TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E ESTADO Aleksander Juzwiak Carolina Carvalhal Emilio Bonduki Raymundo Neto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas de Informações Gerenciais
Advertisements

Ana Carolina M. Nogueira Bruno Anderson
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
ERP (Enterprise Resource Planning)
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Unidade 06: O mecanismo de Pedir Grupo 08I
Sistemas de Apoio às Operações
3. Sistemas de Informação e a Produção
Sistema ERP.
Sistemas de Informação
LOGÍSTICA Grupo 97..
28 de Agosto – 6a Aula A Internet e a Logística Internáutica,
U07 Grupo 19V.
As decisões estratégicas da Logística
ERP – CRM - BI.
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Sistemas ERP: Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais) Prof. Claudio Benossi.
Prefeitura de Santo André
Profª: Adriana Vettorazzo
ERP - Enterprise Resource Planning
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS

ERP Enterprise Source Planning
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Gestão de estoques 1) Quais são os elementos da gestão de logística ao longo, médio e curto prazo? A longo prazo – plano de negocio, plano de produto e.
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO FEQ- UNICAMP
SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO EMPRESARIAL ERP
Grupo 19X. Cadeia de Logística integrada: - Logística de Suprimento - Logística de Produção - Logística de Distribuição.
Menu O Mercado Agines Network Visão geral Módulos Benefícios Suporte
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
Sistemas de Informação da Qualidade ERP Enterprise Resources Planning Uma abordagem objetiva.
Gildo de Almeida Leonel
Profª: Adriana Vettorazzo
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
FATORES DE COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL
OBJETIVOS DE ESTUDO Demonstrar como os sistemas integrados ajudam a conquistar a excelência operacional ao integrar e coordenar diversas funções e processos.
Gestão da Tecnologia da Informação
Profª: Adriana Vettorazzo
Sistemas de Informação
Alunos: Adelaide Amorim Daniel Oliveira Fillipe Janiques Rafael Figueiredo.
Sistemas integrados Em todo o planeta as empresas estão se tornando cada vez mais conectadas, tanto internamente quanto com outras empresas. Quando você.
Foco Atual da Logística Empresarial
Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Empresarial
Iniciando na logística empresarial
Os paradigmas do uso da informática nas empresas década de 50: mainframe Um grande computador centralizado, ao qual os usuários se dirigem (fisicamente)
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Equipe Prof. Henrique Freitas
Prof. Angela Tissi Tracierra TEORIAS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Marcos Saraiva Sistema de INFORMAÇÃO Marcos Saraiva
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Gildo de Almeida Leonel.
“ GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS”
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA WEB
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Sistemas de Informações Gerenciais
Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas
Administração de Materiais
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Enterprise Resource Planning O Enterprise Resource Planning (ERP) é um conjunto de programas integrados. O objectivo do ERP é a introdução única da informação,
Prof. João Carlos Gabriel
Sistemas de Informação
1 ERP Enterprise Resource Planning. 2 ERP Com o avanço da TI as empresas passaram a utilizar sistemas computacionais para suportar suas atividades. Em.
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
8.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Excelência Operacional e Intimidade com o Cliente: Aplicativos Integrados.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia de Suprimentos EAD 667 (1º Semestre 2016) Aula Nº6 Professor.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 5. SIG Produção, Operação e Logística Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
ERP Enterprise Resource Planning Fontes: Ed Summers (UT / Austin) Shankarnarayanan (Bann - India) Whatis.com SAP Prof. Fabio Gallo Garcia.
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E ESTADO Aleksander Juzwiak Carolina Carvalhal Emilio Bonduki Raymundo Neto

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO EMPRESARIAL (SIGE OU SIG) - ENTERPRISE RESOURCE PLANNING (ERP) Plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios Integração : funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, etc) sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc). Vantagens de implementação Reduzir custos Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma Otimizar o processo de tomada de decisão Aumentar a confiabilidade dos dados Incorporação de melhores práticas (codificadas no ERP) aos processos internos da empresa Reduzir o tempo dos processos gerenciais Desvantagens de implementação Altos custos que muitas vezes não comprovam a relação custo/benefício; Dependência do fornecedor do pacote Torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior, por exemplo: Aumento da carga de trabalho dos servidores da empresa e extrema dependência dos mesmos;

