Adriana Josefa F Chaves ( 10/04/1934 – 27/02/2010 ) A árvore preferida da Profa Adriana era o ipê-amarelo cuja flor é o símbolo do Brasil. Antes de todas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fábrica de Software na UFMS Câmpus de Ponta Porã
Advertisements

Trabalho realizado por:
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Country Club de Nova Friburgo - RJ
MOMENTO DE REFLEXÃO.
Corpo Docente As qualificações dos docentes são satisfatórias? Avaliação Externa: A Sim.
O curso A Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades e aplicações da matéria, suas transformações, e a energia e mudanças energéticas.
Projeto de Desenvolvimento, Manutenção e Suporte Tecnológico do Labime
COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO
Explorar e Investigar para Aprender Matemática Através da Modelagem Matemática William Kfouri Professor do Ensino Médio e Superior e aluno do programa.
EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO SOCIALIZANDO CONHECIMENTOS OBJETIVO GERAL
Língua Portuguesa Nome : ______________________________________
Tecnologias aplicadas à educação
IDENTIDADE VIRTUAL.
* Programa Integrado para a Infância * Expansão no sistema de atendimento de creches * Creche o dia todo * Programa Alfabetização na Idade Certa * Construção.
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Avaliação Educacional
PROJETO PLANTAR E SEMEAR
Lenda do Guaraná.
Construindo o futuro do seu filho!
Autonomia dos Conselhos de Educação e o sucesso da escola II Encontro Estadual de Conselhos de Educação do Estado do Pará 2013.
Alunos do Externato Passos Manuel
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Eu morava numa floresta e entre as árvores que estavam ao meu redor, era eu a mais bela.
Prof. Dr. Franclin Nascimento Goiânia/GO, 09 de novembro de 2012
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Projeto n°: 8723 Título: 80 anos da Estação Meteorológica do IAG-USP Unidade: IAG-USP Autores: Prof. Dr. Ricardo de Camargo, Lucas C. N. de Almeida, Samantha.
Sejam bem-vindos! NEPP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Pedro Chaves de Souza O LICENCIANDO PLENO EM MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Marabá.
Aplicação do método experimental
Relato de Experiência Profª Msc. Regina Marieta Teixeira Chagas.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
UFU Universidade Federal de Uberlândia "Compromisso com o ensino público, gratuito e de qualidade"
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
O Meio Ambiente e o Agente Administrativo Educacional – Apoio.
Política Educacional Brasileira
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
INTEMPERISMO (CONTINUAÇÃO - Capítulo 7)
Os quatro pilares da educação.
Profª. Ivna Herbênia Souza
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Diretoria de Tecnologias Aplicadas à Educação – DTAE/STE/SEEMG Núcleo de Tecnologia Educacional da SRE Pacto pelo Fortalecimento REM/Ensino Médio “Os Tablets.
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
Atividades à distância
ESCOLA TÉCNICA EM SAÚDE MARIA MOREIRA DA ROCHA
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Portfólio.
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA – plano de aula 1
Questionário do Estudante Enade
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
Diretoria de Gestão de Educação a Distancia - DEAD
O papel do Estagio na Formação de Professores
INTRODUÇÃO Reconhecendo a relevância de atividades práticas para uma melhor aprendizagem de conteúdo, principalmente referente ao ensino de ciências, o.
Agrupamento de Escolas
Concepções em Educação Matemática
Morre sem perceber, quem não desperta as fantasias e não tenta descobrir o outro lado das estrelas...
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
Bem vindos!!!!.
CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NO BRASIL A produção de conhecimento pertinente a área da Psicologia iniciou-se no Brasil logo após o descobrimento, precisamente.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Apresentação O desafio de contribuir para aperfeiçoar o fazer pedagógico dos professores de Ciências para atuarem no ensino fundamental e médio, nesse.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
SOBRE COMO O ALUNO APRENDE Profa. Maria Carmozi de Souza Gomes PROGRAD
III Congresso de Formação de Professores XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores Águas de Lindóia/SP CENEPP: uma história.
PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO.
Transcrição da apresentação:

Adriana Josefa F Chaves ( 10/04/1934 – 27/02/2010 ) A árvore preferida da Profa Adriana era o ipê-amarelo cuja flor é o símbolo do Brasil. Antes de todas as árvores, em agosto, por meio da magnífica florada ele anuncia a chegada da primavera.

Os frutos do ipê amadurecem entre setembro e outubro e depois que as favas se abrem, a dispersão das sementes é feita pelo vento. O sucesso da germinação das sementes é de quase 100%. Esperamos que à semelhança do ipê, as ações do NEPP germinem e cresçam em cada Unidade ou câmpus experimental dentro das salas de aula anunciando uma nova primavera para a vida humana. Como a Profa Adriana própria afirmava, apesar das diferentes áreas de atuação dos professores da Unesp em diferentes cursos de graduação “O que nos une é a prática pedagógica”.

Foto: Leandro Barcellos “Um Ipê Amarelo foi cortado e seu tronco foi transformado em um poste. Após o poste ser fincado na rua, foram instalados os fios da rede elétrica. Eis que a árvore se rebela e resolve não morrer. Mas a reação foi pacífica, bela e cheia de amor. Rebrotou e encheu-se de flores.” “Nós professores, estamos inseridos em um dos processos vitais para a humanidade: a educação.” Profª Adriana J.F. Chaves. A exemplo do ipê da foto ao lado, nós professores devemos resistir e lutar pela valorização das atividades de ensino que, de fato, é o que fundamenta a qualidade da investigação cientifica e da extensão na Universidade. Veja um vídeo No dia 29 de março de 2010 um ipê-amarelo, uma homenagem do NEPP-Polo de Botucatu, foi plantada no câmpus de Bauru, onde a Profa Adriana era docente na Faculdade de Ciências.