MANEIRISMO Paralelamente ao renascimento clássico, desenvolve-se em Roma, do ano de 1520 até por volta de 1610, um movimento artístico afastado conscientemente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Arte Barroca O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente,
O Barroco Barroco é um termo há muito utilizado para designar o período que vai de 1600 a 1750, refletindo a religiosidade européia. INTRODUÇÃO No final.
Barroco.
Barroco europeu..
Barroco Flamengo.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Romantismo.
BARROCO s.
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
História da Cultura e das Artes A cultura do palco: As artes barrocas
Esse termo era usado para caracterizar ornamentos excessivos.
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
A Arte no Mundo Ocidental Pré- História
BARROCO.
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Valorização do Homem (Humanismo) e Natureza
Expressionismo Van Gogh – Noite Estrelada
Aspectos do Renascimento cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Tintoretto.
Portugal, Espanha, Holanda
Florença, Galleria degli Uffizi
Colégio Notre Dame Disciplina: Arte Professora : Débora
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO LIMA DE FREITAS
Reviver os ideais da cultura greco-romana
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
A arte e a mentalidade barrocas
ARTE BARROCA Escultura.
ARTE BARROCA.
RENASCIMENTO.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
Escola Estadual Professora Maria Audenir de Carvalho. Arte
Prof. Elane Albuquerque
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Renascimento ou Renascença Prof. Fábio Mesquita. Tempo: aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII; Período marcado por transformações.
A Arte Renascentista A PINTURA.
RENASCIMENTO Profª Patricia.
Leonardo da Vinci.
Renascimento Séculos XIII / XIV
Henri Matisse 31/12/1869 – 03/11/1954.
Da GRÉCIA ANTIGA B1.
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
Renascimento nas artes: Desenvolvimento cultural na Idade Moderna
Neoclassicismo e Romantismo
Arturo Elena foi influenciado por: Velázquez, el Greco, Rafael Mengs, René Gruau e Stefano Canulli.
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
História da arte: breves considerações
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
O BARROCO.
SÉC. XV RENASCIMENTO. CARACTERÍSTICAS  A redescoberta da arte grega e romana, o estudo científico do corpo humano e a intenção em reproduzir com realismo.
Barroco.
Transcrição da apresentação:

MANEIRISMO Paralelamente ao renascimento clássico, desenvolve-se em Roma, do ano de 1520 até por volta de 1610, um movimento artístico afastado conscientemente do modelo da antiguidade clássica: o maneirismo (maniera, em italiano, significa maneira). Uma evidente tendência para a estilização exagerada e um capricho nos detalhes começa a ser sua marca.

PINTURA É na pintura que o espírito maneirista se manifesta em primeiro lugar. São os pintores da segunda década do século XV que, afastados dos cânones renascentistas, criam esse novo estilo, procurando deformar uma realidade que já não os satisfaz e tentando revalorizar a arte pela própria arte.  Principais características : · Composição em que uma multidão de figuras se comprime em espaços arquitetônicos reduzidos. O resultado é a formação de planos paralelos, completamente irreais, e uma atmosfera de tensão permanente. · Nos corpos, as formas esguias e alongadas substituem os membros bem-torneados do renascimento. Os músculos fazem agora contorções absolutamente impróprias para os seres humanos. · Rostos melancólicos e misteriosos surgem entre as vestes, de um drapeado minucioso e cores brilhantes. · A luz se detém sobre objetos e figuras, produzindo sombras inadmissíveis.  · Os verdadeiros protagonistas do quadro já não se posicionam no centro da perspectiva, mas em algum ponto da arquitetura, onde o olho atento deve, não sem certa dificuldade, encontrá-lo. 

EL GRECO ROSSO FIORENTINO TINTORETTO ARCIMBOLDO Avançar É o principal representante italiano do Maneirismo e sua obra é marcada por sua intensa dramaticidade alcançada pela utilização de pontos de vista inesperados e perspectivas espantosas, por contrastes intensos de escala e efeitos brilhantes de luz e cor. Algumas obras: A última ceia A anunciação Além de usar com frequência frutas e legumes para criar seus quadros, ele também era conhecido por usar vasos panelas e até ferramentas para criar suas imagens misteriosas. Ele só ficou popular quando os surrealistas o reconheceram como colega artista. Algumas obras: Eva com a maçã O fogo Verão Alguns maneiristas eram igualmente excêntricos em sua vidas privadas.Rosso Fiorentino, que morava com um macaco, desenterrava cadáveres pois o processo de decomposição o fascinava. Algumas obras: Moisés e as filhas de Jethro A descida da cruz Muitos dos quadros intensamente emocionais de El Greco, refletem uma atmosfera de fanatismo religioso, pois nesta época de Contra-Reforma e inquisição mantinham a Espanha num estado de furor religioso. Algumas obras: Laoconte Ressurreição Pietá Avançar

Voltar Laoconte – El Greco

Voltar Ressurreição – El Greco

Voltar Pietá – El Greco

Moisés e as filhas de Jethro – Jacopo Rosso fiorentino. Voltar

A descida da cruz – Jacopo Rosso Fiorentino Voltar

Tintoretto – A última ceia Voltar

A anunciação - Tintoretto Voltar O anjo Gabriel, acompanhado por inúmeros querubins, precipita-se violentamente ao encontro da virgem estarrecida. A virgem está numa casa de esplendor decadente e está trajando roupas simples. Do lado de fora, José trabalha na carpintaria ignorando o que ocorre dentro da casa. A anunciação - Tintoretto Voltar

VOLTAR

VOLTAR

Verão - Arcimboldo VOLTAR

ESCULTURA A composição típica desse estilo apresenta um grupo de figuras dispostas umas sobre as outras, num equilíbrio aparentemente frágil. As figuras são unidas por contorções extremadas e exagerado alongamento dos músculos. O modo de enlaçar as figuras, atribuindo-lhes uma infinidade de posturas impossíveis, permite que elas compartilhem a reduzida base que têm como cenário, isso sempre respeitando a composição geral da peça e a graciosidade de todo o conjunto. Formas caprichosas, as proporções estranhas, as superposições de planos, ou ainda o exagero nos detalhes, elementos que criam essa atmosfera de tensão tão característica do espírito maneirista. GIAMBOLOGNA, (1529-1608), De origem flamenga, Giambologna deu seus primeiros passos como escultor na oficina do francês Jacques Dubroecq. Poucos anos depois mudou-se para Roma, onde se supõe que teria colaborado com Michelangelo em muitas de suas obras.  Estabeleceu-se finalmente em Florença, na corte dos Medici. O Rapto das Sabinas, Mercúrio, Baco e Hércules estão entre as obras mais importantes desse período.  Participou também de um concurso na cidade de Bolonha, para o qual realizou uma de suas mais célebres esculturas, A Fonte de Netuno. Trabalhou com igual maestria a pedra calcária e o mármore e foi grande conhecedor da técnica de despejar os metais, como demonstram suas esculturas de bronze. Giambologna está para o maneirismo como Michelangelo está para o renascimento.

Fonte de Netuno - Gianbologna Voltar

O rapto das Sabinas -Giambologna Voltar

Mercúrio - Giambologna Voltar

Baco - Giambologna Voltar

Hércules - Giambologna Voltar