SoftwareLicençaPlataformasIdiomas disponíveis CIGAMProprietáriaWindowsPortuguês CompiereGPLMultiplataformaInglês ERP5GPLWindowsInglês FreedomERPGPLMultiplataformaPortuguês LINIE SISTEMAS-PrProprietáriaWindowsPortuguês LINIE SISTEMAS-ScProprietáriaWindowsPortuguês LINIE SISTEMAS-RsProprietáriaWindowsPortuguês Microsoft DynamicsProprietáriaMultiplataformaInglês NewAgeProprietáriaMultiplataformaInglês, Espanhol e Chinês OpenbravoGPLMultiplataformaInglês OpenERPGPLMultiplataformaInglês ProtheusProprietáriaMultiplataformaPortuguês e Inglês SAP ERPProprietáriaMultiplataforma / WebInglês SpressProprietáriaMultiplataformaPortuguês StoqGPLMultiplataformaPortuguês, Inglês e espanhol VilesoftProprietáriaMultiplataformaPortuguês WebERPGPLMultiplataforma / WebInglês L ISTA DE SOFTWARES ERP

Idealmente, a vantagem de um sistema ERP é a habilidade de necessitar a entrada de informações uma única vez. Por exemplo, um representante de vendas grava um pedido de compra no sistema ERP da empresa. Quando a fábrica começa a processar a ordem, o faturamento e a expedição podem checar o status da ordem de produção e estimar a data de embarque. O estoque pode checar se a ordem pode ser suprida pelo saldo e podem então notificar a produção com uma ordem que apenas complemente a quantidade de itens requisitados. Uma vez expedida, a informação vai direto a relatório de vendas para gerenciamento superior. E XEMPLO PRÁTICO DO ERP

C RM – CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT Capturam e integram dados do cliente proveniente de toda a organização Consolidam e analisam esses dados Distribuem os resultados para vários sistemas e pontos de contato com o cliente espalhados por toda a empresa Visão única dos clientes Melhoram as vendas e o atendimento Auxiliam a responder perguntas como: Qual é o valor ao longo do tempo de determinado cliente para a empresa? Quem são nossos clientes mais fiéis? Quem são nossos clientes mais lucrativos? O que esses clientes lucrativos esperam da empresa e querem comprar?

Pacotes: o Ferramentas de nicho que executam algumas funções o personalizar sites para clientes específicos o Aplicativos integrados de larga escala, que capturam inúmeras interações com os clientes, interligam-se a grandes aplicativos, etc. Exemplo:

CASO PERDIGÃO Objetivo de aumentar o valor agregado da rede de distribuição e o relacionamento com clientes; Plataforma my SAP CRM: dados atualizados para auxiliar os processos Novo departamento de televendas e telemarketing; ROI de 52%: redução de custos, aumento de participação de mercado e mais agilidade para solução de problemas

S UPPLY C HAIN M ANAGEMENT (SCM) Cadeia de suprimentos Gerenciamento da cadeia de suprimentos – Informações Informações imprecisas: falta de peças, capacidade ociosa de produção, estoque excessivo de produtos acabados, altos custos de transporte, etc. Informações precisas: estratégia Just-in-time altamente eficiente. Incertezas: eventos imprevisíveis  Estoque de segurança. Efeito Chicote: informação da demanda é distorcida ao longo da cadeia de suprimentos.

S UPPLY C HAIN M ANAGEMENT (SCM) Aplicações de gerenciamento da cadeia de suprimentos Sistemas de planejamento da cadeia de suprimentos; Sistemas de execução da cadeia de suprimentos. Razões e vantagens

C ASE D ELL Fundada nos anos 80 e líder no mercado de computadores pessoais; Esquema de distribuição direta; Customização em massa; Avançado grau de parceria nas terceirizações; Produção just-in-time e postponement; Merger centers; Integração virtual.