METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
ARTIGO CIENTÍFICO OU ACADÊMICO
Prof° Christian Valério
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Metodologia de Pesquisa
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
TCC: Monografia e/ou Artigo
CONCEITOS ELEMENTARES
Metodologia Científica
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Professora: Marialice de Moraes, Dra.
José Ricardo Azambuja Andréia Ibarra Bandeira
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Universidade Federal do Amapá
AULA 2: Pesquisa Científica
Profa. Dra. Renata Medici
Profª. Cejana M. Borges Fonte: Profª. Dra Adriana Leonidas
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Prof.ª Camila Belarmino
Metodologia para Elaboração de Problema.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA X ESTÁGIO INICIAÇÃO CIENTÍFICA E ESTÁGIO!
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA PROFESSOR: GIVALDO ROCHA NIELLA
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Orientações para a elaboração do anteprojeto de monografia
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
Pesquisa Científica – Partes constituintes
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Apresentação da estrutura Escolha e delimitação do tema Objetivos
Metodologia da Pesquisa Científica
Elaboração de relatório
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PROFESSORA: ANDRÉA ALVES de ABREU.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
PESQUISA EM GEOGRAFIA Prof. NÉCIO TURRA NETO.
Triangulação de métodos
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
Trabalho de Conclusão de Curso
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Universidade Castelo Branco
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Metodologia da Pesquisa
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
Estrutura do projeto de monografia
Estágio Básico I Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche-Rossow.
Trabalho de Conclusão de Curso
Universidade Federal de Alagoas
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
REFERENCIAL TEÓRICO -TEXTO CIENTÍFICO -PASSOS: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO; ORDENAÇÃO E LEITURA PONTUAL CRONOLÓGICA. -DEFINIÇÃO DOS CAPÍTULOS -ELABORAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL. UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO. ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS. PROF. ANDRÉA ABREU, MÁRCIO BONFIM E RITA BORGES.

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL. DISCIPLINA QUE FUNDAMENTA TEORICAMENTE AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS AO LONGO DOS CURSOS.

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL. PRÁTICAS INVESTIGATIVAS: disciplinas ao longo dos cursos com atividades realizadas em grupos a fim de solucionar um problema de ordem prática.

Metodologia do Trabalho Científico e Profissional: ementa. A ciência e o conhecimento humano, suas bases históricas, cientificas e profissionais. O método científico e sua aplicabilidade nas práticas investigativas.

Metodologia do Trabalho Científico e Profissional: ementa. O âmbito do trabalho em comunicação social, direito e serviço social como gerador do problema de pesquisa: a compreensão da realidade à luz da literatura e a proposição de solução.

OBJETIVO: Habilitar o aluno para a leitura e produção dos textos acadêmicos e capacitá-lo a reconhecer no ambiente de ordem profissional um problema que desencadeie tanto a pesquisa científica quanto aquela que pretende resolver uma questão de ordem prática no âmbito do mundo do trabalho nas ciências sociais.

Unidade I: Ciência e Conhecimento. A importância do conhecer; O objeto da ciência; O desenvolvimento histórico do conhecimento cientifico; A ciência e a atividade profissional.

UNIDADE II: O Método Cientifico. Métodos de estudo; Objeto de pesquisa; Metodologia: o modelo de estudo, universo e amostra, coleta de dados, análise e discussão dos resultados.

UNIDADE II: O Método Cientifico. Escolha do problema: abordagem acadêmica e profissional; Uso das bibliotecas real e virtual; Redação científica; Normas de apresentação.

UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez. Ação Reflexão Ação

UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez.

Primeira etapa: observação da realidade. UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez. Primeira etapa: observação da realidade. Por exemplo: ocupação do tempo livre das crianças em comunidades carentes.

Segunda etapa: elaboração dos pontos-chave. UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez. Segunda etapa: elaboração dos pontos-chave. A forma como as crianças ocupam seus tempos livres é benéfica ou maléfica? A comunidade se ocupa com essa questão?

UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez. O que a comunidade tem feito para ocupar o tempo livre das crianças?

UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez. Terceira etapa: teorização: levantamento bibliográfico; leitura, esquema e resumo dos textos. Para o nosso exemplo caberia uma revisão bibliográfica sobre vulnerabilidade social.

UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez. A quarta etapa: elaboração das hipóteses de solução. O que precisa acontecer para que o problema seja solucionado? Podemos solucioná-lo nesse momento? Podemos contribuir de alguma forma?

UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez. A quinta etapa: aplicação à realidade: elaboração de vídeos, projetos de campanhas, campanhas, cartilhas, folhetos e que tais.

UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez. Para o nosso caso, caberia a elaboração de um vídeo registrando a vulnerabilidade social a que estão submetidas as crianças ociosas de comunidades carentes.

METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA. Proposição de uma questão de ordem prática no âmbito das ciências sociais produzindo um relatório e um produto que deverá intervir na realidade.

METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA. Estrutura do relatório: Introdução: apresentando e contextualizando o problema; Revisão bibliográfica: fundamentando teoricamente o problema;

METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA. Materiais e métodos: descrevendo os materiais utilizados para a investigação e o tratamento dado a esses materiais;

METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA. Resultados e discussão: apresentando os resultados obtidos e fundamentados à luz da literatura revisada.

METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA. Conclusão com a geração de um produto capaz de intervir na realidade, por exemplo: cartilhas, vídeos, cartazes explicativos e que tais.

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL. BOM DESCANSO!