Aula 5 – II PARTE Assunto: O Plano de Negócios segundo o modelo do SEBRAE Prof Ms Keilla Lopes Mestre.
LINHAS DE CRÉDITO – Para apoio a Processos DRS Urbanos
CONTRIBUIÇÃO PARA SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
Cidadania e profissionalidade CP5 DR3
Apresentação  Criada em 2002 e autorizada a funcionar pelo Banco Central em 2003, entrou em operação em É uma sociedade anônima de economia mista.
PRONATEC: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
CONCLUSÕES COOPERATIVAS CORRESPON- DENTES NO PAÍS CORRESPON- DENTES NO PAÍS MICROCRÉDITO MICROFINANÇAS INTRODUÇÃO 1 Realidade atual e tendências das microfinanças.
CT Investimento e Financiamento Brasília, 06 de abril 2011.
PRODUTOS COMERCIO/SERVIÇO
II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Correspondentes no Brasil Desempenho social & Avaliação de Resultados.
Programa Primeiro Emprego
GRUPOS AGÊNCIAS DE FOMENTOS Conquistas: Processo histórico de maior participação dos trabalhadores (as); Aumento de parcerias com o poder público; Ampliação.
TransFormação: Habilidades para Produtividade
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
CURSO GESTÃO DE CONVÊNIOS. PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO 1.QUADRO RESUMO DO PROJETO A)ENTIDADE B)PROPOSTA C)PLANO DE FINANCIAMENTO D)DOCUMENTAÇÃO.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EVERALDO COLODETTI Secretário Municipal de Desenvolvimento Equipe Técnica – Departamento de Economia Solidária.
II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
I n s t i t u c i o n a l Fundação: agosto de 1997 pela Prefeitura de Juiz de Fora/MG, associada a mais 12 empresas privadas montando um aporte de R$
1º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM PNAFM Ministério da Fazenda e Municípios.
30 de junho de PLANO BRASIL SEM MISÉRIA  Instituído pelo Decreto nº 7.492, de 02/06/2011  Destaques: art. 1º - Fica instituído o Plano Brasil.
CONASEMS ANTONIO CARLOS NARDI A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE – AS EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS BRASILEIRAS A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE.
O que é uma Cooperativa ? Sociedade civil e comercial, sem fins lucrativos (LTDA), composta por no mínimo 20 pessoas; Sociedade de pessoas com forma.
BluSol CRÉDITO SIMPLES
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
FINANÇAS SOLIDÁRIAS: Una Bandera Prioritária. Qual o “Problema”? - O Sistema Financeiro não é Solidário - Lógica privada: Mercado e Lucro - “Bancarização”
Secretaria Municipal de Planejamento Governamental e Orçamento Secretária Geral Diretoria de Planejamento e Orçamento Gerência de Convênios Gerência de.
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA.
Economia Solidária: Outra economia acontece
Mudanças climáticas, Pobreza e Desiguladades: fortalecendo a participação social no apoio a populações atingidas em desastres climáticos. Seminário Proposta.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
O BNDES Macapá - AP 04 de dezembro de Quem somos Fundado em 20 de Junho de 1952 Empresa pública de propriedade integral da União Instrumento chave.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
UNIVERSALIZAÇÃO DA BANDA LARGA E OS PROVEDORES REGIONAIS – ERICH RODRIGUES.
Uma rede de parceiros, de projetos e de ações.. Organização social, sem fins lucrativos, criada em 2002 NOSSA MISSÃO Promover a cidadania constituindo.
Transcrição da apresentação:

Projeto Banco do Povo Proposta do Governo Municipal; Objetivando criar uma Instituição de Microcrédito: Sem fins lucrativos; Autônoma; Sustentável; Transparente; Centrada na comunidade local; Com a participação de outras instituições do Município de Itabuna.

Constituição Jurídica Associação Civil, pessoa jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, na forma de Organização Não Governamental - ONG; Qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Publico – OSCIP, em 29 de julho de 2003, nos termos da Lei 9.790 de 23 de março de 1999.

Público Alvo Pequenos e micro negócios produtivos de bens e serviços, formais e informais; Cooperativas e associações de trabalho e produção;

Produtos Capital de Giro: Compra de mercadorias; Matérias primas, etc. Capital Fixo: Máquinas novas ou usadas; Melhoria e ampliação das instalações; Conserto de equipamentos.

Empréstimos

Contratos Assinados Contratou: 4.000 Contrato Médio: R$ 970,00

Abrangência dos Créditos Atendeu 56 bairros do município de Itabuna, além de atender o bairro do Salobrinho no município de Ilhéus e 3 bairros do município de Buerarema.

Abrangência dos Créditos Atendeu 86 diferentes tipos de empreendimentos, entre eles: comércio de roupas, alimentos, bebidas, doces, carnes; produção de calçados, roupas, chocolates, polpas de frutas; prestação de serviços de tratamento de beleza, reparo de calçados, conserto de bicicletas, etc.

Para quem destinou-se o Crédito?

Para quem destinou-se o Crédito?

Para quem destinou-se o Crédito?

Impacto dos Empréstimos Cada 10 empreendimentos atendidos pelo Banco do Povo mantém... 17 pessoas ocupadas

Impacto dos Empréstimos O Banco do Povo atendeu 1.420 pequenos empreendedores... ...beneficiando direta ou indiretamente 5.112 pessoas, contribuindo para a formação da renda destas famílias.

Áreas de Pobreza Acentuada ou Extrema Pobreza Atendidas pelo Banco do Povo Fonte: Trevisan, Salvador D. P. Itabuna, BA, 2002: O Mapa dos Excluídos. PMI – SEC, 2002

O Banco do crédito orientado Durante a vigência do crédito,  o Banco do Povo acompanha o empreendimento, com orientações técnicas (gestão, comercialização, finanças) que possibilitam uma melhor aplicação do recurso.

O Banco do crédito orientado A Instituição, em parceria com a UESC / Departamento de Economia e o SEBRAE ofereceu alguns cursos.

Educação Financeira

Orientação ao Crédito

11% dos clientes da Instituição são idosos. O Banco do Cidadão... O Banco do Povo tem atendido pessoas de diferentes idades, valorizando a experiência que cada empreendedor acumulou ao longo dos anos de trabalho na economia popular. 11% dos clientes da Instituição são idosos.

13,8% dos clientes da Instituição recebem o bolsa família. O Banco do Cidadão... O Ministério do Trabalho reconheceu o microcrédito como uma porta de saída do programa Bolsa Família. 13,8% dos clientes da Instituição recebem o bolsa família.

O Banco do Cidadão... Atendendo, na sua maioria, as comunidades mais pobres da cidade, a Instituição fez com que 33% dos créditos fossem destinados a pessoas não alfabetizadas ou que fizeram até a 4ª série do primário...

O Banco do Cidadão... ... e que 80% dos créditos fossem destinados a pessoas de cor preta e parda.

Para muitos o Banco do Povo foi a primeira experiência creditícia. O Banco do Cidadão... Parte dos clientes não tem, nem nunca tiveram conta em banco, outros, fizeram pela primeira vez, junto a Receita Federal, o CPF. Para muitos o Banco do Povo foi a primeira experiência creditícia.

O ANO DE 2009 A parceria com o MTE; Atender Itajuípe e Itapé; Testar experiência de banco comunitário

Desafios e Metas Ampliar as fontes de captação de recursos; Inserção da população que se encontra abaixo da linha de pobreza; Ampliar a área geográfica de atendimento; Desenvolver novos produtos e serviços.

Obrigado!